APAE da Lapa comemora 30 anos

Um trabalho lindo e muito importante completa mais um ano de vida. Atualmente a escola atende 125 alunos e conta com uma equipe especializada.

No mês de julho, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE da Lapa completa 30 anos de história e tradição. A APAE é mantenedora da Escola Integração à Vida, a qual atende atualmente 125 alunos com Deficiência.  A instituição é uma associação privada, filantrópica e sem fins lucrativos e tem por objetivo promover a qualidade, o bem-estar e a cidadania de crianças, adolescentes, adultos e idosos com deficiência, seja no âmbito educacional, de saúde e assistência. Nestes 30 anos, a instituição abraçou a população da Lapa, levando muito amor e carinho aos seus alunos.

HISTÓRIA

No dia 31 de julho, de 1991, a APAE iniciou-se suas atividades na cidade da Lapa. Mas os desafios começaram bem antes, especificamente na década de 1980, quando algumas professoras realizaram cursos para trabalhar com esses jovens. Logo foi criado na Lapa uma classe especial, a partir disso várias crianças foram atendidas, e conforme as mães iam sabendo da classe, cada vez aumentava ainda mais o número de alunos.

A instituição resultou da união de membros da diretoria da APAE e pais de educandos, para suprir a necessidade de atendimento às pessoas com deficiência no município.

No ano de 1998 a instituição foi contemplada em um programa de televisão, aonde instituições como a APAE eram premiadas. A partir daí se concluiu a obra da sede própria na rua Tenente Henrique dos Santos. Hoje A APAE conta com 450 associados, pessoas físicas e jurídicas.

DESAFIOS NA PANDEMIA

Diante à Pandemia da COVID 19, a APAE, vem seguindo os decretos oficializados pelos governos estadual e municipal, além das orientações por parte da Federação das APAES do Paraná. Atualmente as aulas estão ocorrendo de forma remota, onde os professores estão postando as atividades pedagógicas no seu horário de trabalho, via grupo no WhatsApp. Os alunos e familiares interagem com os profissionais dando as devolutivas através de fotos, vídeos e retorno das atividades gráficas e concretas, as quais estão sendo salvas em arquivos para futura validação. Diante da gravidade da situação e do grupo de risco, o qual os alunos fazem parte, os atendimentos clínicos também estão acontecendo por meio de tele atendimentos e orientações às famílias. Somente as consultas com os psiquiatras estão ocorrendo de forma presencial, seguindo o Protocolo de Biossegurança para os atendimentos clínicos.

AGRADECIMENTOS

Para a construção dessa linda história, que já dura 30 anos, muitas pessoas dedicaram tempo, recursos, empenho, carinho. A APAE agradece a todos os colaboradores, a diretoria em geral, alunos, familiares, contribuintes, aos pioneiros que iniciaram essa linda história e aos demais que estão dando continuidade nesta brilhante missão de tornar a estrutura física da instituição cada vez mais propícia para atendermos os alunos com qualidade.

PARABENIZAMOS

A Tribuna Regional se sente feliz em poder noticiar esta data tão importante, visto que são poucas as instituições que focam no bem estar de pessoas com necessidades especiais e a APAE sempre foi referência em qualidade, atendimento, mas principalmente, carinho no trato com seus educandos. Que venham mais trinta, cinquenta, cem anos.

Please follow and like us: