Prá quê Halloween? Nós temos nossas próprias assombrações

Em nossa região temos uma cultura e um folclore riquíssimo, são casos e causos de dar medo.

O Halloween é uma festa muito tradicional dos Estados Unidos realizada no dia 31 de outubro. Lá, essa data é comemorada com festas às quais as pessoas vão fantasiadas de monstros, personagens macabros ou apenas inusitados. A sua principal prática dá-se com as crianças fantasiando-se e indo de porta em porta pedindo doces para as pessoas. É originária de práticas dos celtas nas Ilhas Britânicas.

Aqui no Brasil, a festa começou a popularizar-se nas últimas décadas e é conhecida como Dia das Bruxas. Apesar da popularidade, existe uma certa reação de pessoas que consideram inapropriado o fato de uma festa de outra cultura estar sendo realizada aqui. Esse grupo considera mais adequado a valorização de elementos típicos de nossa própria cultura, como o folclore brasileiro. Fazendo uma ligação entre a data e as nossas superstições regionais, não poderíamos deixar de passar em branco essa comemoração e também vamos contar um pouco de nossas histórias. Histórias de arrepiar, de deixar os cabelos em pé, então tenham muito cuidado, vamos conhecer um pouco dos nossos causos e casos lapeanos que assombram nossa cidade até os dias de hoje.

Será que em nossa cidade existe fantasmas e monstros? Para responder essa pergunta fizemos uma pesquisa criteriosa para conhecer mais do assunto. Então pedimos a todos que não tenham medo, são superstições, algumas histórias verídicas e outras são do nosso imaginário popular que passa de geração a geração. Divirtam- se ou melhor se arrepiem de medo.

Nossa querida cidade é rica e linda em muitos detalhes. Com um certo ar de mistério, cada esquina, cada beco, cada “carreiro”, tem histórias de dar medo. São relatos que se perpetuaram graças, a “boca a boca” da tradição popular e nos chegam até os dias de hoje. Assombração, Boitatá, Mula sem Cabeça, Lobisomem, Visagem e O Gritador são personagens folclóricos que enriquecem nossa cultura popular e nos remete a um mundo de nostalgia. Quem nunca ouviu uma prosa dessas contadas pelos avós, então vamos nos aventurar com alguns casos contados em nossa cidade.

CASOS E CAUSOS LAPEANOS

Em 1894 aconteceu em nossa terrinha uma terrível batalha que todos conhecem, o Cerco da Lapa. Até os dias de hoje existe um lado triste e assombroso. A Igreja Matriz de Santo Antônio foi construída por escravos no ano de 1784, o chão e as paredes dessa construção serviram como cemitério até 1820 e durante a Revolução Federalista, voltou a ser usado como cemitério, já que a cidade estava em guerra. Então se ouvir algum barulho estranho, não se assustem. Também no Cerco da Lapa, o Theatro São João serviu como enfermaria. Muitos funcionários do local e até mesmos turistas, dizem já terem ouvidos barulhos estranhos e tiveram contato com assombrações. Dizem que no Theatro São João tem até um fantasma, apelidado carinhosamente pelos funcionários de “Chiquinho”. Quando forem visitar o local, se escutarem algum barulho, não se assustem, é apenas o Chiquinho aprontando uma das suas.

Em noite de Lua Cheia, em época da Quaresma, se acaso você ouvir uivos e algum conhecido seu vim lhe emprestar sal no dia seguinte, se cuidem essa pessoa é o Lobisomem. Se você vir uma bola de fogo no ar, pode ter certeza que é o famoso Boitatá.

Quem nunca ouviu falar que em alguns lugares do interior da cidade e no Parque Estadual do Monge existe panelas de ouro escondidas, que foram deixadas para traz pelo Jesuítas? Falando em Monge, existe um mito sobre a gruta popularmente chamada de Pedra Partida. Essa gruta rochosa tem uma fenda estreita, que dá passagem a um “salão de pedras”. Reza a lenda que, quando o visitante olha com fé por esta fenda, ele vê uma santa muito bonita, toda em dourado, dentro do salão de pedras. No entanto, se adentrar essa fenda sem nenhuma fé, ou zombando daqueles que creem no aparecimento da santa, as duas enormes pedras se fecham, esmagando e prendendo a pessoa. Somente orações de um padre podem fazer as pedras se voltarem a abrir.

E a tal da Cobra da Lapa, já ouviram falar. Essa é uma história que arrepia os cabelos e só é contada em noites propícias ao aparecimento de fantasmas. Segundo reza a lenda, debaixo da terra encontra-se uma cobra gigantesca, cuja ponta da cauda está no centro da cidade, mas especificamente debaixo da Igreja Matriz e a cabeça da cobra, está debaixo da gruta do Monge. Essa cobra encontra-se adormecida e enquanto houver fé no coração da população lapeana a cobra permanecerá dormente e não se levantará para fazer mal a ninguém.

Também não podemos esquecer das histórias verídicas que aconteceram em nossa cidade como a do Padre Francisco da Costa Pinto. Segundo uma superstição, a cidade onde um padre é assassinado recebe 100 anos de castigo. No dia 20 de abril de 1900, foi assassinado o Padre Francisco da Costa Pinto, que naquela época era pároco da Paróquia de Santo Antônio. Se teve maldição os cem anos já passaram.

Uma outra história que ficou muito conhecida na cidade é a da Rita, a Mudinha que foi assassinada brutalmente em uma noite de “Sábado de Aleluia”, espancada até a morte. Neste dia, dois moradores da cidade resolveram fazer de Rita como “Judas”. Rita, a Mudinha, foi sepultada no cemitério municipal da Lapa. Seu túmulo está repleto de placas de agradecimento. Segundo relatos, Rita, a Mudinha, atende pedidos e faz milagres.

A cultura e o folclore local são riquíssimos, estas histórias são apenas uma pequena parte do que é contado pela região sobre os mitos e lendas fantasmagóricos. Você não precisa abandonar o Dia das Bruxas. Apenas lembre-se que você tem fantasmas muito mais perto de você. Macabro não?

Please follow and like us: