Dia do Açougueiro: Um relato de amor pela profissão

Nesse dia do açougueiro, Paulo Cesar Goslar, o mais antigo açougueiro em atividade da Lapa nos conta um pouco dos desafios da profissão.

Seja no churrasco no fim de semana ou no almoço comum no dia a dia, a carne faz parte da alimentação na maioria das famílias brasileiras. Seja no supermercado ou no açougue, a função do açougueiro é essencial para atender essa demanda. Pela importância desses profissionais, confira a entrevista do açougueiro mais antigo da Lapa em atividade.

O AÇOUGUEIRO

Paulo Cesar Goslar, 56 anos de idade, é casado e pai de três filhos. Já trabalha como açougueiro há muito tempo e por onde passa sempre é lembrado pela simpatia e carisma que encanta a todos, resultado de 44 anos de amor à profissão, fruto de uma família que é tradicional na Lapa no ramo das carnes, a família Goslar.

O ofício e o seu nome foram herdados do pai, o saudoso Paulo Goslar, um respeitado e um dos melhores açougueiros que a Lapa já teve. “Somos em seis irmãos, quatro herdaram a profissão do pai, sendo que hoje três exercem a profissão”, relata o primogênito Paulo Goslar.

O lapeano desde pequeno aprendeu com seu pai os segredos dos cortes das carnes, mas foi com 12 anos que teve seu primeiro emprego na área. Na época ele começou a trabalhar no Açougue do Bassani, onde ajudava e fazia as entregas de bicicleta. Quando completou seus 18 anos foi para o quartel, no serviço militar obrigatório, mas após esse período começou a trabalhar no antigo Supermercado Barão, e lá ficou por 27 anos até o seu fechamento. Depois desse período trabalhou por mais sete anos no açougue do Supermercado Rasmusen e agora, mesmo aposentado, é o açougueiro do Supermercado Colonial, localizado na Vila do Príncipe.

O açougueiro conta que, quando começou, a profissão tinha muitos desafios. “Já levei muito corridão de boi”, comenta e ri muito – “Antigamente o açougueiro fazia o trabalho completo, desde a captura do animal mato a dentro, o abate e a finalização com os cortes das carnes até chegar ao cliente. Hoje muita coisa mudou para melhor, mas mesmo assim sempre tem que estar nos aprimorando.”

Conhecer todos os tipos de carne e como deve ser realizado cada um dos cortes não são as únicas coisas que um bom profissional deve saber. Conforme ele, paciência para mais aprendizado é essencial para que a função seja desempenhada com perfeição e que os clientes gostem do atendimento e do produto a ser oferecido. “Você tem que ter amor e gostar do que faz, eu vejo que isso é um dom de Deus. É bom quando você é reconhecido pelos clientes, quando eles vêm e falam, ‘quero aquela carne daquele jeito que você serviu para mim’, isso é muito bom e te deixa motivado para você caprichar mais, sempre fazendo o melhor para atender os clientes. Nessa profissão, além de você fazer amizade com os clientes, você já conhece o que ele quer, qual o tipo de carne, se com mais gordura ou mais magra. Essa amizade e confiança é muito gratificante, nos enche de orgulho, comenta Paulo Cesar Goslar, que agradece aos seus familiares, seu saudoso pai que lhe ensinou tudo e a todos os amigos de profissão da Lapa.

DIA DO AÇOUGUEIRO

Tão antiga quanto o próprio registro das civilizações é a profissão de açougueiro. O nome que deriva do árabe “as-soq” (açougue), apareceu pela primeira vez na língua portuguesa em 1254, quando a palavra ainda era escrita “azougue”.  Mais tarde, a grafia evoluiu para “aaçougue”, e pouco depois se consolidou no conhecido “açougue”. Como forma de homenagear esses profissionais que percorrem a história mundial, a cultura popular brasileira escolheu a data de hoje como o Dia do Açougueiro.

A Tribuna Regional parabeniza esse fantástico açougueiro e todos os profissionais da Lapa que exercem a função. Se você quer saborear uma deliciosa carne ou fazer aquele gostoso churrasco em família ou amigos, procure o Paulo Goslar no Supermercado Colonial, ele estará esperando por vocês.

A profissão de açougueiro vai além de conhecer os cortes de carnes, simpatia e carisma são essências para um bom profissional na área.

 

 

 

 

 

 

Please follow and like us: