Mais sobre a UNESPAR

Em bate papo exclusivo com a Profª Salete Machado Sirino, reitora da instituição, trazemos mais informações acerca da instalação da Universidade no prédio do antigo Hipólito na Lapa. Confira o compilado da entrevista.

A Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) e a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) estão iniciando conversações no sentido de atender a demandas da região e da cidade da Lapa, com vistas ao eventual desenvolvimento de cursos de extensão para o atendimento de necessidades regionais.

A SETI e a UNESPAR se encontram, atualmente, em entendimentos com a Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP), que faz a gestão dos imóveis do governo estadual, no sentido de acompanhar a restauração do prédio histórico do Hospital Hipólito e Amélia Alves de Araújo, para tratar de uma eventual cessão deste imóvel para a UNESPAR acomodar cursos de extensão, dentre eles, voltados à preservação e memória.

A Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) tem a característica de ser uma universidade multicampi, com sete campi em seis cidades paranaenses, sendo eles: Apucarana, Campo Mourão, Curitiba (campi Curitiba I e II), Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória.

A UNESPAR é uma das raras universidades públicas brasileiras que contêm entre suas graduações, cursos que abrangem todos os campus da Arte, muitos dos quais se encontram nos dois campi de Curitiba (Campus de Curitiba I/Embap e Campus de Curitiba II/FAP).

O PROJETO

O projeto de instalação de cursos no prédio histórico da Lapa, que será restaurado pela SEAP, teve seu início a partir de articulação junto ao governo, do ex-ministro da saúde, Dr. Borges da Silveira. Tal iniciativa considera ações de extensão já desenvolvidas pelo LabEducine Laboratório de Cinema e Educação, coordenado pela Profa Dra. Solange Stecz, Coordenadora do Mestrado Profissional em em Artes da Unespar/FAP, que visa a formação continuada de professores da educação básica para a utilização do cinema brasileiro no contexto escolar, além de oficinas de produção audiovisual que são realizadas em parceria com o Instituto Histórico e Cultural da Lapa e com o Instituto Borges da Silveira e Festival de Cinema da Lapa, desde 2012.

Uma das reivindicações de Borges da Silveira é a implementação de cursos nas áreas de Teatro, Cinema e Restauro de casarios antigos, além, claro dos cursos tradicionais em áreas de administração, finanças e outros. Em se concretizando essa implementação, todos os cidadãos lapeanos só terão a ganhar.

Please follow and like us: