Joacir Gonsalves fala sobre Secretaria de Desenvolvimento

Secretário Joacir contou que já está recebendo visitas de empresários, de pessoas que querem se instalar no município.

Jornal Cidade Legendária realizou entrevistas com Secretários Municipais. Confira a conversa com o vice-prefeito e Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Esporte.

A Rádio Legendária AM 960 realizou, no Jornal Cidade Legendária, apresentado das 7h às 8h, uma série de entrevistas com os Secretários Municipais da Prefeitura da Lapa. Na quinta-feira 26 de janeiro, o segundo entrevistado foi o Secretário de Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo e Esporte, e também Vice-Prefeito, Joacir Gonsalves.

Joacir já foi vereador e Prefeito da Lapa. Confira a entrevista concedida a Marina Varchaki.

Marina – Jornal Cidade Legendária: Com sua experiência administrativa e politica, e sendo vice-prefeito, o que o levou a aceitar o desafio de assumir uma Secretaria?
Joacir Gonsalves: Não era a minha intenção inicial ser Secretário da prefeitura. Na campanha tive uma conversa muito franca com o Paulo (Furiati), gostaria de ajudá-lo como vice-prefeito. Apesar de ser um cargo de agente politico, que trabalha apenas na substituição do prefeito, mas entendia e entendo que o vice poderá fazer muitas coisas para a prefeitura. Até o Paulo sugeriu que eu ficasse com ele no gabinete para atender a população, mas no decorrer do período entendeu que seria mais interessante eu assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, pelas minhas qualidades, pela minha formação profissional e pela experiência já adquirida nos anos que fui prefeito. (…)

M – JCL: Como está sendo este início de gestão?
JG: Todo início de gestão é facilitado quando acontece repasse das informações. Nós, infelizmente, não tivemos uma transição, apenas a Diretoria de Cultura que teve uma reunião verbal, sem documentação nenhuma. E eu, para iniciar os trabalhos da Secretaria, para ser bem sincero, tive que correr no dia 31 de dezembro atrás das chaves da Secretaria para que pudesse abrir no dia 2 de janeiro, início dos trabalhos. A Secretaria realmente tem problemas, estou acertando. Realmente herdei com bastante vícios e situações degradantes em termos de organização administrativa. Nós estamos fazendo primeiro um trabalho de organização de nossa equipe, que é um trabalho voltado para o funcionalismo de carreira e para as pessoas que eu contratei para exercer os cargos de diretores comissionados. O objetivo do Paulo também é economia. Nesse início da administração, já entrei com uma posição econômica para fazer com que sobre dinheiro e recursos para aplicar em outras áreas mais importantes do município.

M – JCL: E a organização de sua Secretaria, que agrega hoje também o turismo, o esporte e a cultura. Como está sendo organizado o trabalho com esses departamentos?
JG: Primeiro, gostaria de falar da cultura. A cultura nós estamos resgatando o que de bom a Lapa tem, que é a sua história, seus museus… A biblioteca da cidade achamos que está muito mal cuidada. Estamos fazendo um projeto para trazer essa biblioteca para um local mais descente, fazer um projeto mais importante, trazendo uma sala do ex-governador, ex-ministro da educação Ney Braga, para referenciar essas pessoas que fizeram muito pela Lapa. A cultura está trabalhando com exposições para o Cerco da Lapa, para o carnaval, também para os Carros Antigos. Estamos elaborando fotografias para, dentro da programação do evento de Carros Antigos, fazer uma exposição.

No esporte, estamos resgatando as construções que estavam paralisadas. Começamos a adiantar as construções da praça de esporte do Rio da Várzea, do Canoeiro e da Água Azul. Estamos recomeçando os trabalhos para entregar essas obras o quanto antes para a comunidade, faltavam detalhes. Estamos tentando elaborar alguma coisa também no Esporte, no sentido de trazer alguns benefícios, alguns torneios e algumas competições já no Cerco da Lapa para que a população comece a vivenciar o Esporte.

No Turismo temos trabalhado bastante com a busca de trazer realmente o turista para Lapa. O Márcio Assad, que todos conhecem, está no Turismo. Ele tem buscado pessoas importantes ligadas ao Estado e as fundações históricas, para que a Lapa possa ser reintegrada. Estamos pensando em fazer o dia do Monge, estamos pensando em fazer alguns dias especiais, que a Lapa tem realmente de tradição, recuperar toda essa tradição. Também iniciamos com a parceria com Quartel, a reconstrução, ou seja, a revitalização da rede ferroviária. Estamos esperando a empresa que vai fazer os trabalhos, adequando a situação de locais para os empreiteiros trabalharem, para que a gente possa também com essa revitalização da Estação Ferroviária poder trazer o Trem, que tanto o lapeano gosta e acha interessante a Lapa ter para movimentar o turismo. Fizemos palestra já com os empresários da Lapa para repassar algumas informações e algumas orientações, sugestões, para carrear o Turismo realmente diferente na cidade. No Turismo está o Márcio Assad, na Cultura a Elenita Prevedello e no Esporte o Pedro Henrique. São pessoas realmente profissionais que estamos pinçando dentro da comunidade para fazer alguma coisa para a Lapa. Minha Secretaria é pequena, foram cinco contratados para trabalhar com cargo de comissão. Já economizei neste mês de janeiro em torno de R$ 16 mil, R$ 17 mil reais em salários. Isso aí se você colocar na somatória no ano, são quase duzentos mil reais. Isso fortalece para que o Paulo aplique em situações mais emergenciais no município.

M- JCL: Quais as medidas adotadas para buscar os investimentos para trazer empresas, medidas de incentivo, também para proporcionar a renda e emprego para população?
JG: Era interessante que tivesse recebido a Secretaria e cada processo que os empresários e que as pessoas procuraram a Prefeitura a Secretaria para investir no município. Interessante que a Prefeitura tivesse uma situação atualizada, que pudesse chegar e já o primeiro empresário que me procurasse já poder numa mesa de reuniões já colocar o mapa do município, principalmente do Parque industrial, e dizer “olha, essa área pode te pertencer, se você fizer todos os requisitos necessários para implantação”.

(…) Nós estamos recebendo já visitas de empresários, de pessoas que querem se instalar. (…) Temos uma reunião marcada coma Eletrolux para o mês de fevereiro. Temos uma reunião marcada com a MD Papéis no dia 26 de fevereiro. É possível a gente começar um trabalho, mas desde que esteja organizado. E, infelizmente, a Lapa não merecia ter uma Secretaria da maneira que eu peguei, realmente desorganizada, uma secretaria que precisava ter tido maior atenção do poder público, por ser uma secretaria importante. É desenvolvimento que gera empregos e renda para o município.

 

Please follow and like us: