Seis equipes se organizam

A Gincana Desafio 250, que será realizada nos dias 20 e 21 de julho, pode contar com seis equipes: Nada AV, Os Piratas, KZF, E Daí?, Os Bruxos e Os Peitas.

Quando perguntam para um gincaneiro o motivo para ele se dedicar a essa atividade, é muito difícil a resposta. Alguns dizem que é pela competitividade, outros pela amizade, outros pela diversão, mas todos querem participar para derrotar os outros concorrentes.

Com promoção da Tribuna Regional, o Desafio 250 já começa a movimentar a cidade. São centenas de jovens, adolescentes e adultos se organizando para competir na mais acirrada disputa que existe: A Gincana.

Os mais variados desafios esperam os competidores, pois a variedade de provas é grande. Confira alguns dos modelos que serão aplicados nesta Gincana.

Existem as Esportivas, que são provas em que o organizador solicita que as equipes apresentem seus componentes, para realizarem uma prova esportiva tradicional ou adaptada, como Futebol, Vôlei, Ciclismo, Boliche, ou Esportivas Adaptadas, como Futebol com as pernas amarradas, Corridas de pogobol, Cabo de guerra, Bola ao cesto com os olhos vendados, etc…

Também as provas Culturais, que que visam testar os conhecimentos gerais dos gincaneiros, através de perguntas e problemas. Em geral existem dois tipos de provas culturais: As culturais normais e as culturais rapidinhas.  Culturais Normais: São provas em que o organizador lança uma lista com determinado número de perguntas ou problemas de nível difícil. Essas culturais exigem que os gincaneiros utilizem fontes como livros, revistas e Internet, para encontrarem as respostas, pois são perguntas mais bem elaboradas. Já nas Culturais Rapidinhas, o organizador dá uma lista com perguntas de nível médio e fácil que devem ser respondidas em 05 ou 10 minutos no máximo. Essas culturais exigem que os gincaneiros tenham raciocínio imediato, pois o pequeno tempo estipulado, não permite uma pesquisa aprofundada.

Alguns dos tipos mais exótico de prova são as Buscas. É o tipo de prova em que o organizador solicita algumas coisas (coleções, animais, fotos, raridades, objetos exóticos, etc…), que os gincaneiros devem apresentar no tempo estipulado. Em geral, existem dois tipos de provas de buscas: Buscas(tradicionais) e buscas rapidinhas. As  buscas tradicionais são aquelas em que o o organizador solicita através de uma lista ou individualmente, os itens que devem ser apresentados, e estipula algumas horas como prazo para apresentação. As coisas solicitadas são de nível médio e difícil. Exemplo de Buscas (tradicionais): * Apresentar a maior coleção de cartões telefônicos com propaganda da Coca Cola. * Apresentar um Gordini (carro antigo). * Apresentar a Revista Super Interessante nº 01. Também as Buscas rapidinhas são uma emoção À parte, pois o organizador lança uma lista ou solicita individualmente, os itens que devem ser apresentados no menor tempo possível. São itens de nível médio e fácil que em geral, só dão pontos para a equipe que primeiro apresentar. Alguns exemplos de buscas rapidinhas: * Apresentar uma bola oito de sinuca. * Apresentar uma revista Veja do ano 2000. * Apresentar um cachorro pequinês.

Dentre as provas da Gincana, uma das que dá mais trabalho, mas também maior satisfação aos competidores é a Artística. São provas que tem como objetivo principal, testar a capacidade de criação e de interpretação dos gincaneiros. Em geral, existem três tipos de prova artística: Interpretação, Caracterização e Criação.

Interpretação: São as provas em que o organizador solicita a apresentação de uma peça teatral, de uma dublagem, um video-clip, um jingle, etc…  Exemplos de provas de Interpretação: * Apresentar uma peça teatral sobre “A colonização do Paraná”. * Apresentar uma dublagem do Kiss. * Apresentar um componente para interpretar um ditador. * Elaborar um video-clip sobre gincanas.

Provas artísticas de caracterização são as provas em que o organizador solicita um componente da equipe caracterizado de determinada coisa, personagem ou personalidade, como por exemplo: Caracterizar um componente de “Telefone Celular”, “Pato Donald”, “Drag Queen”, ou quem sabe “Sergio Malandro”.

As provas Artísticas de Criação são aquelas em que o organizador solicita que as equipes construam determinada coisa, utilizado a criatividade. Essa coisa pode ser em tamanho natural ou maquete. Como exemplo: * Fazer uma maquete do Cerco da Lapa, utilizando como material principal, palitos de fósforo. * Construir a réplica do carro dos Flinstones, onde quatro componentes caracterizados consigam entrar. * Elaborar uma escultura utilizando latinhas da Cerveja Skol.

Um dos pontos importantes da gincana é o resultado social, que é obtido através das provas Filantrópicas que tem cunhos sociais e beneficentes, visando auxiliar pessoas e instituições de caridade. Essas provas servem também, para fazer os gincaneiros terem um contato mais próximo com a nossa realidade social, despertando nos mesmos, um sentimento de caridade e solidariedade com os menos favorecidos.

Em geral, essas provas são de dois tipos: Doação e Visista. Exemplos: Doar 10 cobertores e 50 brinquedos em bom estado. Ou então: * Visitar o Asilo São Vicente de Paula, promovendo uma festa para os internos.

A caça ao tesouro é a prova mais esperada pelos gincaneiros. Durante o DESAFIO 250 será realizada uma caça diferente do normal (10 pistas e tesouro), mas basicamente o Caça ao Tesouro é um desafio onde o organizador lança charadas e pistas que levam a determinado local, onde o gincaneiro tem que realizar alguma determinada ação, voltando à sede da gincana para pegar a próxima pista até chegar ao tesouro. É o ponto alto de qualquer gincana, a prova que todos querem participar, o auge da competição.

Calendário

A Gincana Desafio 250 vai acontecer conforme o calendário abaixo:

Dia 6 de Julho (Sábado), no Waake Lounge, até as 19h as equipes devem realizar a inscrição, sendo que cada participante paga R$ 30,00 e o mínimo de inscritos é de cinquenta. No mesmo dia 6, às 20h, serão lançadas as primeiras provas da gincana, provas estas que demandam mais tempo para preparação, como buscas longas, artísticas ou algo similar.

No dia 20 de julho o agito começa às 14h, com o início oficial da Gincana e o lançamento das primeiras provas. A partir deste horário, não haverá intervalo até o fim da competição, aproximadamente 16h do domingo.

Para encerrar com chave de ouro, a premiação será realizada na Waake Lounge, no domingo à partir das 20h. Quem estiver inscrito na gincana não precisa pagar ingresso.

Para Participar:

Até o fechamento da edição, cinco equipes estavam confirmadas e uma ainda a confirmar.

Para você participar da gincana você deve estar inscrito em uma equipe. Para facilitar, trazemos abaixo os contatos dos organizadores das equipes.

Nada AV – Xavierzinho – Fone 99553.9000

Os Piratas – Analia – Fone 99839-3830

KZF – Vinícius – Fone 99924.7441

E Daí? – Evandro – Fone 99911.9851

Os Bruxos – Dayton – Fone 99974.6895

Os Peitas – Lucas – Fone 99625-2168

Please follow and like us: