Kumon completa 25 anos na Lapa

Método de ensino criado no Japão, o Kumon já mudou a vida de muita gente na Lapa.

Contar a história dos 25 anos do Kumon é contar um pouco da história da Professora Maria da Luz Sera. Como educadora, Maria da Luz atuou em praticamente todos os colégios da Lapa e sempre deixou sua marca no coração dos alunos. Experiente, com passagem por escolas de excelência no estado de São Paulo, Maria da Luz é o modelo de docente que cativa e estimula os seus alunos a ir além.

Maria da Luz conta que o Kumon surgiu na sua vida após uma indicação de seu falecido marido Ito Séra. Ao buscar informações sobre a escola, Da Luz gostou muito da ideia e com isso nasceu a unidade Lapa do Kumon.

O que é o Kumon?

Kumon é uma metodologia que visa incentivar na criança a autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado de cada um. Por meio de um processo de aprendizagem planejado e individualizado, o aluno se torna confiante e capaz de enfrentar sozinho o desafio da conquista do conhecimento.

O método foi criado no Japão, em 1954, pelo professor de matemática Toru Kumon. Com o objetivo de ajudar seu filho, Takeshi, a ganhar independência, Toru Kumon criou seu próprio material didático e método de estudo.

Elaborou exercícios de cálculo em folhas soltas de papel e combinou-as com um método de autoestudo que permitiu ao filho avançar por si.

Alunos

Segundo a professora Maria da Luz Séra, o maior símbolo do resultado do método Kumon é o sucesso dos alunos. Muitas foram as vezes que eles receberam prêmios de destaque, surpreendendo até mesmo os coordenadores do Kumon do Brasil.

Um exemplo pontual é o da atual vereadora Brenda Ferrari. Ela formou-se em matemática através do ensino à distância e, segundo ela, “não tinha segurança para ministrar uma aula a contento”, então resolveu aprimorar seus conhecimentos com o Kumon. Deu resultado.

Brenda conseguiu transmitir os conhecimentos aos alunos e ainda, de quebra, ensinar pensamento lógico, que é um dos principais pilares do método Kumon.

Além dela, diversos outros alunos foram destaque e tiveram suas vidas melhoradas por cursarem Kumon. Esta é a maior prova de que o método funciona, e bem.

O método kumon e seus pontos fortes;

1-Estudo individualizado:

O método Kumon não se prende à idade ou ano escolar. No Kumon, cada aluno estuda no ponto mais adequado à sua capacidade, podendo avançar além dos conteúdos de seu ano escolar.

2- Autodidatismo:

No Kumon os alunos desenvolvem a capacidade de aprender por si. O aluno estuda lendo, pensando, resolvendo o material com as próprias forças, avançando por meio do estudo autodidata.

3- Material didático:

O material didático do método Kumon está estruturado para que o aluno inicie em conteúdos fáceis e o grau de dificuldade avance de modo suave. O aluno é estimulado a resolver sozinho as questões, refletindo e pensando, usando como base seu próprio conhecimento.

4- Orientadores:

Descobrir o que cada um consegue fazer e expandir o potencial ao máximo, esse é o papel do orientador do método Kumon. O orientador observa a habilidade acadêmica, a personalidade e o sentimento de cada aluno para oferecer o estudo mais adequado a cada um.

5- Gosto pelo aprendizado:

Conforme seguem estudando em um nível adequado à sua capacidade, os alunos se tornam entusiasmados e experimentam várias vezes um sentimento de realização e passam a querer aprender cada vez mais.

6 -Um passo à frente:

Por meio do avanço além da série escolar, os alunos do Kumon desenvolvem consideravelmente a habilidade acadêmica, o que lhes fornece reserva de capacidade para os estudos futuros.

7- Além dos estudos:

O Kumon tem como objetivo desenvolver as habilidades dos alunos ao máximo limite, formando assim pessoas capazes de enfrentar desafios, tomar decisões e contribuir para a sociedade.

25 anos

Os 25 anos do Kumon Lapa provam que nossa cidade tem estrutura para receber mais melhores ideias e empreendimentos. Persistência e muito trabalho são necessários, mas a cidade é receptiva e ávida por fazer parte do mundo. Mais de quinhentos alunos passaram pela instituição, o que merece respeito e congratulações.

Parabéns à Professora Maria da Luz Séra e sua equipe pelo trabalho e aos alunos, congratulações pelas vitórias.

SERVIÇO:

Kumon Lapa

Rua Eufrásio Cortes, 311

Fones (41) 3622-1817/ 98703-5969

Please follow and like us: