Vivemos momentos tristes e sem cooperação, atitude e cuidados individuais, não haverá fim para essa pandemia.
De fato, os números estão aí e não mentem, a Lapa enfrenta o pior momento da pandemia. O vírus da Covid -19 veio com força para toda a humanidade e está deixando suas marcas e suas desgraças. Hospital de Campanha lotado, falta de leitos em UTIs e o sistema de saúde que não consegue reagir à velocidade de transmissão da doença.
O Coronavírus é um vírus com alta taxa de letalidade e com transmissibilidade bastante elevada, com capacidade de agravamento em alguns grupos, isso não quer dizer que as demais pessoas não podem agravar, população jovem sem comorbidade tem tido agravamento do caso, temos aprendido cada dia com essa pandemia.
O mês de abril e esse início de maio está sendo muito triste para os lapeanos, a doença vem se alastrando dia a dia. E a pergunta que não quer calar. E aí, até quando? Até quando vamos passar por isso? Pessoas sem máscaras, aglomerações, falta de compreensão e amor ao próximo.
Todo dia tem um amigo que morre, um amigo de amigo, um familiar de um amigo. Gente jovem, gente idosa, gente da gente. Ao mesmo tempo que esperançamos ao ver os pais e avós se vacinando estamos andando junto aos que partem. Isso é surreal. E os números não param de aumentar. Desde o início da pandemia, mais de 80 pessoas perderam a vida para o novo coronavírus na cidade, segundo último boletim epidemiológico.
POPULAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO
Mesmo com a pandemia do coronavírus e ações restritivas contra a propagação da Covid-19 na Lapa, aglomerações e festas são registradas. Casos de pessoas reunidas e sem o uso de máscaras acontecem todos os dias. Precisamos reconhecer que o comportamento da população é decisivo para o caos que está acontecendo. A população precisa se conscientizar, para voltar a conviver. A sociedade tem que se adaptar a uma nova realidade.
Vivemos momentos tristes, que poderiam ser evitados. Por isso é sempre bom lembrar de que, toda ação tem consequências e as desculpas normais não podem mais ser usadas. Se você não se prevenir, outros podem sofrer, mas pior ainda será quando alguém que você ama adoeça por sua falta de responsabilidade.
Neste momento, muito menos do que achar culpados devemos fazer cada um a nossa parte. Sem cooperação, atitude e cuidados individuais, não haverá fim para essa pandemia.