Paz, silêncio e oração

Conheça o Mosteiro Trapista pertinho da Lapa

Se você está em busca de reflexão, de um retiro espiritual ou mesmo só de descanso, você precisa conhecer o Mosteiro Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo. O Mosteiro fica localizado em Campo do Tenente, aproximadamente a 35 km da Lapa, após o Rio da Várzea. Ao longo dos séculos, peregrinos de todo o planeta tem encontrado nos mosteiros um abrigo seguro. O cinema e a literatura contribuíram para criar uma aura de mistério em torno desses lugares. Seguindo a tradição de receber hóspedes como se estivessem recebendo o próprio Jesus Cristo, os mosteiros são, na verdade, muito mais acessíveis do que são descritos nas obras de ficção.

O MOSTEIRO

No Mosteiro Nossa Senhora do Novo Mundo são em média de 30 monges, a origem é a filosofia de São Bento, criador da chamada “vida monástica” há cerca de 1400 anos. O Mosteiro Trapista, também está aberta a todos aqueles que buscam momentos de tranquilidade e reflexão, independente da religião. A maior parte dos quartos é individual, mas alguns estão mobiliados para receber inclusive casais.

Quem precisa de orientação espiritual tem a disposição o padre, mas não há uma programação fixa. Cada um pode participar das missas e orações conforme preferir. A rotina dos monges ali é rígida, eles acordam as 3h. Para os interessados em entender melhor a vida monástica, a partir desse horário já é possível acompanhar as atividades diárias e as orações, realizadas de três em três horas.

Como o mosteiro não visa lucro, a contribuição pedida pelos monges serve para a manutenção e limpeza do local, bem como para bancar as refeições.

A VIDA TRAPISTA
A vida trapista é uma vocação consagrada é busca de Deus. É experiência d’Ele na oração e conformação a Ele na caridade. Como toda vocação dentro da Igreja Católica, fundamenta-se na reflexão contínua da palavra bíblica e no encontro com Cristo nos sacramentos. Ao longo do dia os Monges louvam a Deus e intercedem pelo mundo através da celebração do Ofício Divino, e unem-se a ele e a humanidade inteira pela dedicação ao trabalho manual cotidiano. O mestre é Cristo na escola do serviço divino que é o mosteiro e aprendem sua sabedoria no evangelho, na Regra de São Bento e nos escritos dos teólogos místicos de suas Ordem, os padres Cistercienses do século XII.

“Cristo nos ensina tanto na solidão da nossa vida pessoal como na comunhão da vida fraterna. A nossa vocação é ascética e exige uma formação em obediência e humildade, em silêncio e simplicidade, em separação do mundo e na luta contínua contra o egoísmo. Tudo isto assumimos com alegria, na esperança que a nossa herança monástica nos proporciona. E é por tal caminho que nos tornaremos um só espírito com Cristo e entraremos na vida eterna – a participação na vida da Santíssima Trindade”, comentam os monges trapistas.

SERVIÇO

Abadia Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo

Fone/fax: (41) 3628-1264

Campo do Tenente (PR)

Please follow and like us: