Eu tenho certeza que a gente podia Fazer com que fosse Natal todo dia

Um trabalho de formiguinha. Foi assim que, nos idos dos anos 2000, conhecemos o trabalho da Associação Menonita de Assistência Social (AMAS), mais especificamente o trabalho da família Duck, a tão querida Creche Estrela de Belém. Na época a instituição se mantinha a passos curtos, com dificuldades, mas o brilho nos olhos de Helmut Duck e sua família era diferente. Eles tinham e ainda tem uma coisa que muitos perderam: Esperança. Na época eram poucas dezenas de crianças atendidas pela instituição.

Esse preâmbulo é prá contar a sensível diferença entre aquela época e os dias atuais. O trabalho e a dedicação das décadas anteriores foram como uma semente para o resultado visto nos dias de hoje.

Com muito carinho, paciência e vitalidade, além daquele jeito simples de conversar, a equipe da Estrela de Belém conquistou uma imensa vitória neste ano: Estão concluindo a ampliação do prédio, que vai passar de uma casa pequena com menos de cem metros quadrados para uma estrutura nova, moderna e bem planejada, com aproximadamente 860 m2.

O caminho para esta vitória é pavimentado de esforço. Em dado momento nas últimas décadas, devido a crises econômicas e diversas situações, os principais provedores da AMAS, lá da Alemanha, reduziram o repasse que faziam para a Estrela de Belém. Justo num momento de mudanças pedagógicas e estruturais na educação brasileira, que transformaram a Creche num espaço de Contraturno escolar. A dificuldade bateu, mas aquela semente de esperança não deixou de germinar. Oferecendo às crianças um espaço para brincar, aprender e se divertir, as crianças vem à instituição em dois turnos, ou pela manhã, ou pela tarde. Na instituição recebem alimentação adequada, orientação quanto aos deveres escolares e também muita atenção dos tios e professores durante as oficinas promovidas.

A simplicidade e o empenho da família Duck conquistaram diversos voluntários para a causa. Muitos dos professores são voluntários dedicados pelo simples desejo de um mundo melhor para todas as crianças.

Hoje, mais de vinte anos depois da nossa primeira visita à instituição, qual não foi a surpresa ao notar que as boas intenções floriram e, mesmo tendo o prédio novo quase concluído, Helmut conta que a força da solidariedade foi tão grande que já arrecadaram recursos para equipar todo o prédio novo. Segundo o diretor da escola, “foi surpreendente fazer o balanço das doações e notar que o que tínhamos arrecadado era muito mais do que o esperado”. Com esses recursos, novos planos já rondam os coordenadores da casa. “Com o que conseguimos a mais, podemos deixar a nova Estrela de Belém muito mais equipada para oferecer mais conforto e carinho aos pequenos alunos”.

FAZER O BEM…SEMPRE

A história da AMAS na Lapa é um exemplo de solidariedade contínua. É aquele sentimento de se enternecer pela vida do próximo. É um exemplo para todas as pessoas que acreditam num futuro melhor.  São comuns nesta época de natal as campanhas para doação de brinquedos, roupas e alimentos. Atitudes louváveis de diversos grupos de pessoas interessadas no bem alheio. Estes exemplos de caridade, solidariedade e desprendimento com relação aos mais necessitados são uma parte essencial da sociedade.

A Estrela de Belém faz o natal todo dia. É um trabalho contínuo de educação e assistência social, com diversas famílias atendidas durante o ano todo, além das crianças nos dois turnos de contraturno. Todas estas iniciativas merecem destaque.

A ESTRELA DE BELÉM

Fundada em 1989, atendendo inicialmente às necessidades locais identificadas pela Igreja Irmãos Menonitas do Núcleo Leiteiro, município da Lapa-PR.   A creche iniciou suas atividades em terreno doado pela Igreja Irmãos Menonitas, que posteriormente também construiu a Igreja no mesmo terreno.  Estas necessidades giravam em torno do atendimento de crianças dos 4 meses aos 6 anos. O trabalho inicialmente contou com poucas crianças, chegando em 2008 com 85 crianças e 9 funcionários.

Em 2008, a Creche Estrela de Belém, passou a funcionar na forma de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, mudando também o seu nome para Centro de Apoio Estrela de Belém.  Este sistema permite que os pais trabalhem durante todo o dia, sendo que parte do dia a criança permanece na escola e parte do dia no Centro de Apoio. Neste tempo de 4 horas, as crianças recebem 2 lanches e almoço. Em atenção à integralidade no atendimento à criança, o Centro de Apoio Estrela de Belém, conta com aulas de música, nutricionista, psicólogo, além de alguns educadores que são pedagogos ou formados em magistério. Para a manutenção das atividades destacamos a atuação das cozinheiras e serviços gerais. Coordenadores: Helmut Dück e Karin Cristina Duck Vilela.

DOE O SEU IMPOSTO DE RENDA

Este trabalho continua precisando da sua ajuda. Doações podem ser feitas diretamente pela Conta Corrente do Banco do Brasil, Agência 3020-1 C/C 46.381-7. Também é possível doar uma parte do imposto de renda, ao invés de pagar para o governo.

1º PASSO

Doação ao FMDCA (Fundo Municipal dos direitos da criança e do adolescente).

DEPÓSITO IDENTIFICADO

Banco para doação

Agência 0630-0/ Banco do Brasil Lapa/PR, conta nº 73.005-x

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente- FMDCA

CNPJ 18.768.099/0001-31

Endereço: Avenida Aloísio Leoni, 154, Centro, Lapa/PR

2º PASSO

APRESENTAR COMPROVANTE DE DOAÇÃO AO CONSELHO

Podendo ser enviado por e-mail conselhosmunicipais@yahoo.com.br

EMISSÃO DE RECIBO

Com as seguintes informações

Nome de quem está doando- Pessoa Física ou Jurídica

CPF ou CNPJ

Endereço Completo

3º PASSO

APRESENTAR COMPROVANTE DE DOAÇÃO A AMAS

Encaminhar o comprovante de depósito, também para AMAS SEDE (ariane@amasbrasil.org.br) ou AMAS ESTRELA DE BELÉM (lapa@amasbrasil.org.br) em conjunto com as informações de PJ (CNPJ)  e/ou PF (CPF)

Endereço: Nº, Bairro, Cidade, CEP

Mesmo que o comprovante não esteja identificado, encaminhe à AMAS- Associação Menonita de Assistência Social para realizarmos o controle. Entrar em contato com a Ariane (SEDE) (41) 3284- 6069- ariane@amasbrasil.org.br

Novo prédio da Estrela de Belém em construção.
Please follow and like us: