Motos, histórias e um bom trabalho

Conheça um pouco da história do Zé Coelho, um dos mais tradicionais mecânicos de motocicletas da cidade da Lapa.

Nesse primeiro dia de maio, comemora-se o dia do trabalho, data essa que não poderíamos deixar de passar em branco em nosso pequeno grande Jornal, ainda mais em um momento muito difícil para os brasileiros e para o mundo nesse momento de crise pelo novo coronavírus. Todos os serviços são muitos importantes, mas nesse momento de crise alguns são essenciais e foi nessa linha, que nessa edição fazemos uma homenagem a todos os trabalhadores que não medem esforços para trazer o pão de cada dia. Uma profissão super importante para a sociedade é o mecânico de motos, uma atividade muito requisitada. Com a pandemia e o isolamento social, um mercado que cresceu bastante foi a entrega de produtos feitos por motocicletas, mas para as motos rodarem bem, existe ótimos profissionais que fazem um trabalho excepcional. Nessa edição especial, conheçam um pouco da história da Oficina do Zé Coelho, que é um dos mecânicos mais antigos da cidade.

Zé Coelho

José Coelho Antunes, ou apenas Zé Coelho como é conhecido, é proprietário da oficina de motos Coelho´s Motos. Há muitos anos no ramo, começou a trabalhar na profissão quando tinha apenas 14 anos na oficina do Lincoln Motos e desde então nunca mais parou. Por lá trabalhou por 18 anos e então resolveu sair e abrir seu próprio negócio. Está com sua oficina aberta há também 18 anos, se tornando um dos mecânicos de motos mais experiente e ainda em atividade na Lapa, com 36 anos dedicados a manutenção das motocas.

Como diz Zé, meu professor foi o Lincoln, ele que me ensinou tudo. “A mecânica de motos é uma paixão, quando você trabalha no que você gosta, não é trabalho é diversão”, comenta. O talento na mecânica foi passado para seus familiares, já que também dos irmãos trabalham como mecânicos, Paulo e Marcelo. Além deles, Zé Coelho conta que “meu filho Renan também trabalha comigo, herdou do pai a profissão”, todo orgulhoso.

CURIOSIDADES DA PROFISSÃO

Nesses anos todos na profissão o mecânico já viveu muitas histórias, umas engraçadas e outras nem tanto, mas todas com muita importância na sua trajetória. Mesmo com o auxílio da tecnologia, alguns clientes mandam fotos e vídeos para mostrar os possíveis problemas das motos, mas ainda tem clientes que ligam e demonstram os problemas com sons vocais. “É muito engraçado as vezes os clientes ligam para contar os problemas das motos e ai eles falam que a moto tá fazendo tal barulho, é um tal de PÁ PÁ PÁ, TOW TOW TOW ou TRÁ TRÁ TRÁ.  É hilário, nos divertimos muito com isso”.

Outra história engraçada contada pelo nosso personagem é a do Arroio. Como diz Zé Coelho, “Tem um cliente que trouxe a moto para gente arrumar, pois ele tinha caído em um arroio com ela. Aí nós brincamos que a moto era assombrada, que o antigo dono morreu afogado em um rio, quando caiu com ela. Falamos para ele brincando, pode ver quando você passa por uma ponte, a moto quer se jogar no rio, a moto é mal assombrado. Ele ficou todo preocupado e acreditou na história, até queria vender a dita cuja. Até nós explicarmos que era brincadeira, demorou um pouco e até hoje o apelido do cliente é Arroio. São essas histórias, a rotina do dia a dia com nossos clientes que nos fortalece cada vez mais e faz nós prosseguirmos”.

“Além de cuidar das motos, muitas vezes temos que ouvir as histórias tristes dos clientes e também aconselhar, como se fosse um consultório de psicologia”, conta o mecânico que “durante o reparo das motos, tem clientes que se abrem e contam tudo da sua vida, querendo desabafar. Eu ajudo como posso”.

A confiança que Zé Coelho transmite faz com que sua clientela seja sempre fiel. Ele e sua equipe passam uma tranquilidade para todos, além do bom humor que faz parte de todos os minutos na oficina.

DESAFIOS DA PROFISSÃO

O mercado de motocicletas está cada vez mais em crescimento, devido ao enorme tráfego de carros nas cidades, que causam enorme trânsito e atrapalham o dia a dia de muita gente. Sendo assim, a moto é uma opção ágil e econômica. Logo, a demanda por consertos e reparos está sempre em alta. Os mecânicos e as oficinas precisam estar atentos ao avanço tecnológico e ao perfil do público. A qualificação constante é essencial, pois não há mais espaço para demoras em identificar um problema ou até mesmo fazer um diagnóstico errado. O atendimento de qualidade faz toda a diferença. Oferecer o melhor tipo de atendimento e gestão possíveis, possibilita que os clientes sintam-se vontade para pagar pelos serviços, retornar ao estabelecimento e indicar para amigos e conhecidos. “Já socorri muitos clientes altas horas da noite, nunca negamos serviço. Nosso lema é: faça o trabalho corretamente que os clientes nunca vão faltar”.

Precisou regular a moto, reparar e regular o sistema de freios, de ignição, de alimentação de combustível, de lubrificação, de direção, de transmissão e o de suspensão, troca de pneus, troca de oléo e muito mais, além de ser muito bem atendido? Já sabe aonde encontrar, venha para a oficina do Coelho´s Motos. Simplicidade, humildade, qualidade e um bom atendimento você só encontra aqui.

Zé Coelho, Paulo e Renan (da esquerda para direita).

SERVIÇO:

Coelho´s Motos

Rua Frederico Virmond, 92

Telefone: (41) 99571.1105 ou 9603.5696

Lapa PR

Please follow and like us: