Depois de “enfiar o pé na jaca”, o mais comum é escutar que a solução é fazer um detox, para eliminar as impurezas e toxinas do corpo. A famosa dieta detox ou desintoxicante tem como propósito dessensibilizar o corpo, por exemplo, em casos de alergia alimentar. Ela é realizada por um curto período de tempo, uma ou duas semanas, e é preciso evitar nas refeições a proteína animal, produtos lácteos, alimentos ultra processados, alimentos com alto potencial alergênico (soja, amendoim, clara de ovo, glúten…) e bebidas alcoólicas.
Durante o período detox é estimulado o consumo de frutas, verduras, legumes, grãos integrais, leguminosas e sementes, uma dieta plant-based, ou à base de plantas. Aos poucos, cada grupo alimentar vai sendo reintroduzido gradativamente. Essa estratégia é muito disseminada após os excessos de festividades pelo fato do alto consumo de bebidas alcoólicas e excessos na alimentação, com os objetivos de perda de peso, limpeza do corpo e “desinchar”, mas a verdade é que tudo isso não tem comprovação científica. Nosso corpo possui órgãos específicos para isso (fígado e rins).
Mas você pode acelerar a recuperação do seu corpo após festas da seguinte forma:
- Ingira diariamente 35 ml água/ kg peso;
- Evite o consumo de carne vermelha, que possui difícil digestibilidade.
Intercale o consumo de proteína animal magra (peixes, frango, lombinho,
ovos…) com proteína vegetal;
- Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes. Pelo menos, cinco
porções diárias;
- Para cozinhar utilize azeite de oliva, manteiga ou óleo de coco na menor
quantidade possível;
- Evite dietas restritivas. Excluir grupos alimentares pode levar a carências nutricionais, redução do desempenho esportivo e compulsão alimentar;
- Evite substituir refeições principais por shakes, nessas refeições deve correr o estímulo da mastigação e a oferta de refeições completas.