Ao todo, eles irão pedalar 550 quilômetros em oito dias de viagem. Objetivo é chamar a atenção sobre o Projeto de Lei que pretende diminuir em 70% a área de proteção ambiental.
Entre os dias 11 e 19 de dezembro os ciclistas Bento Aleixo e Marcelo Vieira realizarão o Ciclo Pró Escarpa Devoniana, saindo de Curitiba com destino a Lapa, Palmeira, Ponta Grossa, Castro, Tibagi, Piraí do Sul, Sengés, Dr. Ulisses e, por fim, retornando a Curitiba. A ideia dos ciclistas é percorrer os 12 munícipios abrangidos pela Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana.
A viagem tem este tema devido ao Projeto de Lei 527/2016, que está para ser votado na Assembleia Legislativa do Paraná, que pretende diminuir em 70% a área da Escarpa Devoniana, uma região que praticamente atravessa o Estado do Paraná e que possui fauna, flora e formações rochosas únicas.
A ideia também é de refazer alguns trechos percorridos pelos tropeiros que, no século 18, criaram as vilas, que mais tarde viraram as cidades que hoje integram a APA.
A VIAGEM
Na segunda-feira, 11 de dezembro, às 7h30, os ciclistas saíram do Parque São José, em São José dos Pinhais, com destino a cidade da Lapa, que foi a primeira cidade escolhida para o Ciclo Devoniano. Por volta das 16h do mesmo dia os ciclo-tropeiros chegaram à cidade histórica. Foram quase seis horas de pedaladas e mais de 82 quilômetros percorridos. A dupla ficou surpresa com o resultado positivo, já no início do trajeto: contatos valiosos no caminho – com a comunidade e estudiosos do tropeirismo, além de receber o apoio de pessoas que passavam de carro.
Segundo eles, a viagem de bicicleta até a Lapa foi um sucesso. Ao chegarem se dirigiram até o Parque Estadual do Monge, que faz parte do Ciclo Devoniano. Os dois criaram uma Fan Page para conseguir angariar apoio financeiro de algumas empresas para ajudar a custear parte das despesas. “Grandes projetos demandam grandes parcerias. E a defesa da biodiversidade dos Campos Gerais é assunto que merece muita atenção”, comentou a dupla, que seguiu viagem na terça-feira para a cidade de Balsa Nova, partindo, depois, para os demais 12 municípios do Ciclo Devoniano.