População reclama da falta de conservação do Módulo Esportivo

O Complexo Esportivo encontra-se melhor conservado. Mas, mesmo assim, frequentadores do espaço reclamam do vandalismo e a falta de cuidados por parte dos órgãos públicos.

Nunca foi tão importante praticar atividades físicas como nesse momento atual que estamos passando diante do novo coronavírus. É errado praticar esportes que hajam aglomeração, mas realizar atividades físicas sozinho, fazer caminhada, correr, andar de bicicleta, isso pode e faz muito bem a saúde. A atividade física previne o desenvolvimento de doenças crônicas, controla os níveis de colesterol e pode ser um importante aliado no tratamento da depressão e ansiedade. Em nossa cidade somos privilegiados, temos muitos locais para praticar esportes, como as nossas avenidas, Estrada da Biodisel, Parque Linear, as estradas do nosso interior e também um local muito frequentado e tradicional em nosso município o Modulo Esportivo, localizado na rua Manoel Antônio Cunha, ao lado do Campo do Avaí.

No ano de 2019, o Módulo Esportivo passou por uma grande reforma e em novembro do mesmo ano, todo o complexo, foi revitalizado. O investimento total foi de R$ 616.286,24 reais, na conclusão da cobertura da quadra, reforma do piso e arquibancada, reestruturação da pista de atletismo, construção da quadra de grama sintética, playground, academia e pérgola de jogos. O Complexo Esportivo se encontra melhor conservado porque passou recentemente por reforma. Mas, mesmo assim, frequentadores do espaço reclamam do vandalismo e a falta de cuidados por parte dos órgãos públicos.

Recebemos em nosso editorial uma carta aberta de um leitor do pequeno grande jornal e frequentador do espaço, que prefere ficar no anonimato. Confiram na íntegra seu relato;

“Sou frequentador do Módulo Esportivo há muitos anos, uso o local para praticar minhas atividades físicas, faço caminhadas e às vezes até arrisco dar uma corridinha. Também levo minha família para passear no espaço, minha filha adora andar de bicicleta e de skate.

É muito importante ter um espaço na cidade destinado ao esporte, como Ginásio Coberto, pista de corrida, pista de skate, quadra de futebol para os jovens, academia ao ar livre e parquinho para as crianças. E o Módulo Esportivo oferece tudo isso para a população.

O local foi revitalizado há pouco tempo, mas os problemas continuam os mesmos de sempre. Vandalismo, falta de fiscalização dos órgãos públicos e a falta de policiamento. Recentemente a grama foi cortada, mas grande parte do lixo continua no local, como garrafas pet, sacolas e até fraldas descartáveis. Muitos aparelhos da academia ao ar livre e do parquinho se encontram danificados, inclusive as lixeiras. Como o local é aberto, sem um portão, já vi muita coisa ali, carros e motos que entram, mesmo sendo proibidos. Cavalos soltos e usuários de drogas que tomam conta do espaço que é destinado ao esporte.

É visível notar que tudo isso ocorre porque a população não cuida do que tem e também pela falta de zelo do poder público. Se tivesse alguém ali para cuidar, nada disso estaria acontecendo. Esses dias cheguei pela manhã para caminhar e uma coisa que me chocou foi ver que a iluminação da quadra e dos parquinhos ainda estavam acesas. Na certa, alguém acendeu a luz a noite e não desligou quando saiu. Por não ter ninguém para cuidar, o pessoal faz o que quiser. Também nesse dia notei que moradores de rua usam a quadra coberta para se abrigar e lá deixam um rastro de sujeira, como litros de pinga, carteira de cigarros e papelões.

São muitos problemas que eu e muitos frequentadores podem relatar. Eu venho através desse meio de comunicação porque fico indignado com o descaso, porque afinal de contas nós que arcamos com esses prejuízos. Peço humildemente que a população não faça vandalismo, ali é um local muito bom para praticar esportes, não destruam esse espaço. Peço também aos órgãos públicos que fiscalizem, cuidem do pouco que tem”.

Eis aqui o desabafo de um frequentador do Módulo Esportivo, um cidadão que paga seus impostos e que sonha com uma cidade melhor para todos.

Mesmo durante o dia, a quadra permanece com as luzes acesas.
Please follow and like us: