Quando o leite dá lucro?

O Programa Leite Mais está aí para facilitar a administração do negócio leiteiro.

A produção de leite é uma atividade com poucas informações consolidadas que auxiliam o produtor na avaliação da rentabilidade do negócio. Alguns parâmetros utilizados, como a produção / hectare / ano e a produção diária e o investimento por litro de leite produzido, fornecem dados que auxiliam a tomada de decisão quanto a ampliação da leiteria ou mesmo àquele que pretende iniciar na produção de leite.

No negócio leite o principal personagem é a vaca leiteira. Ela é a máquina que transforma pasto em leite. A transformação do pasto em leite determina o sucesso do negócio na maioria das propriedades leiteiras. Afinal, sendo a vaca um animal ruminante, a base da sua alimentação é o pasto.

Estudos mostram que o alimento corresponde de 60 a 70% do custo de produção do leite, sendo que o pasto é o alimento mais barato que existe.
Então, o fornecimento de pasto de qualidade, complementado com a ração no cocho, tendo como base a demanda e a produção do animal, permite que se forneça a quantidade exata de alimento para cada animal, com menos custo de produção e, consequente, aumento no lucro.

Para auxiliar os produtores nessa tarefa, o Instituto EMATER disponibiliza o Programa Leite Mais, que trabalha a nutrição de precisão do rebanho leiteiro da propriedade.

Esse Programa é fruto de parceria de trabalho entre o Iapar, a Emater, a Coopermais, a UFPR – Câmpus Palotina, e Equipe Redes de Referência para a Agricultura Familiar.

O Programa parte dos alimentos disponíveis na propriedade, principalmente o pasto e as outras opções de forrageira volumosa, complementando as necessidades de cada animal com a suplementação disponível mais viável economicamente.

Junto a essas informações, o Programa também fornece dados zootécnicos do rebanho e da propriedade, a escolha mais econômica de alimentos, as exigências de cada animal e os nutrientes disponíveis em cada alimento ofertado.

Munido dessas informações individualizadas, o produtor toma as melhores decisões técnicas e econômicas quanto aos animais da propriedade, culminando em menores custos de produção e, consequentemente, mais lucro.

Para mais informações e a implantação do Programa em sua propriedade, procure o Instituto Emater de Lapa e tenha mais lucro.

Please follow and like us: