O Congresso que enalteceu a Lapa aos 4 cantos

Aproximadamente 2 milhões de leitores, em todo o Estado, além de regiões vizinhas, estão sendo informados sobre as belezas do município. Tudo por conta da realização do 26º Congresso da ADJORI-PR, que aconteceu aqui. No evento, Aramis Gorniski, fundador da Tribuna Regional e um dos idealizadores da Associação, foi homenageado (in memorian).

A Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Paraná (ADJORI-PR) foi fundada há 38 anos e, em 2018, realizou o seu 26º Congresso, reunindo mais de 60 veículos de todas as regiões do estado no evento, realizado, desta vez, no município da Lapa.

Além dos jornalistas, proprietários e representantes destes veículos, o Congresso trouxe ainda ao município jornais e revistas representando a ADJORI de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

E, para agregar ainda mais ao evento, a Associação contou com o apoio e participação de Professores e alunos da área de Comunicação Social da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP-PR).

A ADJORI-PR tem objetivo de unir e fortalecer os associados e desenvolver planos estratégicos em defesa da imprensa local paranaense. A associação é composta por mais de 60 veículos de todas as regiões do estado. Eles imprimem, juntos, uma média de 540 mil exemplares por semana e atingem aproximadamente 2 milhões de leitores.

O CONGRESSO

O evento teve início com a recepção dos participantes, no Receptivo Turístico, na tarde de sexta-feira, 22 de junho. De lá, seguiram para um passeio de Maria Fumaça e, à noite, para a abertura do Congresso, no Theatro São João, com presença de autoridades. No sábado, após o dia todo em palestras e painéis, os participantes seguiram para um jantar no Clube Lapeano, com delicioso cardápio do Restaurante Casarão.

Na ocasião, uma homenagem foi prestada (in memorian) ao jornalista Aramis Gorniski, fundador do jornal A Tribuna Regional, anfitrião do evento. Aramis foi um dos idealizadores da ADJORI no Paraná, nos idos de 1980, e tinha como um de seus sonhos ver um congresso da Associação ser realizado na Lapa. O jornalista faleceu em 2010 e em vida não viu seu sonho ser realizado, mas sempre soube da relevância de um evento deste porte para o município.

A Lapa, com seu potencial turístico e cultural, só teria a ganhar com a intensa divulgação que um Congresso de Jornais e Revistas iria proporcionar, em todo o estado e também em regiões vizinhas. E foi o que aconteceu em 2018.

O município histórico soube receber muito bem os seus visitantes, fazendo com que levassem daqui as melhores impressões. Fato de grande importância para que os jornais e revistas divulguem com maior destaque as belezas da Legendária.

RELEVÂNCIA

Como já mencionado, o evento movimentou o setor turístico da Lapa, lotando hotéis e pousadas e fazendo movimentar restaurantes e lanchonetes. Um exemplo foi a Pousada Solar da Lapa, localizada na Rua Barão do Rio Branco, ao lado do Educandário, que ficou lotada por conta do evento. Sérgio Vinicius de Sousa Junior, proprietário do empreendimento, destacou a importância para a cidade e seu negócio. “O evento foi um sucesso. Para nós foi muito bom. Onde íamos ouvíamos falar do evento, muitos participantes de Curitiba não conheciam a Lapa e passaram a conheceram através do evento”, explicou.

A Pousada foi inaugurada em outubro de 2017, passando por ampliações e preparação para eventos como o da ADJORI. É a única pousada na cidade com quarto térreo e adaptado para hóspedes com mobilidade reduzida, como foi o caso do presidente da ADJORI do Rio Grande do Sul, que ficou muito satisfeito pelo atendimento e o espaço oferecido no local.

Já o Restaurante O Casarão, do Chef Adhmar Dittrich, foi quem ofereceu as refeições aos participantes do Congresso. Segundo Heitor Dittrich, Administrador do local, foram servidas mais de 300 refeições nos três dias do evento, gerando ótimo incremento financeiro para o estabelecimento, o que também ocorreu em outros locais da cidade.

Heitor destacou que foi um desafio muito positivo. “Foi uma experiência à parte fazer a costela no fogo de chão, que nos pediram para servir, algo que tínhamos ideia de fazer e fizemos a pedido do Presidente da Adjori e com o apoio do Gaúcho, que veio especialmente para preparar a costela aos participantes do evento”, relata. Isso chamou a atenção de todos os que passaram pelo restaurante no almoço de sábado. Agora, a ideia, diz o Administrador, é incluir a costela ao cardápio do restaurante. Isso será divulgado para que os apreciadores possam saboreá-la.

Suzana Gorniski, acompanhada de Emanuelle, receberam a homenagem prestada pela ADJORI-PR ao fundador da Tribuna Regional, Aramis Gorniski.
Please follow and like us: