6 maneiras de emagrecer depois das festas de final de ano

Karine Pimentel - CRN 8 - 7883 Formada em Nutrição pela Universidade Positivo e Pós-graduanda em Nutrição Esportiva.

Depois de “enfiar o pé na jaca”, o mais comum é escutar que a solução é fazer um detox, para eliminar as impurezas e toxinas do corpo. A famosa dieta detox ou desintoxicante tem como propósito dessensibilizar o corpo, por exemplo, em casos de alergia alimentar. Ela é realizada por um curto período de tempo, uma ou duas semanas, e é preciso evitar nas refeições a proteína animal, produtos lácteos, alimentos ultra processados, alimentos com alto potencial alergênico (soja, amendoim, clara de ovo, glúten…) e bebidas alcoólicas.

Durante o período detox é estimulado o consumo de frutas, verduras, legumes, grãos integrais, leguminosas e sementes, uma dieta plant-based, ou à base de plantas. Aos poucos, cada grupo alimentar vai sendo reintroduzido gradativamente. Essa estratégia é muito disseminada após os excessos de festividades pelo fato do alto consumo de bebidas alcoólicas e excessos na alimentação, com os objetivos de perda de peso, limpeza do corpo e “desinchar”, mas a verdade é que tudo isso não tem comprovação científica. Nosso corpo possui órgãos específicos para isso (fígado e rins).

Mas você pode acelerar a recuperação do seu corpo após festas da seguinte forma:

  1. Ingira diariamente 35 ml água/ kg peso;
  2. Evite o consumo de carne vermelha, que possui difícil digestibilidade.

Intercale o consumo de proteína animal magra (peixes, frango, lombinho,

ovos…) com proteína vegetal;

  1. Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes. Pelo menos, cinco

porções diárias;

  1. Para cozinhar utilize azeite de oliva, manteiga ou óleo de coco na menor

quantidade possível;

  1. Evite dietas restritivas. Excluir grupos alimentares pode levar a carências nutricionais, redução do desempenho esportivo e compulsão alimentar;
  2. Evite substituir refeições principais por shakes, nessas refeições deve correr o estímulo da mastigação e a oferta de refeições completas.
Karine Pimentel – CRN 8 – 7883
Formada em Nutrição pela Universidade Positivo e Pós-graduanda em Nutrição Esportiva.

 

 

Please follow and like us: