E Seu Ambrósio escolheu a Lapa!

Três lojas do Mercado Barcelona na Lapa confirmam o sucesso dos empreendimentos da Família Fachinni na Lapa.

Há 50 anos, os Fachini chegavam ao município. Era o início de um próspero trabalho, no ramo da panificação, mas que se estendeu por outros empreendimentos, como o Mercado Barcelona.

Muitas famílias acreditaram e ainda acreditam na Lapa para viver e investir. Um exemplo é o dos Fachini, que chegaram no município há mais de 50 anos.

Difícil encontrar alguém que ainda não tenha provado uma coxinha de massa, de farofa, um café especial na Padaria Fachini… E tudo começou com Seu Ambrósio Fachini, que trabalhava como pedreiro e veio para a Lapa para construir a Granja 01.

Após o término da construção, escolheu a cidade para morar. Sua filha Dulce Fachini Mazur conta que ele escolheu a Lapa por ser um lugar tranquilo, sossegado. A família morava em Curitiba e então preferiu trocar o agito da capital pela pacata cidade.

E Seu Ambrósio partiu para cá com seus oito filhos pequenos, alugou uma casa e adquiriu um sítio na localidade do Rio da Areia. Trabalhava com terraplanagem, mas a ideia foi sempre se estabelecer na cidade.

Um homem de fé, que participava ativamente da igreja e logo criou vínculos com a comunidade, em especial com Monsenhor Henrique Falarz e Padre Tadeu, que atuavam na Paróquia de Santo Antônio.

No ano de 1981 surgiu a oportunidade de comprar a panificadora que até hoje é da família, no centro da Lapa, na Rua Amintas de Barros, próximo a Praça General Carneiro.

“O antigo proprietário, Miguel Dauage, propôs o negócio pois acreditava que para Ambrósio e os filhos seria muito bom.  Desde o início meu pai contou com ajuda dos filhos mais velhos e, na medida que os outros cresceram, passaram também a ajudar”, conta Dulce.

Com o sucesso do empreendimento administrado por Seu Ambrósio, a família cresceu e o trabalho comercial prosperou. A experiência adquirida levou os filhos a também atuarem no comércio local.

A filha que hoje está à frente da Padaria Fachini, quando solteira também trabalhou na panificadora. Aí casou, ficou um tempo afastada para cuidar dos filhos. Mas, em março de 1997 retornou ao negócio.

Dando continuidade ao que já se considerava tradição na família, Dulce, as duas filhas e o irmão Justino Fachini assumiram a panificadora, dando conta de todo o trabalho, a produção e a administração. Posteriormente Justino seguiu seu caminho, com própria panificadora, a Pão e Arte.

Outros filhos de Seu Ambrósio também seguiram seu caminho investindo em empreendimentos locais. O Mercado Barcelona é um exemplo de que a Lapa tem muito a oferecer e prosperar: três lojas na Lapa, além de uma em Contenda.

Dulce ressaltou que a família foi muito bem recebida na Lapa e que, desde o início, a integração com a comunidade e com a Igreja foram importantes para que seu pai firmasse raízes no município.

A panificadora, sempre movimentada, se transformou em ponto de encontro das pessoas que trabalham no centro, estudantes, empresários, moradores de diversas localidades do interior que todos os dias se fazem presentes ali. “Muitas pessoas acompanharam desde o início o trabalho de nossa família e   continuam vindo, trazendo os filhos, os netos, bisnetos… O costume passa de geração a geração. Pode-se dizer que virou uma tradição das famílias lapeanas frequentar a Panificadora Fachinni”, conta Dulce. Ela afirma se emocionar com isso. “Começam a vir as crianças, logo estão jovens… A gente já faz a festa de quinze anos, do casamento, do batizado dos filhos. São clientes fiéis, continuam conosco, tanto as pessoas do interior quanto da cidade. Agradecemos a todos pois estamos aqui por causa do público, a clientela que nos prestigia e confia em nosso trabalho”, afirma.

UM CASO DE AMOR

Dulce destacou o amor que a família tem pela cidade. “Nós sentimos muito amor pela Lapa, não nascemos aqui, mas amamos como se tivéssemos nascido aqui. As pessoas são boas, humildes e queridas. Os clientes são muito fiéis e é um prazer muito grande para nós trabalhar no ramo de panificação, atendendo a população da Lapa e região”, conta.

O sucesso dos Fachini nos empreendimentos é resultado de muito trabalho, amor e dedicação de cada membro da família, valorizando o potencial que a Lapa lhes ofereceu para crescerem juntos. Exemplo de prosperidade e qualidade de vida que a Lapa oferece!

Dulce está à frente da Padaria Fachini desde 1997.

 

 

Please follow and like us: