CONSTRUINDO UM SONHO: ESTRELA DE BELÉM INICIA OBRAS DO NOVO PRÉDIO

A nova sede contará com uma área de 850m² e atenderá um número maior de crianças.

O Centro de Apoio Estrela de Belém atua na cidade da Lapa há 31 anos e a entidade lapeana faz parte da Associação Menonita de Assistência Social (AMAS), que conta com nove instituições no Paraná. Na Lapa, a Estrela de Belém atende cerca de 150 crianças em contra turno escolar, de 5 a 12 anos de idade.

Essa semana recebemos a visita em nossa redação do Coordenador da Estrela de Belém Helmut Dück, que muito entusiasmado nos contou um pouco sobre a construção do novo prédio da instituição. “Um sonho que está sendo realizado”, assim diz Helmut, todo feliz.

Segundo o coordenador esse sonho já era antigo, mas, de dois anos para cá começou a sair do papel. No começo foi tratado toda a parte burocrática com a documentação, logo então começou a ser colocado em prática. Hoje a unidade atende cerca de 150 crianças, o objetivo é dobrar esse número de atendimento e dar um maior suporte as crianças e as famílias.  

A CONSTRUÇÃO  

As obras se iniciaram em agosto desse ano, mas o sonho de uma nova unidade já é antigo. “No começo foi um desafiado a ser vencido, mas com a graça de Deus está dando tudo certo”, comenta Helmut. A nova sede da Estrela de Belém vai ter aproximadamente 850m² e contará com 05 salas de aula, de informática, música, uma cozinha industrial, além das salas dos professores, direção, refeitório e lavanderia.

Para a construção do novo prédio o custo vai ser de um pouco mais de R$ 1 Milhão de reais. Mesmo antes de começar as obras a entidade já tinha em sua conta cerca de R$ 700 mil reais, mas mesmo assim necessita de doações para dar continuidade nas obras, que tem prazo de finalidade para fevereiro de 2021. Por isso foi criado uma conta especifica para a construção. Para quem quiser ajudar com qualquer quantia basta depositar no Banco do Brasil, na conta corrente 46.381-7, agência 3020-1. A entidade sobrevive da contribuição de voluntários, de apadrinhamento, de repasse da Prefeitura Municipal e também da campanha de Cupom Fiscais.

A SOLIDARIEDADE

“Mesmo em um momento triste que estamos passando devido a pandemia do novo coronavírus, a população não nos deixou de ajudar. A AMAS sobrevive de doações e aqui na Lapa no é diferente, estamos recebendo muitas doações e também estamos ajudando as famílias de nossas crianças. Essa pandemia, apesar de ser uma coisa triste, despertou algo bom no ser humano, o ajudar o próximo. Nessa pandemia não deu tempo de parar, estamos trabalhando muito, realizando os bazares que acontecem na primeira semana de cada mês, na terça, quarta e quinta-feira. As crianças estão recebendo atividades, seja por vídeo aula, vídeos e outras formas de interação. Só gostaria de agradecer a Deus primeiramente, a toda equipe da Estela de Belém e a toda a população que está nos ajudando na construção de um sonho. Nosso principal produto é a boa vontade, a união e a solidariedade”, finaliza Helmut.

Para você que quer ajudar ou conhecer a Estrela de Belém, venha fazer uma vista. A escola se localiza na Rua Leôncio Corrêa nº 339, na Vila José Lacerda.

Estrela de Belém

Fundada em 1989, atendendo inicialmente às necessidades locais identificadas pela Igreja Irmãos Menonitas do Núcleo Leiteiro, município da Lapa-PR.   A creche iniciou suas atividades em terreno doado pela Igreja Irmãos Menonitas, que posteriormente também construiu a Igreja no mesmo terreno.  Estas necessidades giravam em torno do atendimento de crianças dos 4 meses aos 6 anos. O trabalho inicialmente contou com poucas crianças, chegando em 2008 com 85 crianças e 9 funcionários.

Em 2008, a Creche Estrela de Belém, passou a funcionar na forma de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, mudando também o seu nome para Centro de Apoio Estrela de Belém.  Este sistema permite que os pais trabalhem durante todo o dia, sendo que parte do dia a criança permanece na escola e parte do dia no Centro de Apoio. Neste tempo de 4 horas, as crianças recebem 2 lanches e almoço. Em atenção à integralidade no atendimento à criança, o Centro de Apoio Estrela de Belém, conta com aulas de música, nutricionista, psicólogo, além de alguns educadores que são pedagogos ou formados em magistério. Para a manutenção das atividades destacamos a atuação das cozinheiras e serviços gerais. Coordenadores: Helmut Dück e Karin Cristina Duck Vilela.

Antes da Pandemia no Centro de Apoio Estrela de Belém eram realizadas muitas atividades coletivas para os alunos, como apresentações teatrais temáticas, aulas de culinária, aulas de música, oficinas de artesanato, isso e muito mais. Confira algumas delas;

Please follow and like us: