Caic da Lapa comemora 25 anos de história

Centro atende mais de 700 crianças e adolescentes, tendo uma das maiores estruturas educacionais do município.

Inaugurado em 1994 com o nome de “Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente Ministro Flávio Suplicy de Lacerda”, acabou popularizando-se apenas por sua sigla, CAIC. Desde sua inauguração, sempre teve presença marcante no município, dando suporte e apoio às famílias mais carentes. O centro comemora no dia 11 de setembro, seus 25 anos de existência com muita alegria.

O CAIC HOJE

O CAIC é uma estrutura criada pelo Governo Estadual com a intenção de atender as mais diversas demandas da população quando se trata do cuidado com crianças, adolescentes e suas famílias. Desta forma, abriga em sua estrutura várias entidades, com a direção geral sendo atualmente conduzida pela Diretora Eduína de Fátima Fávaro Ribas. Atualmente o Centro é gerido pelo município da Lapa.

Na unidade da Lapa estão instalados hoje: o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Catarina Keche Ramos”, administrado pela Diretora Marinês Correa Schuster, atendendo 122 crianças; a Escola Municipal Eloáh D´Amico Rychwa, dirigida pela Diretora Andréa Pfutz Ribi, atendendo 176 crianças; e o Colégio Estadual Professora Irma Antonia Bortoletto Bianchini, dirigida pela Diretora Brenda Ferrari, que atende 400 crianças e adolescentes.

Além destes estabelecimentos de ensino, o CAIC abriga ainda a Associação de Apoio e Desenvolvimento do CAIC da Lapa (ADECAL), que presta apoio à comunidade oferecendo cursos, projetos e oficinas, como de cabelereiro, manicure/pedicure, corte e costura, biscuit, Mulheres em Ação, ginástica, recreação, capoeira, Jovem Aprendiz, violão, chinelos decorados, dentre outras.

No CAIC o Centro de Referência a Assistência Social (CRAS) também tem seu espaço, sendo administrado por Andréia Maria Hamerschimidt Mendes, com serviços sócio assistenciais e projetos específicos.

Considerando ainda a estrutura do CAIC – 4.700 m2 de área construída em um terreno de 25.602 m2 – a Prefeitura também implantou ali um Núcleo de Saúde que atende até 6 mil pessoas por mês e a Estratégia de Saúde da Família (ESF).

II SEMANA DA COMUNIDADE

Em comemoração aos 25 anos de história do Caic da Lapa, a instituição de ensino promove a II Semana da Comunidade. O evento vai acontecer nos dias 09 a 13 de setembro, entre as 09 as 16:30 horas no Caic da Lapa. A Semana da Comunidade tem por objetivo apresentar e oferecer as comunidades de adjacências do CAIC, os serviços oferecidos no complexo, como prestação de serviços que venham de encontro com as necessidades da comunidade. A programação vai envolver todas as instituições que compõem o Caic (CMEI Catarina Keche Ramos, Escola Municipal Professora Eloáh D’ Amico Rychwa, Colégio Estadual Professora Irma Antonia Bortoletto Bianchini, ADECAL- Associação de Apoio e Desenvolvimento do CAIC da Lapa, CRAS e ESF- Saúde, Prefeitura Municipal da Lapa e Empresas parceiras).

Todos estão convidados a participar desse evento.

Algumas das atividades exercidas no Caic da Lapa:

 

 

 

Please follow and like us: