Uma paixão pelo Fusca

No último dia 22 de junho foi comemorado o dia Mundial do Fusca.

Vinte e dois, números iguais para definir algo tão diferente, simples, mas diferenciado dos demais.

Estamos nos referindo a ele, o besouro, isto, o Fusca, poucos tem uma data de amplitude Mundial, 22 de junho, dia Mundial do Fusca.

Ao redor do mundo, vários nomes o definem: Brasil- Fusca, Alemanha- Käfer,  Rússia- Zhuk,  China- Ji Ke Chónls,  Portugal- Carocha,  Itália- Maggiolino,  México- Vocho,  Japão- Kabuto-Mush, e assim se estende uma vasta lista de nomes diferentes.

Em 1932, Ferdinand Porsche, um austríaco nascido em 03/09/1875, faz o primeiro esboço do “Besouro”, Adolph Hitler havia dado 10 meses para produzir 3 protótipos.

Em 1937, a referência era VW30, os veículos foram submetidos a enfrentarem 2,4 milhões de km em testes.

Durante a 2º Guerra Mundial, alguns veículos militares alemães eram produzidos a partir do “Besouro”, como o Schwimmwagen (Anfíbio), dotado de tração 4×4 guincho e outros acessórios militares.

A produção em 1949 em Wolfsburg, Alemanha, foi de 46.154 unidades, sendo também o primeiro ano do fusca nos Estados Unidos, apenas dois veículos foram comercializados naquele mercado.

Em março de 1953 é fundada a primeira fábrica da VW no Brasil, via Anchieta km 23, 5, São Bernardo do Campo- SP, de 1953 a 1956, são montados 2.268 veículos com peças trazidos da Alemanha.

No Brasil em 04 de julho de 1967, chegou-se a 500 mil veículos produzidos, e a substituição do motor 1.200 CC para 1.300 CC e assim ganhou 10 CV de Potência.

Em 1970 o Brasil exporta o Fusca, as primeiras unidades para a Bolívia. Um recorde em 1974, 237.323 unidades comercializadas no ano, 40% dos automóveis vendidos No Brasil, nessa época, era o fusca.

Desde o início até o final de sua história, sempre submetido a provas de resistência, de uma forma ou de outra, como na competição do Trans Chaco Paraguaio, 2.170 km de pedras, calor, poeira, inclemência das chuvas, competiu com marcas de renome como Ford, Toyota, Lancia, Patsun, Peugeot e outros 86 carros partiram, só 18 chegaram, nos seis primeiros lugares 3 Fuscas.

Como tudo tem fim, por motivos vários, o Besouro também parou de ser montado. Na Alemanha, em 19 de janeiro de 1978, o último Fusca Alemão sai da linha de montagem, foram exatos 16.255.500 veículos. No Brasil, 31 de outubro de 1986, o último sai da montagem, foram 3.367.390 unidades. Neste ano foi considerado o último brasileiro, pois 94/95/96 (Itamar) é serie especial que acabou em 25/06/96. O último Fusca produzido no México foi em 30 de julho de 2003, 21.529.464 unidades.

É incrível como um automóvel tão pequeno tenha deixado um vazio tão grande.

O que está aqui é um pequeno resumo, pois se fossemos trazer a história completa do Pequeno Gigante, E CADA UM DE NÓS CONTAR UM PEQUENO ACONTECIMENTO ENVOLVENDO UM Fusca, vamos horas, dias talvez, e bobinas de papel para escrever.

Aos admiradores do besouro, Fusca, ou outro nome dado ele nesse planeta, nossas cordiais saudações.

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