INSS promove mudanças no atendimento

Concessão automática de benefícios e agendamento pelo “Meu INSS” ou telefone 135 prometem facilitar o acesso do cidadão aos serviços.

As duas últimas semanas de maio trazem mudanças no atendimento aos segurados e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desde o dia 21 os benefícios de salário-maternidade e aposentadoria por idade terão concessão automática, não sendo mais necessário agendamento. E desde o dia 23 todos os atendimentos passaram a ser agendados.

Desde segunda-feira, 21 de maio: ao acessar o “Meu INSS” (www.inss.gov.br) ou ligar para o 135, o trabalhador que deseja pedir a aposentadoria por idade urbana ou o salário-maternidade urbano recebe direto o número do protocolo de requerimento, em vez de agendar data para comparecer a uma agência do INSS. Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do Instituto, é possível a concessão automática do benefício, isto é, a distância.

A medida elimina a etapa do agendamento, acabando com a espera para ser atendido. É o fim, aos poucos, do modelo convencional em que o segurado agenda uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Agora, ao requerer o benefício, o cidadão acompanha o andamento pelo “Meu INSS” ou pelo telefone 135. Somente se necessário, a pessoa será chamada para ir à agência. Segundo o INSS, com a ampliação da concessão automática, a tendência é que o tempo de análise dos benefícios seja reduzido, ou seja, os cidadãos poderão saber a resposta mais rapidamente. Em breve, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma.

COM AGENDAMENTO

Após o dia 24 de maio aconteceu a inclusão de uma extensa lista de serviços no rol de atendimentos agendados. Assim, diversos serviços antes realizados sem agendamento passaram a ser prestados com dia e horário marcados por meio do “Meu INSS” ou do telefone 135. A relação inclui desistência de aposentadoria, alteração do meio de pagamento do benefíci  o, atualização de dados cadastrais, mudança da agência de relacionamento, cadastro de procuração, solicitação de pagamento não recebido e solicitação de desbloqueio do benefício para empréstimo, entre outros.

MUDANÇAS

Completando o conjunto de medidas que visam tornar mais célere o atendimento e a concessão de benefícios, o INSS irá adotar novo horário para a recepção de demandas espontâneas nas 239 Agências da Previdência Social no Sul do País. Desde o dia 24, os atendimentos não agendados passaram a ser encerrados às 13h, diariamente. Desta forma, está sendo oferecido um período de 5 ou 6 horas para o atendimento sem hora marcada, a depender se a agência abre as 7h ou as 8h, os dois horários de abertura existentes para as unidades do Instituto.

A alteração teve dois objetivos principais: permitir que seja dedicado mais tempo à análise dos requerimentos, resultando em maior agilidade na conclusão dos processos; e aumentar a oferta de vagas na agenda, reduzindo o tempo de espera entre o dia em que o segurado realiza o agendamento e a data do seu atendimento.

Com as mudanças, segundo o INSS, cada vez menos as pessoas precisarão sair de suas casas para ter acesso a serviços e informações do Instituto. E a necessidade do atendimento espontâneo se tornará mínima com as mudanças que estão chegando. O atendimento sem agendamento passa a se destinar, basicamente, à orientação e ao esclarecimento de dúvidas, importante função que também é cumprida pelos atendentes da Central 135.

MEU INSS

O Instituto destaca, ainda, que a central de serviços “Meu INSS” está em constante evolução para melhorar o acesso pelos cidadãos. Desde o dia 11 não é mais preciso usar um caractere especial (&*¨%$#@) na hora de fazer a senha. Bastam agora nove dígitos e ter, pelo menos, uma letra maiúscula, outra minúscula e um número. A ideia é facilitar a vida do segurado ao fazer e ao se lembrar da senha nos próximos acessos. Com mais de sete milhões de usuários cadastrados, o “Meu INSS”, disponível também em aplicativo para smartphones, permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos, simular o tempo de contribuição e ter acesso a outros vários serviços.

SERVIÇOS AGENDADOS

Confira a lista dos serviços que passarão a ser agendados:

– Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País;

– Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF;

– Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes;

– Atualizar dados cadastrais do beneficiário;

– Alterar meio de pagamento;

– Cadastrar Declaração de Cárcere;

– Transferir Benefício para outra Agência;

– Desistir de Aposentadoria;

– Cadastrar ou Renovar Procuração;

– Cadastrar ou Renovar Representante legal;

– Reativar Benefício;

– Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio -Reclusão;

– Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário;

– Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário -família;

– Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho;

– Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho;

– Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido;

– Desbloqueio do Benefício para Empréstimo;

– Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS;

– Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte.

Please follow and like us: