Nova coletânea intitulada Saberes e Sabores está com as inscrições prorrogadas até fevereiro de 2020.
A Associação Literária Lapeana está recebendo inscrições para uma nova coletânea. Já foram publicadas cinco coletâneas sob organização e idealização da equipe da Associação Literária Lapeana. Foram publicadas: “Lapa em Prosa e Verso”, “Histórias que Vi, Vivi e Ouvi I”, “Histórias que Vi, Vivi e Ouvi II”, “Fatos e Causos Pitorescos”, “Saberes e Sabores Costumes e Histórias da Lapa” e ainda a Associação Literária participou da organização do livro “Monsenhor Henrique Osvaldo Falarz – o sacerdote que viveu para Deus e com os lapeanos” (realização do projeto: Paróquia de Santo Antonio da Lapa).
A idéia principal dessas coletâneas é oportunizar pessoas a contarem suas vivências, histórias, crendices, etc e ao mesmo tempo uma espécie de “resgate cultural” – pois é uma forma de valorizar pessoas que fazem e fizeram parte da história da cidade e do país.
Começamos com a organização da coletânea “Cada Conto um Ponto” (sob organização de Valeria Borges da Silveira) onde pessoas da comunidade participaram contando suas experiências e relatos de vida.
Nessas coletâneas contamos com apoio de empresários locais, Secretaria Municipal de Educação e da empresa Sesc Fecomércio.
As inscrições para essa nova coletânea intitulada: “Saberes e Sabores Costumes e Histórias da Lapa II” devem ser entregues na Secretaria Municipal de Educação até 20 de fevereiro de 2020, confira o regulamento.
REGULAMENTO
PROJETO SABERES E SABORES: COSTUMES E HISTÓRIAS DA LAPA II
Ao longo da história da Lapa muitas pessoas se dispuseram a cantá-la em prosa e verso. Desde meados do séc. XIX, intelectuais, poetas e escritores reuniam-se para discutir e produzir literatura, sendo a 29 de julho de 1873, fundada a Associação Literária Lapeana, que conforme o disposto em seu Estatuto, no artigo segundo, tem por finalidade “a promoção da cultura, a pesquisa, a preservação da memória histórica, literária, artística, arquitetônica, folclórica e ambiental”.
Com o objetivo de dar continuidade ao que preconiza seu Estatuto, a Associação Literária Lapeana lança o projeto cultural “SABERES E SABORES: COSTUMES E HISTÓRIAS DA LAPA II ”, obedecendo ao regulamento abaixo:
O projeto destina-se às pessoas maiores de 14 anos, estudantes ou não, que se dispuserem a registrar traços da cultura lapeana, manifestados em seus saberes, sabores, costumes e histórias, por meio da produção literária.
Serão aceitos apenas trabalhos que apresentem como tema a identidade lapeana, manifestada em seus saberes e sabores: costumes e histórias.
Os trabalhos poderão ser inscritos em uma das modalidades:
3.1- Poesias;
3.2- Crônicas;
3.3- Causos e Lendas;
3.4- Relatos de vida;
3.5- Fatos históricos.
- Cada participante poderá inscrever até três trabalhos.
- Consideram- se inscritos os trabalhos enviados até 21/02/2020 na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Barão do Rio Branco, em Lapa/PR.
- Os trabalhos deverão ser apresentados em uma via impressa, digitada em fonte arial número 12, espaço 2 e uma cópia digital, obedecendo o limite máximo de 04 (quatro) páginas.
- Deverá ser anexado ao(s) trabalho(s) um envelope lacrado contendo: modalidade, título, pseudônimo, nome completo, endereço, telefone, RG. Na parte externa do envelope constará apenas o pseudônimo, modalidade e título do trabalho.
- A comissão julgadora será composta por uma equipe designada pela diretoria da Associação Literária Lapeana (ALL), sendo sua decisão soberana e irrecorrível.
- Os textos enviados não sofrerão intervenção quanto à estrutura e possível revisão textual.
- Premiação:
10.1- Os trabalhos selecionados comporão a coletânea “SABERES E SABORES: COSTUMES E HISTÓRIAS DA LAPA II”.
10.2- Os autores selecionados terão direito a certificado de participação e três exemplares da obra.
10.3- A cerimônia de lançamento da obra será feita em evento promovido pela Associação Literária Lapeana, em data a ser designada, possivelmente em junho de 2020.
11- O encaminhamento dos trabalhos na forma prevista neste regulamento implica na concordância com as disposições nele consignadas.
- Os trabalhos originais não serão devolvidos.
- Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pela direção da ALL.
- O recebimento dos textos se dará entre julho de 2019 e fevereiro de 2020.
- Os autores dos textos selecionados para compor a coletânea “Saberes e sabores – Costumes e Histórias da Lapa II” serão comunicados do resultado do concurso cultural, por meio de correspondência ou outro meio pessoal de comunicação.
- Informações, telefones de membros da Associação Literária Lapeana (3622-1335; 3622-2350; 3622-2201 e 3622-2577).
Lapa, junho de 2019
Diretoria da Associação Literária Lapeana