A Lapa está de luto?

Depois da ocorrência do roubo à Caixa Econômica Federal da Lapa, na tarde de segunda-feira, 15 de fevereiro, muitas pessoas se manifestaram afirmando estarem amedrontadas com tamanha violência no município. Também disseram estar de luto, devido à ocorrência do fato e ao falecimento de um inocente no confronto.

Mas, é de se questionar (com todo o respeito aos familiares de Irineu Pedro – que sofreram grande perda neste dia e que merecem, sim, a postura de luto da população): a Lapa está realmente de luto?

Infelizmente, o que se percebeu nas ruas e nas redes sociais, primeiramente, foi a sede do ser humano pela tragédia. Todos queriam o maior número de detalhes sobre o ocorrido e, muitos, infelizmente, não respeitaram o momento de dor, fotografando e filmando a vítima.

Diante de ocorrência tão grave no município, a população deveria aproveitar o episódio para refletir. Devemos, sim, nos enlutar. Primeiramente pela perda da vida de um inocente, pelo ferimento causado em um trabalhador, e pelo pânico causado aos cidadãos do município.

Mas, devemos nos enlutar, principalmente, por conta da situação da falta de segurança na Lapa. Pela falta de estrutura para atender a ocorrência, por parte da Polícia Militar. Explico: os policiais – apesar de terem pouco efetivo, se utilizarem de armamentos infinitamente inferiores dos bandidos e estarem com poucas viaturas, muitas das quais sucateadas – agiram bravamente, colocando suas vidas em risco para defender a população. Eles merecem aplausos dos lapeanos. No entanto, mais estrutura a eles seria ótimo para que os bandidos não viessem “com tanta sede ao pote” na Lapa.

A população também deveria estar de luto pela falta de estrutura para atender os feridos na ocorrência. Chegou à redação da Tribuna a informação de que a ambulância levou 20 minutos para chegar até a agência da Caixa Econômica e socorrer o segurança do banco.

Então, diante de tais fatos, a população PRECISA estar de luto, pois, definitivamente, o município não possui líderes políticos capazes de reunir forças e conseguir melhorias para a cidade. Onde estão os deputados, apoiados por lideranças locais? Onde estão os líderes políticos, que tanto prometem e pouco cumprem?

O fato é que a Lapa está cheia de políticos que só pensam em sua própria permanência no poder, em conjunturas para se beneficiarem, mas não apresentam soluções reais para a população. Quando falo isso, me refiro tanto àqueles considerados “velha guarda” como os que prometem “renovação”.

Nesta semana o Governo do Estado divulgou a nomeação de mais 2.884 policiais. Curitiba receberá para o treinamento 798 PMs e 331 bombeiros; Londrina 396 PMs e 37 BMs; Maringá 355 PMs e 37 bombeiros; Ponta Grossa 226 PMs e 37 bombeiros e Cascavel 497 PMs e 166 bombeiros. Os profissionais passarão a atuar nestas regiões. E a Lapa? Quando receberá mais efetivo? Quando receberá mais estrutura para segurança pública e também para atendimento emergencial, na saúde pública?

Fique de olho, leitor!

 

Please follow and like us: