UAL apresenta minissérie “Onde Nascem os Heróis” no Cerco da Lapa

Devido a pandemia do coronavírus, a história do Cerco da Lapa será apresentada em minissérie nas redes sociais da UAL.

Em 2021 a Lapa comemora os 127 anos do Cerco, episódio histórico que dizimou vários homens, mulheres e crianças no município, durante a Revolução Federalista.

E, como já é tradição, para relembrar histórias não contadas em livros, realmente vividas por aqueles que passaram pelo episódio triste e sangrento que deixou e ainda deixa marcas na cultura local, todos os anos acontece no mês de fevereiro o tradicional espetáculo alusivo ao episódio do Cerco Lapa. Um evento produzido pela UAL em parceria com instituições públicas e privadas da Lapa e que conta com a prestígio de grande público da cidade.

Devido a pandemia do coronavírus que assombrou o mundo com o grande número de vidas ceifadas e que como consequência trouxe uma série de restrições e novos padrões de comportamentos, muitas atividades cotidianas mudaram ou deixaram de ser realizadas, ocasionando uma série de impactos.

O setor de eventos está entre as áreas que mais sentiram os impactos ocasionados por essas restrições, visto que o mesmo tem por sua essência a junção de pessoas.

Consequentemente a UAL também foi afetada por este episódio, fazendo com que a realização do tradicional espetáculo alusivo ao Cerco da Lapa fosse inviabilizada, não somente pelo evento em si, mas pelo grande número de artistas envolvidos na produção, os quais necessitam estar constantemente reunidos nos ensaios.

A pandemia sem sombra de dúvidas trouxe muitas tristezas, frustrações interrompeu sonhos e projetos. Mas é importante ressaltar que uma das funções do artista é humanizar a sociedade e reavivar os sonhos e as esperanças das pessoas. Seguindo a ideia de que “O espetáculo não pode parar”, a UAL buscou se reinventar das mais diversas formas, inovando o fazer artístico, foi nesse momento que surgiu a ideia de montar um formato diferenciado do espetáculo e desta forma manter viva a tradição.

ONDE NASCEM OS HERÓIS

No mês de fevereiro terá início nas redes sociais da UAL (Facebook e Instagram), uma minissérie produzida por componentes da associação, que organizaram- se em núcleos reduzidos de artistas a fim de viabilizar de forma segura a produção de cada capítulo.

“Deu pra “matar” um pouco a saudade dos amigos e companheiros de cena, e apesar da vontade de retornar aos palcos ser cada vez maior, a experiência com este formato de evento foi um grande aprendizado e bastante satisfatória para todos os envolvidos”.

A minissérie que conta com o apoio da Tribuna Regional, tem o roteiro e direção de Mara Ganzert, produção de Ari Junior, com apoios de Eleeu Teixeira Correia e Cida Lacerda, Fotografia/Edição de imagens/Montagem de Marcel Ulbirich, conta em seu elenco com a participação dos artistas dos grupos Animathéia, Palhaçantes, Mistura Lapeana, Laços de Tradição, além de artistas independentes e voluntários. Destaque para a participação de alunos formados nos recentes projetos de oficina de teatro da UAL/UNINTER.

A estreia da minissérie está marcada para 9 de fevereiro e contará com 7 capítulos que serão disponibilizados durante o mês de fevereiro nas terças-feiras e sábados nas redes sociais da UAL, os quais trarão ao público a história deste importante fato do município, sob uma nova ótica e com novos personagens, vivenciando novas histórias em ambientes reais.

SINOPSE

Neco, um agricultor que leva sua vida tranquila ao lado de sua família e que carrega lembranças de um passado desconhecido por todos, ao mesmo tempo em que alimenta o grande sonho de aprender a ler, se vê intrigado pelas constantes correspondências trocadas entre um ilustre morador da cidade e a capital. A situação torna-se ainda mais misteriosa quando um desconhecido chega na região levando mensagens urgentes ao morador, instalando uma atmosfera de suspense e tensão entre todos.

A história que tem como pano de fundo o episódio do Cerco da Lapa, busca explorar uma profunda reflexão partindo do questionamento: “onde estão nossos heróis?”, desenvolvendo uma série de novos significados ao tema, sem deixar de lado a conhecida leveza e simplicidade utilizada pela UAL em seus trabalhos.

A minissérie poderá ser acompanhada a partir de 9 de fevereiro através do Facebook: UAL – União dos Artistas Lapeanos e Instagram: @uniãolapeana

SERVIÇO

O que: Minissérie “Onde Nascem os Heróis”

Quando: início da minissérie, 9 de fevereiro

Onde: Facebook: União dos Artistas

            Instagram: @uniãolapeana

Realização: União dos Artistas Lapeanos (UAL)

Please follow and like us: