Com a presença do Deputado Subtenente Everton, grupo de lapeanos se reuniu para buscar soluções viáveis para amenizar o impacto das próximas concessões de pedágio.
Quando discutimos nas últimas edições a questão da representatividade nas Assembleias Legislativas e Câmara Federal, falamos que nossos deputados não tem a Lapa, nem Contenda, como base eleitoral de respeito. Nós, eleitores, por outro lado, não nos preocupamos em cobrar trabalho dos deputados, e também, provavelmente, a grande maioria nem lembra em quem votou nas últimas eleições.
Este descaso tanto de um lado quanto de outro acaba culminando em casos como este do pedágio que nos afeta diretamente. Sem concentração de forças não temos apoio concreto para cobrarmos ações e mudanças nas iniciativas que vem goela abaixo pelo governo do estado ou governo federal.
A REUNIÃO
Um grupo de lapeanos interessados no tema reuniu-se nesta quarta-feira com o Deputado Estadual Subtenente Everton, deputado este que faz parte da Frente Parlamentar do Pedágio da Assembléia Legislativa. A reunião contou com aproximadamente cinquenta pessoas, entre elas integrantes do movimento Lapa Contra o Pedágio, representantes das mais diversas classes como caminhoneiros, comerciantes, associação comercial, câmara municipal, OAB entre outros. Everton foi um dos poucos deputados que votaram contra a cessão das rodovias estaduais para os novos contratos de pedágio, sendo voto vencido pela maioria da Assembleia.
Na reunião o Deputado e sua competente equipe apresentaram a real situação das novas concessões: Nenhuma verdade foi apresentada ao povo do Paraná. O que se sabe é que as estradas serão leiloadas na bolsa, seguindo o sistema de maior desconto, mas existem diversos ‘pulos do gato’ no meio desta benesse. Um dos principais engodos é o ‘degrau tarifário’, que permite às concessionárias aumentarem em 40% as tarifas após a conclusão das principais obras. Então, se a duplicação ficar pronta no primeiro ano de concessão, voltam os preços aos níveis atuais.
Outra questão apresentada é que não se sabe quais serão as estradas estaduais que serão destinadas às novas concessões. A Assembleia Legislativa aprovou apenas uma determinada quilometragem de vias a serem cedidas para tais fins, mas não ficou claro quais serão estas vias. Neste caso o governo pode simplesmente escolher as melhores rodovias, para atrair melhores investimentos e garantir os leilões com o maior número de investidores. Com certeza, como é de praxe, estradas ruins não serão incluídas para não dar trabalho aos novos concessionários.
Além disso foi tratada a questão da extinta taxa de outorga, que foi maquiada como cheque caução. Durante os leilões, vencerá a empresa que oferecer maior desconto da tarifa, mas isso terá contrapeso com esta taxa que ficará depositada numa conta nos cofres do governo, a título de garantia de obras. É uma taxa de outorga maquiada com outro nome, que irá encher os cofres públicos e encarecer as tarifas novamente.
SOLUÇÃO
O Deputado Subtenente Everton recebeu do presidente da Câmara Municipal da Lapa, Gustavo Daou, o pedido unânime dos vereadores para que o governo do estado isentasse os lapeanos da taxa de pedágio, pedido este que foi acompanhado de manifestações de inúmeras entidades da sociedade civil, como sindicatos, associações e também mais de seis mil assinaturas virtuais, através de petição virtual. Além disso o Movimento Lapa Contra o Pedágio apresentou um estudo de caso onde mostra os custos incidentes pelo pedágio na economia municipal, com casos específicos e também amplos, confirmando o prejuízo que a cidade tem com esta cobrança em nossa porta. Também nas manifestações das associações, a ACIAL apresentou um pedido para relocação da Praça de Pedágio para além da Mariental, fazendo com que o município não seja dividido por esta cobrança, o que já contribuiria em muito para a economia local e também do distrito.
Everton irá marcar uma audiência com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, para levar em mãos as reivindicações dos lapeanos, visando mostrar a ele os transtornos deste modelo de cobrança em nossa rodovia. A proposta é como um tiro no escuro, mas, no momento é a melhor opção que temos a seguir.
Segundo o Deputado, “mais importante que a minha participação nesta reunião é a união de todos os lapeanos, mostrando o descontentamento com o pedágio, pois sem levantar do sofá e buscar os seus interesses e melhorias para a comunidade, estaremos sempre engolindo o que os outros fizerem por nós”. “Reclamar depois não vai adiantar, quando estiver tudo assinado, serão trinta anos de pagamento e não haverá meio de impedir”, finalizou.
MANIFESTAÇÃO
O Movimento Lapa Contra o Pedágio irá realizar nova manifestação em breve. A participação de todos é fundamental para mostrarmos ao Governo do Estado nosso descontentamento e nossa insatisfação com os novos modelos propostos de concessões e, principalmente, com as incertezas a que estamos sendo submetidos num processo que irá nos prender para os próximos trinta anos.
A primeira manifestação realizada pelo movimento reuniu aproximadamente duzentas pessoas e uma centena de veículos. Como temos registrados no Detran da Lapa mais de 24 mil veículos, podemos afirmar que a população precisa se mexer muito mais e, como diziam aqueles humoristas antigos, ‘levantar a bunda da cadeira’ para mostrar a sua indignação.
Procure e participe no Facebook do Movimento Lapa Contra o Pedágio. Curta a página e receba as informações sobre as novas ações e manifestações.
INDIGNAÇÃO
Quando deixamos de mostrar nossa vontade, seja através do voto, seja através de manifestação popular, qualquer decisão que venha a ser tomada em nosso nome não pode ser contestada. Existe uma frase que diz que ‘aquele que não gosta de política, fatidicamente será governado por aquele que gosta’. Esta máxima popular é uma grande verdade e mostra que devemos focar nossas lutas em causas específicas, deixar de brigar por times de futebol e ir às ruas para manifestar nossa indignação. Teremos muitas oportunidades. O Pedágio é um grande motivo. Outro é o STF. O sete de setembro está aí.