Agricultores aplicam lodo de esgoto da Sanepar na safra 2019/2020

Agricultores lapeanos estão utilizando o material em suas plantações e garantem o resultado.

Por ser higienizado com cal virgem, o material atua como corretivo do solo, além de acrescentar matéria orgânica que fornece nutrientes, como nitrogênio, fósforo e enxofre. Em 2018, a Sanepar destinou gratuitamente cerca de 21 mil toneladas para 86 produtores rurais em todo o Estado.

O agricultor Marcos José Czaja, da Lapa, já aplicou no solo cerca de 2 mil toneladas de lodo de esgoto recebidas Sanepar. Ele e o irmão usaram o produto em 52 hectares para o plantio da soja na safra 2019/2020. No ano passado, eles já haviam utilizado cerca de 1 mil toneladas em 30 hectares de milho. “Além do custo zero do lodo, a resposta tem sido muito boa em produtividade”, afirma Marcos. Ele estima ganho de 15% de produtividade, tanto para o milho como para a soja. “No ano passado, quando tivemos estiagem muito forte, o milho aguentou porque o lodo deixa a planta mais forte”, explica.

Marcos é um dos agricultores beneficiados pelo Programa de Uso Agrícola do Lodo de Esgoto da Sanepar em todo o Estado. Em 2018, a companhia disponibilizou 21.687 toneladas do produto em 42 municípios do Estado, beneficiando 86 agricultores. O lodo foi aplicado em 1.989 hectares. Hoje, o lodo reciclado utilizado na agricultura representa 35% do total produzido nas estações de esgoto da Sanepar no Paraná.

Também na Lapa, Miguel Kaczur com o filho Mateus e o genro Francisco Czaya vêm se beneficiando com o lodo de esgoto. Em 2018, eles aplicaram o material para o plantio do milho e afirmaram que o produto só resistiu à seca por causa do lodo. Na mesma área, de 15,6 hectares, no inverno deste ano plantaram trigo e, para a safra de verão, o plantio será de soja. “Esta única aplicação, de 2018, beneficia durante três anos essas culturas”, garantiu Francisco.

RECOMENDAÇÃO TÉCNICA

O engenheiro agrônomo da Sanepar em Curitiba, Rebert Skalisz, explica que os agricultores interessados em receber o lodo devem entrar em contato com a companhia e se cadastrar. Uma equipe técnica da Sanepar vai até a propriedade agrícola para fazer um levantamento da aptidão da área, conforme a Resolução da Secretaria Estadual de Meio Ambiente Sema 021/2009, que define critérios e procedimentos para uso do lodo. A Sanepar faz também coleta de uma amostra do solo para análise e, a partir do resultado, fica definida a quantidade de lodo a ser aplicado. “Essas análises indicam o potencial agronômico do lodo que, por ser higienizado com cal virgem, atua como corretivo do solo, além de acrescentar matéria orgânica que fornece nutrientes, como nitrogênio, fósforo e enxofre”, explica.

O lodo pode ser utilizado em diversas culturas, como soja, milho, feijão, trigo, aveia (cobertura), café, laranja, amoreira (bicho-da-seda), cana-de-açúcar e culturas florestais como pinus, eucalipto e seringueira. O seu uso é proibido em hortaliças, pastagens, cultivo de raízes e tubérculos, como batata e mandioca, e quaisquer demais cultivos em que a parte comestível entre em contato com o solo.

A Sanepar começou a disponibilizar o lodo de esgoto para uso agrícola desde 2002. Equipes técnicas têm disseminado as vantagens do uso do produto em reuniões com agricultores e feiras agrícolas.

Please follow and like us: