Braspol realiza missa em celebração à Santa Padroeira

No mês de agosto, comunidade polonesa lembra fé na Santa Negra, com missa e bênção de ervas.

O mês de agosto é festivo para a comunidade polonesa, pois é a época em que se comemora o Dia da Padroeira da Polônia, Nossa Senhora de Czestochowa, a Santa Negra, assim conhecida por causa da fuligem acumulada sobre a sua superfície, fruto de séculos de velas votivas queimadas junto a ela. Com o declínio do comunismo na Polônia, as peregrinações à Senhora Negra aumentaram notavelmente.

A Comunidade Brasileira Polonesa (BRASPOL) da Lapa comemorou a data no domingo, 18 de agosto, o Dia da Santa Polonesa, com missa celebrada pelo Pároco Pe. Celmo. Na ocasião, foi realizada a introdução do ícone da Santa Padroeira da Polônia, trazido da Polônia, que ficará no Santuário de São Benedito para que os descendentes e devotos possam reverenciar a sua Santa.

Durante a missa também ocorreu a benção das ervas. Na tradição Polonesa a Festa da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria é comemorada em 15 de agosto. É uma das mais antigas Festas Marianas do leste europeu, muito popular nas regiões da Polônia, durante a qual, por vários séculos, as pessoas adoravam Maria como a Mãe de Deus. Neste dia, a grande festa se realiza em Jasna Gora na localidade de Częstochowa. Peregrinos de toda Polônia comparecem para a celebração desta grandiosa celebração. No final de cada missa, os ramos de flores, coroas floridas e ramalhetes de flores misturadas com ervas são bentas. Em algumas partes da Polônia esta comemoração é associada com o Festival da Colheita, acompanhado pelos desfiles, concursos e decorações com produtos agrícolas e de ervas.

Dentre os objetivos da Braspol, destaca-se o resgate das tradições culturais, religiosas e os fatos históricos, muitos já esquecidos pelos descendentes. A Braspol visa sobretudo, a valorização da etnia, mostrando o grande legado dos poloneses e seus descendentes à nova Pátria, o Brasil, e o reconhecimento dos serviços prestados, enfrentando novas realidades totalmente desconhecidas, em relação àquilo que conheciam em sua terra natal, e que somente a garra, o destemor e a vontade de vencer superariam.

 

Please follow and like us: