Diminui para 35min o tempo de espera na UPA da Lapa

Medidas adotadas a partir de janeiro geraram visíveis melhorias no atendimento.

Contratação de um terceiro médico plantonista, entre outras medidas como humanização no atendimento, ajudou a diminuir o tempo de espera na UPA.

Com o objetivo de funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e poder resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais.
A UPA Dr. Darcy Costa, na Lapa, foi inaugurada em outubro de 2012, mas em janeiro de 2017 passou por um processo de reestruturação e modernização administrativa visando oferecer à população excelência no atendimento.

Os novos conceitos adotados – baseados principalmente na humanização, flexibilização e acolhimento, estão gerando resultados já visíveis aos usuários, comprovados por modernos métodos de monitoramento. O tempo máximo de espera por atendimento, salvo fatores extraordinários, caiu para 35 minutos desde a chegada do paciente, triagem até a efetiva consulta médica. Diariamente, são feitos, em média, 200 atendimentos na UPA.

Estes números refletem a realidade no atendimento de baixo risco. Casos emergenciais – como dor torácica, abdominal, crise convulsiva, entre outros, em que haja risco eminente, são priorizados e o atendimento é imediato.

MEDIDAS ADOTADAS

Desde o inicio deste ano, a Prefeitura Municipal trabalha em várias ações articuladas, que resultaram nas atuais melhorias. Um exemplo foi a contratação de um terceiro médico plantonista, que atende nas segundas, quartas e sextas-feiras (dias de maior demanda por atendimento historicamente).

Outra preocupação da atual administração foi com os estoques, que eram deficientes, bem como com a manutenção de equipamentos de apoio – fundamentais para o bom funcionamento da unidade (filmes reveladores para o raio-x, medicamentos, antibióticos, processadora automática, exames laboratoriais 24 horas). O investimento em aquisições e melhorias alcançou mais de R$ 130 mil.

Para proporcionar a agilidade necessária a pacientes com suspeita de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), a UPA conta hoje com um aparelho de eletro interligado a um centro cardiológico, que emite o resultado com o laudo de imediato para que a equipe médica saiba proceder e diagnosticar com eficácia.

AVANÇOS FUTUROS

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Ruy Wiedmer, a preocupação com a saúde pública do município é constante. “A Secretaria trabalha para em breve estender o horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) até as 21h, medida que proporcionará maior atendimento ambulatorial nos bairros, desafogando a UPA. Há também tratativas avançadas no sentido de trazer médicos especialistas nas áreas da cardiologia e ortopedia para atendimento na Lapa”, informa o Secretário.

Please follow and like us: