Grupo Animathéia comemora 15 anos

Nesses 15 anos de história o grupo vem levando alegria e emoção ao público.

A cidade da Lapa, além de ser um polo turístico da região e possuir uma beleza arquitetônica única, vem se mostrando também um verdadeiro celeiro de artistas. Aqui existem muitos artistas que sempre estão em destaque, principalmente pela iniciativa desses profissionais de se unir, visando valorizar o trabalho desenvolvido e crescer juntos. Nessa edição do nosso pequeno grande jornal, vamos conhecer um pouquinho do grupo de teatro Animathéia, que há 15 anos vem encantando a todos com seu trabalho e dedicação a arte.

GRUPO ANIMATHÉIA

O Grupo Animathéia foi criado em 2005 através das oficinas ministradas pelo então Diretor do Theatro São João, Fernando Philbert, o Grupo Animathéia é formado por artistas locais e vem desenvolvendo atividades voltadas para o estudo do Teatro Popular atuando de forma independente em diversos espetáculos e projetos, realizando trabalhos em conjunto com os demais movimentos artísticos existentes no município e região.

Atualmente conta em seu elenco com atores e músicos que realizam constantemente estudos de aprimoramento tanto para o desenvolvimento de novas técnicas de trabalho quanto para formação de platéias. Através de trabalhos culturais feitos pelo povo e para o povo, o grupo busca aproximar o público dos artistas contribuindo para o processo de popularização da arte na região.

15 ANOS DE ARTE

Nesses 15 anos de história, o Grupo Animathéia ajudou na criação e no surgimento de outros grupos e por essa característica hoje está trabalhando ativamente na criação, fundação e fortalecimento da UAL (União dos Artistas Lapeanos) e na difusão de atividades como oficinas de teatro. Embora o grupo não esteja com espetáculos em cartaz, está trabalhando em outras ações culturais que estão visando o fortalecimento dos demais grupos e colaborando com a Cultura da Lapa.

Com um currículo invejável o Animathéia sempre está se reinventando, se inovando e com essa dedicação a arte, o grupo leva alegria e emoção ao público. Confira alguns dos trabalhos realizados pela trupe;

2006- O inspetor Geral, 2006- O Cordel do Amor Traído;

2007- O Doente Imaginário;

2008 e 2009- Os Amores de Zezebel;

2013 e 2014- O tempo de Antônio;

2015- Em Contos;

2017- Pequeno Circo das Grandes Ilusões; Além da participação em muitos eventos culturais, como os espetáculos alusivos ao Cerco da Lapa, participações em Festivais de Teatro, pequenos espetáculos como “Flor Bela”, “Flores na Janela”, “A Todas as Mulheres que Amei”.

“Esse mês de setembro é de alegria, há exatos 15 anos, nascia o Grupo Animathéia, um grupo que com o passar dos anos foi ganhando forma, cara e personalidade. Sem sombra de dúvidas esses 15 anos, podem ser resumidos em uma linda história de travessias, onde a cada chegada um novo grupo nasce ou se reinventa.
Hoje o grupo vive, revive e sobrevive, novas travessias são iniciadas, cada qual mostrando um lado novo do teatro, uma forma diferente de se experimentar a arte da interpretação, de se saborear suas histórias (contadas e vividas).
Por tudo isso que comemoramos esta data tão importante, pois como dizia um grande mestre: Não somos nós quem escolhemos o teatro, é o teatro quem nos escolhe! Obrigado Grupo Animathéia, por ter-nos escolhido nestes 15 anos e por sermos parte dessa história. Que venham os próximos 15”, finaliza Mara Ganzert Diretora do Grupo Animathéia.

Please follow and like us: