UAL recebe título de Utilidade Pública Municipal

A União dos Artistas Lapeanos há tempos realiza importantes trabalhos na cidade, demonstrando o talento e a veia artística de muitos que aqui residem.

Na noite da última de terça feira, 11 de maio, aconteceu a 9ª Sessão Ordinária (Virtual) da 1ª Sessão Legislativa da Câmara Municipal da Lapa. Na sessão foi aprovado o Anteprojeto de Lei Ordinária de 7/21 da Vereadora Professora Brenda, que declara Utilidade Pública a União dos Artistas Lapeanos (UAL). Todos os vereadores votaram a favor do projeto, que segundo a autora vai beneficiar uma entidade que há anos atua no sentido de proporcionar lazer e cultura aos lapeanos. “Desta forma o Grupo terá mais condições de captar recursos para prosseguir com suas atividades”, disse Brenda na sessão.

A UAL foi fundada em 2016 e destaca-se na idealização e execução de projetos de educação, arte, cultura e inclusão social. É presidida por Mara Ganzert e tem assessoria de Ari Junior.

O título de Utilidade Pública recebida pela companhia comprova que o grupo desenvolve e articula atividades culturais em sua comunidade, e contribui para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural.

UNIÃO DOS ARTISTAS LAPEANOS

Já é tradição no município, as encenações alusivas ao Cerco da Lapa que ocorrem continuamente desde 2009. Os espetáculos ocorrem através de parcerias entre instituições públicas e privadas com grupos artísticos locais. Em meados de 2016 um grupo que reunia representantes de diversos movimentos culturais, reuniu-se com o intuito de promover a continuidade a estes já tradicionais espetáculos, nascia desta forma A União dos Artistas Lapeanos- UAL, que atualmente é composta pelos grupos teatrais Animathéia, Mistura Lapeana e Palhaçantes, grupos de dança Laços de Tradição e Studio Isabel Pelegrini, da banda musical Killer Jack. A UAL realiza diversas atividades culturais, visando o estímulo e fortalecimento da produção artística local, sendo que os espetáculos alusivos ao cerco tornaram- se a produção mais importante da organização que a cada ano se reinventa, contando novas histórias, sob as mais diferentes óticas, buscando firmar diferentes parcerias com grupos artísticos. A cada ano é elaborado um espetáculo diferente, buscando revisitar a história sob as mais variadas óticas possíveis, isso é primordial para um conhecimento amplo do fato e para a construção de pensamento crítico sobre a história. Para tanto, são realizadas pesquisas em acervos bibliográficos, museus e buscas nas memórias de moradores, que são repassadas de geração a geração. Isso aumenta a responsabilidade do grupo, além de trazer um significado especial ao evento, tornando-o um espetáculo de grande importância não somente pelo resgate histórico e cultural, mas principalmente pela valorização e fortalecimento dos diversos movimentos artísticos locais envolvidos, bem como pela popularização da arte.

Confira outros trabalhos realizados pela UAL:

OFICINAS DE TEATRO

No ano de 2020 a União dos Artistas Lapeanos – UAL organização artística sem fins lucrativos e a Uninter renomada instituição de ensino com mais de vinte anos de atuação, realizaram uma parceria para realização do projeto “Dia de Ensaio” que ofertou oficinas de teatro gratuitas para toda a comunidade lapeana. Devido à pandemia, as oficinas foram online e obtiveram grande êxito.

A UAL NAS REDES

Desde sua criação à UAL busca compartilhar seus trabalhos nas redes sociais para divulgação de projetos e para uma aproximação maior com o público, porém, a partir da pandemia as redes sociais passaram a ter um papel diferenciado, tornando-se um apoio para o desenvolvimento do “fazer artístico”, uma vez que a arte precisa ser “exercitada” continuamente e o distanciamento social dificultou a produção artística, especialmente as realizadas de forma coletiva. Com o passar dos meses, os artistas sentiram a necessidade de expressar seus trabalhos, foi nesse momento que ideias e projetos começaram a ser desenvolvidos de forma virtual e remota, o que demonstrou um desafio para alguns segmentos e também uma oportunidade de reinvenção.

MINISSÉRIE

Em 2021 a Lapa comemorou os 127 anos do Cerco e consequentemente a UAL também foi afetada pela pandemia, fazendo com que a realização do tradicional espetáculo alusivo ao Cerco da Lapa fosse inviabilizada, não somente pelo evento em si, mas pelo grande número de artistas envolvidos na produção, os quais necessitam estar constantemente reunidos nos ensaios. Seguindo a ideia de que “O espetáculo não pode parar”, a UAL buscou se reinventar das mais diversas formas, inovando o fazer artístico, foi nesse momento que surgiu a ideia de montar um formato diferenciado do espetáculo e desta forma manter viva a tradição. No mês de fevereiro deste ano, iniciou nas redes sociais da UAL (Facebook e Instagram), uma minissérie produzida por componentes da associação, que organizaram- se em núcleos reduzidos de artistas a fim de viabilizar de forma segura a produção de cada capítulo. A minissérie contou com 7 capítulos que foram disponibilizados durante o mês de fevereiro e março nas redes sociais da UAL, os quais trouxeram ao público a história deste importante fato do município, sob uma nova ótica e com novos personagens, vivenciando novas histórias em ambientes reais.

CULTURA

Apesar de muito das vezes não receber o seu devido valor, o teatro é fundamental na formação cultural de qualquer pessoa já que ele também nos faz conhecer um pouco mais sobre a nossa própria cultura. São muitos os benefícios que o teatro oferece para as pessoas como a promoção do autoconhecimento, aumento de autoestima, melhora da timidez, criação de consciência corporal, fortalecimento de relações sociais, acionamento de foco e memória e a ativação da criatividade.

UTILIDADE PÚBLICA

Com o título de Utilidade Pública a UAL agora pode sonhar mais alto. Através de programas de incentivo à cultura o grupo pode realizar mais para a cultura e história do município.

O Anteprojeto ainda vai para a sanção do prefeito Diego Ribas, depois disso se torna lei.

Please follow and like us: