“Dia D” incentivará inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

O objetivo do Dia D é oferecer um espaço para que as empresas possam realizar o processo seletivo de candidatos a oportunidades de emprego.

A Agencia do Trabalhador da Lapa, através da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná e a Prefeitura Municipal da Lapa, está se organizando para a mobilização do Dia D “de Inclusão Social e Profissional da PCD – Pessoa Com Deficiência Física.  O dia D vai acontecer no dia 27 de setembro, durante todo o dia, na própria agência da Lapa, localizada na rua Barão do Rio Branco, Nº 1800. A agência promoverá a inclusão da pessoa com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho. O intuito é de proporcionar o espaço de encontro dessas pessoas com interesse em ingressar no mercado de trabalho, com as empresas que precisam cumprir cotas de inclusão.

O objetivo é oferecer um espaço para que as empresas possam realizar o processo seletivo de candidatos a oportunidades de emprego. As participantes deverão atender ao artigo 93 da Lei nº 8.213/91, o qual determina que empresas com 100 ou mais funcionários devem preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com seus beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência, em um índice que varia de acordo com a quantidade total de empregados.

A cidade da Lapa possui 967 pessoas com deficiência cadastradas no Social, confira os dados;

  1. Cegueira: 23
  2. Síndrome de Down: 18
  3. Física: 434
  4. Mental Intelectual: 355
  5. Surdez: Leve Moderada- 36

a. Severa Profunda

6. Transtorno Doença Mental: 57

7.Baixa Visão:   106

PROGRAMAÇÃO

Neste dia o atendimento será diferenciado. A agência atenderá apenas PCDs e Beneficiários reabilitados em uma programação especial, que reunirá empresas do município que irão incentivar a inclusão social e profissional destes trabalhadores. Das 09 as 12 horas vai acontecer o cadastro para as pessoas que não atualizaram ou que fez nos últimos três meses. Para concorrer a uma vaga de trabalho é preciso levar o RG, CPF, Carteira de Trabalho e Laudo Médico, nesse período as empresas vão entrevistar os candidatos conforme o perfil escolhido pelas mesmas. As 13:30 horas vai acontecer uma palestra com a Psicóloga da APAE e profissionais da FAEL   e INSS. Haverá também uma explanação sobre a “Importância da Criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência”.

Para maiores informações entrar em contato pelos telefones (41) 3622-3483 ou (41) 3547- 8063.

 

SERVIÇO

O QUE: DIA D

ONDE: Agência de Trabalhador da Lapa

Rua Barão do Rio Branco, 1800, Centro

QUANDO: Dia 27 de setembro

Please follow and like us: