Músicos lapeanos do Cursilho disputam festival nacional

Os músicos lapeanos Luis Felipe e Guilherme vão representar a Lapa e contam com o seu voto para disputar a grande final em dezembro.

O Cursilho da Diocese de Foz do Iguaçu está realizando, com o apoio do Grupo Executivo Nacional do Movimento de Cursilhos de Cristandade do Brasil (MCC), o primeiro ‘Festival Nacional de Grupos de Folclores’. ‘Folclores’ são como são chamados os músicos que cantam e animam o Cursilho. No sábado, 21 de novembro, às 20 horas, os músicos lapeanos Luis Felipe Galdino e Guilherme Fosquerau irão se apresentar representando a Diocese de São José do Pinhais, a qual a Lapa faz parte.

Os lapeanos estão entre as oito equipes que participarão da semifinal, quatro em cada etapa. A escolha de quem passa para a final é feita por votação popular, no link divulgado durante a transmissão, ao vivo, via Facebook Cursilho – Diocese de Foz (@CursilhoDeFoz) e pelo canal do You Tube Cursilho Foz. 

O FESTIVAL

Participam do Festival 23 grupos, de 17 dioceses, oito estados, das regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. A primeira etapa aconteceu em agosto. A fase semifinal acontecerá em duas datas: dia 21 de novembro e 5 de dezembro. A final será no dia 19 de dezembro. Participarão da semifinal oito equipes, quatro em cada etapa. No próximo dia 21, se apresentarão as equipes de Taubaté (SP), São José dos Pinhais, Pouso Alegre (MG) e Foz do Iguaçu. Para o dia 5 de dezembro, já estão classificadas as equipes de Guarapuava e Santarém.

“Não há premiação. O Festival nasceu dentro das atividades criadas para o período de pandemia com o intuito de criar interação entre os cursilhistas das mais diversas dioceses do Brasil, levando uma mensagem de esperança por meio da música católica”, explica o idealizador e apresentador do Festival, Lucas Eduardo Ghellere.

A DUPLA LAPEANA

O professor Luis Felipe Galdino e o jovem Guilherme Fosquerau, tem em comum a vocação religiosa e o amor pela música. Os lapeanos iniciaram na música através da igreja e desde então nunca mais pararam. A dupla faz parte do grupo de folclore (animação musical) do GED da Diocese de São José dos Pinhais e sempre cantam juntos em retiros de encontro.

O grupo de animação da Diocese de São dos Pinhais é bem grande, porém composto de integrantes de várias cidades (Rio Negro, Agudos do Sul, Lapa), mas devido a pandemia os ensaios envolvendo muitas pessoas ficou inviável, então para participar do festival foi necessário dividir o grupão. E então os lapeanos foram convidados para representar a Lapa e a Diocese.

Segundo o lapeano Luis Galdino, o grande objetivo do festival é promover a evangelização através da música e levar nesses dias tão difíceis que estamos vivendo, uma palavra de fé, de amor e de esperança até o coração das pessoas. “A expectativa é muito grande, claro que esse festival está longe de ser uma competição, afinal o objetivo maior não é vencer, mas sim evangelizar. Mas, seria uma imensa alegria para nós, estar presentes na final, representando nossa cidade e a nossa diocese. Por isso contamos com o apoio e divulgação de todos vocês”, finaliza.

A Tribuna Regional parabeniza a dupla lapeana e deseja boa sorte na semifinal do festival. Para quem quiser acompanhar e votar na dupla basta se conectar no dia 21 de novembro, as 20 horas no Facebook e YouTube do Cursilho de Foz do Iguaçu.

Please follow and like us: