Josias Camargo Jr. e Pedro Ribeiro

Josias Camargo de Oliveira Junior

Josias Camargo de Oliveira Junior é formado em Direito (PUCPR) e pós-graduado em Gestão Pública Municipal (UFPR). É advogado na Lapa, figurando como sócio do escritório Camargo & Borges Advogados e exerce, atualmente, mandato de vereador. Josias Junior é filho do pedreiro Josias Camargo de Oliveira e da dona de casa Lucia Kohler de Oliveira. Nascido em Curitiba em 1986, ele mora em Mariental desde 1987, no mesmo terreno onde moraram seus avós maternos. Estudou na Escola Mirazinha Braga, Colégio Estadual Antônio Lacerda Braga e Colégio Estadual São José. Serviu no quartel da Lapa no ano de 2005, atuou como voluntário junto à Pastoral Carcerária na Lapa (em 2011) e, entre 2013 e 2016, foi secretário de Administração da Lapa. É pai do pequeno-grande Vicente Horning Camargo.

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro é formado em Língua Portuguesa (PUCPR), pós-graduado em Adolescência e Drogas (Uniandrade) e Mestre em Teologia (Seminário de Ponta Grossa). Foi Vereador por seis anos no Município de Piraquara-PR, onde também presidiu a Câmara Municipal.  Professor da rede estadual de ensino do Paraná, lecionou no Colégios Polivalente, Nossa senhora do Desterro, São José, General Carneiro, CAIC e Juscelino Kubitschek de Oliveira, onde também foi Diretor até aposentar-se, em 2019, ano em que o Colégio dirigido pelo Professor Pedro obteve a melhor nota do IDEB (anos finais do ensino fundamental) entre todas as escolas estaduais da Lapa.

O que te qualifica a sua chapa a administrar a Lapa pelos próximos 4 anos?

Vivo a Lapa, suas necessidades e desafios desde muito cedo. Cresci, estudei e estabeleci todas as minhas relações sociais e familiares aqui. Tive a oportunidade de cursar Direito e conhecer o fantástico e complexo funcionamento da “máquina pública” e o sistema de direitos e garantias assegurados ao povo brasileiro pela Constituição Federal. Entre 2013 e 2016, comandei a Secretaria de Administração da Lapa e pude, então, colocar a teoria em prática. Em 2016, o povo da Lapa me deu a oportunidade de representá-lo no legislativo municipal. Fizemos um mandato participativo, ouvindo as pessoas e cumprindo o verdadeiro papel do vereador: legislar, fiscalizar e cobrar soluções para os problemas do município.

Hoje, aos 33 anos, tenho sólida formação em gestão pública, conheço o funcionamento da “máquina pública” e do Poder Legislativo e, também, onde “o calo” da nossa população aperta. Juntamente com o Professor Pedro Ribeiro, portanto, temos sensibilidade para com os problemas do município, conhecimento teórico e prático de gestão pública, disposição para dialogar e entusiasmo para enfrentar e superar os obstáculos que impedem o desenvolvimento da Lapa. Os quatro partidos que compõe nossa coligação representam os mais variados setores da sociedade e a pluralidade de formas de pensar. Queremos uma Lapa melhor para nosso povo. Isto nos une. Ponto.

Quais as principais propostas da chapa Josias/Pedro Ribeiro?

Trabalho e renda na cidade e interior; Educação de primeira qualidade; Promoção de saúde e prevenção de doenças; Redução da violência; Transparência, modernização e democratização da gestão; Cultura e arte como formação, inserção social e cidadania. Queremos que nosso povo tenha orgulho de ser lapeano(a)! E quando falo de povo, me refiro principalmente às pessoas da periferia e do interior do município, aqueles que ralam de sol a sol, de “busão” em “busão” para levar o alimento para casa. Essa gente precisa ser ouvida, tratada com respeito e incluída nas prioridades da gestão. Com criatividade, disposição e muito trabalho, é possível fazer! Nosso passado nos orgulha muito, mas é chegada a hora de construirmos o futuro, com amplo diálogo com a sociedade e setores produtivos, para construirmos consensos em torno de um projeto de desenvolvimento da Lapa que queremos ter daqui 20 anos. Nosso programa de governo, que foi construído com a população, vai detalhar como pretendemos fazer.

O que podemos esperar desta eleição?

A discussão madura e responsável de propostas para a Lapa, em respeito ao eleitor. Que o radicalismo insano dê espaço para o que realmente interessa: nosso desenvolvimento. Confiando na capacidade de pensar e sentir do nosso povo, espero que a Lapa vença. E acredito.

Please follow and like us: