População insiste em jogar lixo em locais impróprios

“Situação vergonhosa”, diz morador sobre o acúmulo de resíduos no córrego próximo a Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Cohapar.

Vivemos em uma comunidade, por isso todos somos responsáveis por ela, trabalhando para que tudo esteja em harmonia e tenhamos qualidade de vida.

Vivemos em uma época em que todos clamam por seus direitos, tanto nas redes sociais como em órgãos públicos, através de abaixo-assinados ou mesmo procurando o Ministério Público.

Mas, precisamos parar por um instante e refletir: não basta só reclamar, precisamos agir e tomar atitudes. Pode ser de forma mínima, mas eficiente, como cuidar do espaço que nos diz respeito. Com certeza, com estas atitudes, os problemas da sociedade, em sua maioria, estariam resolvidos.

Reclamação

A redação da Tribuna recebeu uma reclamação na última semana, de um morador do bairro Cohapar, a respeito do lixo que alguns moradores do bairro, jogam em um pequeno córrego próximo a Igreja Católica Nossa Senhora Aparecida, localizado entre as Ruas Dr. Luiz Corrêa de Lacerda, Augusto Burda, Pedro Simão Kaled e Domingos Caetano Ferreira. Segundo o morador, algumas pessoas do bairro estão jogando muitos lixos, e ele mesmo já conversou com o pessoal mais não adianta.

O próprio morador retirou alguns lixos do local e conta que se surpreendeu. “Realmente me surpreendi, retirei muitos lixos como, pneus, garrafas pet e até um sofá velho. Retirei os lixos, empacotei e deixei certinho para a coleta de lixo na cidade, mas não tem jeito a população retorna a jogar, o povo não tem conscientização”.

Parque do Monge

Também na mesma semana, mesmo o Parque Estadual do Monge estando fechado para visitações devido a pandemia do novo Coronavírus, muitas pessoas se concentraram na curva que dá acesso ao parque, antes da guarita. De acordo com o que foi apurado, muitos jovens se reúnem e adentram em local não favorável e assim jogam bitucas de cigarros, restos de narguilé e deixam muitos lixos como latinhas de cervejas. É o 3º final de semana seguido que o local passa por esta situação, os dias estão sendo de muitos trabalhos para os colaboradores do IAT. Ação esta que poderia estar sendo aplicada em outras melhorias no parque.

REFLEXÃO

Mas, fica aí um caso a se pensar: por que as pessoas não colocam os seus lixos em local apropriado? Porque quando estão em locais públicos, como o Parque do Monge, Avenidas, Centro Histórico e até mesmos nos bairros da cidade, as pessoas descartam seus lixos ali mesmo?

Falta de conscientização, falta de educação ambiental ou o problema é dos outros. Pequenas atitudes fazem toda a diferença. Neste caso, cidadãos conscientes poderiam deixar a cidade mais limpa – respeitando-se todos os moradores. Com atitudes desastrosas como as registradas, não adianta reclamar dos órgãos públicos, por não limparem as ruas, se os próprios cidadãos não fazem a sua parte.

Cuide melhor da cidade e sinta orgulho de tudo o que é seu! Cada um é responsável por seus atos! Pense nisto! 

Please follow and like us: