Alimentos termogênicos um aliado para o emagrecimento

Drª Stephanni Testoni- Nutricionista- CRN 1204/P

Termogênicos são alimentos capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante o processo de digestão, acelerando assim o metabolismo, pois quanto mais difícil for a digestão do alimento maior será o seu poder termogênico, pois as substâncias contidas em determinados alimentos tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal, sendo assim um grande aliado para ajudar na busca pelo peso desejado. Porém é importante frisar que nenhum alimento sozinho é capaz de emagrecer ou engordar, sempre há um conjunto de técnicas e estratégias que favorecem e isso vale também para os termogênicos é importante manter uma alimentação saudável e balanceada rica em todos os nutrientes, não há eficácia se ingerir alimentos pobre em nutrientes diariamente, por isso é sempre importante ter acompanhamento de um profissional para ajudar a manter o equilíbrio.

Podemos citar algumas fontes alimentares que ajudam no processo de termogênese entre elas temos:

-Pimenta vermelha, este tipo de pimenta é rico em capsaicina, substancia que favorece o aumento da quebra de gorduras, ela aumenta em até 20% a atividade metabólica se ingerida em uma quantidade de 3 gramas por dia, podendo ser adicionada a pratos quentes como tempero e em saladas;

-Chá verde, assim como a pimenta este chá favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estímulo metabólico, sem contar que é um grande aliado diurético essencial para retenção de líquido

-Chá de hibisco assim como os demais aumenta a temperatura corporal durante a digestão, e consequentemente aumenta o metabolismo.

-Guaraná, canela, alimentos ricos em omêga 3 e as proteínas, todos estes tem função de acelerar o metabolismo e sim a proteína por ter uma digestão mais lenta também participa do processo de termogênese e as fibras que são fundamentais neste processo, pois fazem com que o intestino absorva menos gordura.

Todos estes alimentos são destinados a estimular o metabolismo, eles potencializam a termogênese, que é o processo responsável por elevar a temperatura corporal e, basicamente, usar do açúcar no sangue (glicose) e da reserva de gordura como fonte de energia. Mas é um equívoco afirmar que seu uso leva à eliminação da gordura corporal, bem como localizada. A perda é consequência de uma série de fatores que incluiu entre eles uma boa alimentação. Encontramos também suplementos a base de termogênicos que incluem cafeína e outros princípios ativos como chá verde e pimenta do reino, mas é sempre importante priorizar pelas fontes alimentares, pois vão nos fornecer mais nutrientes.

O uso de suplementos e alimentos termogênicos é contra indicado para pessoas com problemas cardíacos especialmente as que tem hipertensão, pois esses alimentos podem elevar a pressão arterial, gestantes, crianças e idosos também são contraindicados por conta do estimulo desses alimentos podendo alterar o metabolismo e assim depletar massa muscular, ou favorecer para insônia e taquicardia.

Importante cuidar com a quantidade ingerida pois em excesso e doses exageradas podem acarretar dores de cabeça, arritmias, insônia, tontura, como dizia um velho sábio o que difere o remédio do veneno é a dose, por isso é importante sempre o acompanhamento de um profissional. O ideal é que sejam consumidos durante o dia, por serem compostos por substâncias estimulantes podem vir acarretar insônia se forem consumidas antes de dormir. Por isso convido você a conhecer nosso programa de Transformação Nutricional consciente nele você vai entender sobre os alimentos e sobre a forma correta de consumi-los sem equívocos e sem colocar sua saúde em risco, e disponibilizo uma Receita Termogênica Exclusiva do nosso aplicativo Magrass Club

Receita: Suchá  de Hibisco com Morango

Ingredientes:

200 ml de chá de hibisco

3 morangos

Suco de ½ limão comum

Adoçante (opcional)

Gelo (opcional)

Modo de preparo

Preparar o chá deixar gelar, e acrescentar os demais ingredientes, consumir gelado

 

 

Drª Stephanni Testoni- Nutricionista- CRN 1204/P

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please follow and like us: