Escoteiros realizam ação nos Vicentinos

Em decorrência do Muticom, integrantes do Pedra Partida arrecadaram mais de 300 litros de leite para os idosos. Mas, ação foi além, consistindo em experiência de vida aos integrantes, que puderam conviver com os moradores do Lar por um breve período, conhecendo sua realidade.

Assim como inúmeras cidades brasileiras, a Lapa conta com a atuação do Grupo de Escoteiros, aqui chamado de Pedra Partida 207/PR. Composto por lobinhos, escoteiros, seniores, pioneiros, chefes, diretoria e famílias, o Grupo busca repassar aos integrantes valores, princípios e educação permanente. A idade mínima para ingressar no Pedra Partida 207/PR é de 6 anos e meio.

Os integrantes realizam inúmeras atividades durante o ano. No mês de setembro, por exemplo, acontece o Muticom, um mutirão comunitário do qual grupos escoteiros do mundo todo participam. O principal objetivo da atividade é ensinar a criança a pensar no próximo, ser socialmente responsável e respeitar todas as pessoas.

Para cumprir com a atividade, os integrantes do Pedra Partida visitaram o Lar de Idosos São Vicente de Paula (Vicentinos) no sábado, 15 de setembro. Mas a preparação para a visita começou bem antes, pois o Grupo se mobilizou para arrecadar leite longa vida e doar para os assistidos do Lar. A ação promoveu a integração com os moradores dos Vicentinos e os escoteiros aprenderam ainda mais sobre o respeito e a atenção aos idosos. Foram arrecadados 332 litros de leite, que suprirão por alguns dias as necessidades da instituição. As crianças e jovens passaram a tarde na entidade, conversaram com os idosos, serviram lanche a eles, fizeram a unha das idosas, conheceram um pouco da realidade e como a entidade trabalha diariamente para manter a assistência de qualidade aos velhinhos, que merecem muito amor e atenção. Foi uma tarde de muita descontração para todos no Lar.

Quem não contribuiu com a ação dos escoteiros, mas deseja auxiliar os Vicentinos, pode contatar qualquer integrante do Pedra Partida e fazer a sua doação, pois o grupo continua realizando a arrecadação até o 28 de outubro.

VICENTINOS

O Lar de Idosos está localizado na Rua Barão do Rio Branco, nº 440. A instituição atende atualmente 30 homens e 10 mulheres.

Os Vicentinos possuem 22 funcionários, mais a diretoria e todas as equipes de voluntários que atuam em diversas atividades em prol do Lar. Os idosos recebem o atendimento médico oferecido pela Prefeitura, atendimento com fisioterapeuta conveniada à entidade, e contam com a atuação de uma enfermeira responsável por todos os procedimentos, apoiada por auxiliares estagiários e cuidadores.

MELHORIAS

Desde o ano de 2016, quando houve a centralização em um mesmo local de todos os assistidos, foram realizadas inúmeras adequações para melhorar a estrutura e para dar um pouco mais de conforto aos idosos no Lar.

Adaptações foram feitas conforme surgiam as necessidades. Entre elas: melhorias nos quartos; pintura; aquisição de móveis; reformas no salão, no refeitório e na lavanderia; construção da capela, de banheiros, de rampas de acesso, da sala de lazer e jogos; o melhoramento de acesso aos quartos de passagem, onde pernoitam as pessoas encaminhadas pelo Centro de Assistência Social do município; dentre outras reformas também na área externa, com adequações na rede elétrica, conforme as exigências de segurança vistoriadas pelo Corpo de Bombeiros.

Neste ano estão novamente acontecendo obras de reformas no prédio, na secretaria, em banheiros, melhorias ainda no refeitório, no salão de eventos e cozinha, tendo em vista que o espaço é uma das fontes de renda do Lar. Os próximos projetos de reformas contemplam a dispensa, onde são armazenados alimentos e demais mantimentos, atendendo as normas da Vigilância Sanitária.

No Lar, cinco pavilhões necessitam de constante manutenção para que os idosos sejam atendidos com dignidade, mais qualidade e segurança. Assim, os recursos utilizados nestas obras constantes são oriundos do repasse mensal que é feito pela Prefeitura da Lapa, da Nota Paraná, do Fundo do Idoso e de doações realizadas por empresas, campanhas de arrecadação, aluguel do salão, eventos como Noite da Sopa e Tarde do Pastel, e ainda do apoio de grupos da cidade da Lapa e cidades vizinhas, e da população em geral.

DOAÇÕES

Segundo relatado por integrantes da Diretoria, o Lar iniciou campanha para arrecadar toalhas de banho e lençóis para os idosos. Mas, doações de produtos de limpeza e higiene pessoal também são benvindos.

Para outras doações, a Diretoria informa que quem tiver interesse em colaborar pode entrar em contato com o Lar pelo telefone (41) 3622-3362. Assim, poderá ser informado sobre o que os Vicentinos mais necessitam no momento. Isso proporciona doações mais especificas às necessidades do lar.

Doações em dinheiro também podem ser feitas diretamente nas contas bancárias da entidade, no Banco do Brasil (Conta 35.000-1 / 001 / agência 0630-0) e na Caixa Econômica Federal (Conta 801-2 / operação 104 / agência 0393).

 

A experiência dos escoteiros foi além da doação de mantimentos, envolveu conhecer a realidade dos idosos que vivem de suas famílias.

 

Please follow and like us: