UAL apresenta “Do Tamanho do Tempo” no Cerco da Lapa

Seguindo a trilha de sucessos anteriores, o mais novo espetáculo teatral intitulado “Do Tamanho do Tempo”, promete encantar o público novamente.

 Em 2020 a Lapa comemora os 126 anos do Cerco, episódio histórico que dizimou vários homens, mulheres e crianças no município, durante a Revolução Federalista. E, como já é tradição, para relembrar histórias não contadas em livros, realmente vividas por aqueles que passaram pelo episódio triste e sangrento que deixou e ainda deixa marcas na cultura local, a União dos Artistas Lapeanos (UAL) prepara mais um espetáculo.

Desde maio de 2019, os integrantes da UAL, vem trabalhando na produção do espetáculo alusivo ao Cerco da Lapa 2020. Os atores dedicam-se incansavelmente aos ensaios, que vem ocorrendo semanalmente desde agosto e reúnem trabalhos de expressão vocal e corporal além dos preparativos de cenografia, figurinos, iluminação e sonoplastia.

DO TAMANHO DO TEMPO

Seguindo a trilha de sucessos anteriores, o mais novo espetáculo teatral intitulado “Do Tamanho do Tempo”, promete encantar o público novamente.

“Do Tamanho do Tempo”, conta histórias de amores, dramas e superações que ultrapassam os anos. A construção do enredo surgiu através da observação de relatos de pessoas que passaram por estresses pós-traumáticos decorrentes de vivências em eventos violentos como guerras civis. A temática bastante delicada, será tratada com a costumeira sensibilidade da UAL, buscando levar informações ao público de forma leve com o toque cômico que os artistas da UAL costumam trabalhar.

A produção do espetáculo é bastante desafiadora e exige grande dedicação dos envolvidos no projeto, especialmente das equipes de produção. “O trabalho dos bastidores, embora seja o de menor exposição ao público, é primordial para a construção do evento. Infelizmente muitos sonham com as luzes palco, mas é nos bastidores que a magia do espetáculo acontece, onde os artistas a cada dia se desafiam, descobrindo talentos e potencialidades muitas vezes desconhecidas por eles mesmos”.

O EVENTO

As encenações alusivas ao Cerco da Lapa ocorrem continuamente na cidade desde 2009, sendo esta a 11ª edição. A União dos Artistas Lapeanos (UAL), que atualmente é composta pelos grupos teatrais Animathéia, Mistura Lapeana e Palhaçantes, grupos de dança Laços de Tradição e Studio Isabel Pelegrini e banda Killer Jack, dedicam-se voluntariamente e de forma incansável durante oito meses na construção da peça teatral e se preocupam em proporcionar ao público apresentações de qualidade com linguagem clara e acessível a todas as idades.

A cada ano é elaborado um espetáculo diferente, buscando revisitar a história sob as mais variadas óticas possíveis, isso é primordial para um conhecimento amplo do fato e para a construção de pensamento crítico sobre a história. Para tanto, são realizadas pesquisas em acervos bibliográficos, museus e buscas nas memórias de moradores, que são repassadas de geração a geração. Isso aumenta a responsabilidade do grupo, além de trazer um significado especial ao evento, tornando-o um espetáculo de grande importância não somente pelo resgate histórico e cultural, mas principalmente pela valorização e fortalecimento dos diversos movimentos artísticos locais envolvidos, bem como pela popularização da arte.

A UAL agradece a parceria da Prefeitura Municipal da Lapa e ao apoio do 15º GAC AP, Polícia Militar (28º BPM), Loja Amiga Noivas, o jornal A Tribuna Regional pela divulgação, além dos grupos culturais, artistas independentes e voluntários envolvidos no evento.

Participantes do espetáculo pousando para a foto.

 

SERVIÇO

O que: espetáculo “Do Tamanho do Tempo”

Quando: sábado, 8 de fevereiro, às 20h

Onde: Alameda David Carneiro

Quanto: gratuito

Realização: União dos Artistas Lapeanos (UAL)

Apoio: Prefeitura Municipal da Lapa, 15º GAC AP, Polícia Militar (28º Batalhão) e Tribuna Regional, contando com contribuições da Banda “Hora da Brasa”, da Banda do Exército.

Please follow and like us: