Anteprojeto de Lei nº 06/2018 foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. Agora segue para sanção do Prefeito da Lapa.
A quadra de esportes da Escola Municipal Abigail Cortes, situada na Rua Joaquim Linhares de Lacerda, na Lapa, receberá o nome do Professor Nicanor Ferreira Portes. O projeto foi apresentado pelo Vereador Acyr Hoffmman e votado na sessão da Câmara de 26 de junho.
E não foi à toa que seu nome foi o escolhido para denominar uma quadra dentro do âmbito escolar. Nicanor Ferreira Portes dedicou grande parte de sua vida em prol da educação. Nasceu em 4 de junho de 1916, na comunidade de Floresta São João, na Lapa. Serviu ao exército durante a Segunda Guerra Mundial e foi casado com Maria da Luz Cunha Portes (in memorian), e com ela teve 16 filhos.
Foi professor, lecionando desde o ano de 1944 até a década de 1980 na localidade de Fazenda dos Forjos, onde muitas crianças da época tiveram, através de seu empenho e dedicação, a oportunidade de ler, escrever e desenvolver suas habilidades em inúmeras áreas profissionais.
Ele desempenhou durante toda a sua vida inúmeras atividades junto às comunidades daquela região. Atuou por 30 anos como Inspetor do Município. Aposentou-se em 1978 e continuou lecionando até 1982.
Segundo relatos da família, Nicanor se dedicou ainda a escrever. Colocando no papel inúmeros relatos de acontecimentos da época, também escreveu um livro onde foram registrados fatos e eventos importantes da história da família e das comunidades do interior da cidade da Lapa. Ele faleceu em 02 de junho de 2001.
Beatriz Portes, uma das filhas de Nicanor, agradeceu a iniciativa do Vereador autor do anteprojeto, por acolher um pedido dela e da família, e agradeceu a aprovação por todos os vereadores presentes na sessão da última terça-feira. Beatriz destacou que, por seu pai ter sido professor, foi de grande importância e uma feliz coincidência denominar a quadra de esportes com o nome de “Nicanor Ferreira Portes”. Afirmou que assim seu nome será eternizado na história. “Muitas pessoas poderão, a partir daqui, conhecer a história dele e tê-lo como exemplo”, disse.
A filha ainda contou que, como pai, Nicanor foi exemplar, em especial na educação dos filhos. “O maior legado que um pai pode deixar para um filho é a educação, e o incentivo ao estudo. Isso ele fez. Nós recebemos uma educação. Os seus exemplos e seu nome ficarão marcados na história”, finalizou.