Uma doce e deliciosa volta às origens

Como o empresário Hélio Souza mudou sua vida, saindo de um trabalho na área de eventos para trabalhar plantando morangos.

Mais de vinte anos trabalhando numa empresa de eventos. Rotina não havia. Surgia um contrato em São Paulo, lá ia o Hélio, sem noção de quando terminava o serviço. Contrato para shows, lá ia o cidadão supervisionar as montagens de camarins, palco e afins. Voltar cedo para casa? Não fazia parte do trabalho. Final de semana programado com a família? Só com muita sorte. Essa era a rotina do lapeano Hélio Souza, filho do saudoso Joaquim Souza, grande personalidade da localidade da Lagoa Gorda.

Um acaso, sorte ou destino, mudou a vida de Hélio e sua família. No início da Pandemia, os primeiros a ficarem sem trabalho foram os trabalhadores da área de eventos. De uma hora prá outra a segurança financeira estava ameaçada. Hélio resolveu voltar às origens.

Numa propriedade pequena, herança dele e de mais seis irmãos, na Lagoa Gorda, Hélio investiu suas economias num novo e inusitado meio de vida: A produção de morangos.

Depois de muito estudo, pesquisa e assessorado pelo Engenheiro Agrônomo quanto aos detalhes da lida, Hélio Mergulhou de cabeça no empreendimento.

O desligamento da antiga empresa de eventos só fez apressar o projeto que já estava moldado em seus sonhos, e para a Lagoa Gorda a família Souza voltou, para enfrentar um novo e desconhecido desafio: A fruticultura.

Numa estufa montada na propriedade, com uma bela vista para a parte de trás do Morro do Monge, o agora produtor colocou dez mil mudas de morango de uma variedade importada do Chile. A insegurança foi vencida com muito trabalho em família e os primeiros frutos (literalmente) amadureceram.

Hoje, há quase seis meses no negócio, Hélio trabalha com sua esposa, seu filho adolescente e mais uma auxiliar na lida do morango. Entre podas, limpeza, manutenção da estufa e colheita Hélio afirma que “tem serviço o dia todo”.

A partir do momento que os primeiros morangos amadureceram, ele, que é de família conhecida na Lapa, passou a visitar os principais pontos comerciais e consumidores em potencial, apresentando o seu produto. Dá água na boca só de ver os morangos suculentos e doces naturalmente.

Um detalhe que nos chamou a atenção foi a tranquilidade do novo agricultor ao assumir esta sonhada tarefa. Segundo ele, “o corpo fica cansado, mas a cabeça passa o dia inteiro tranquila”. A mudança de estilo de vida beneficiou a todos, inclusive os filhos, que tem muito mais atividades diariamente e não se dedicam apenas ficar no celular.

Atualmente Hélio e sua família produzem aproximadamente cem quilos de morango a cada colheita, que ocorre aproximadamente de dois em dois dias. A produção está sendo distribuída por toda a cidade, bem como em bancas de frutas, além da entrega particular. Os morangos são produzidos num sistema semi-hidropônico, o que garante uma fruta nutritiva, suculenta e muito doce. Além disso são imensos os frutos.

De tanto que a nova atividade agradou que nos surpreendeu a chegada, durante a reportagem, das irmãs do entrevistado, moradoras da Lapa, que tiram um tempo para ajudar na lida das plantas, colhendo, podando e auxiliando no que precisa. Elisa Gaio, irmã de Hélio, afirmou que “vai lá ajudar para acabar com todo o estresse diário”. Além dela é presença constante a Helena de Souza Diogo, também irmã, que acompanha todo o trabalho.

É uma verdadeira volta às origens para a família de Hélio, mas também para os seus irmãos, que participam, incentivam e ajudam a comercializar o produto. De uma empresa de eventos, sem rotina, horários e programação difusa a produtor de morangos, com toda a responsabilidade que esta profissão carrega com ela. Hélio finaliza dizendo que “se soubesse que ia ser tão feliz, teria feito esse retorno mais cedo em sua vida”.

Parabenizamos a família toda pela iniciativa e coragem e desejamos sucesso neste empreendimento.

Para encomendas

Hélio Souza

Fone (41) 9.9579.4869

Família unida na lida: Hélio e sua esposa Cléo Souza junto aos filhos João Vitor e Heitor. Trabalho em família e muita paz de espírito.
 
Hélio e Marli Batista de Souza, irmãos, são os sócios no empreendimento familiar
Please follow and like us: