Jebe Barbosa: O encantador de cavalos

Amor, profissionalismo e respeito pelos animais: Conheça a profissão do jovem lapeano Jebe Barbosa, o domador de cavalos.

Nossa cidade nasceu do Tropeirismo e até os dias de hoje a tradição e o estilo de vida deixado pelos tropeiros que cruzaram nosso município ainda se mantém vivos. É comum encontrarmos pessoas na cidade e no interior do município andando a cavalo, seja para o trabalho ou passeio. Com uma série de entrevistas com profissões inusitadas e antigas, o pequeno grande jornal não poderia deixar de falar sobre a profissão de domas de animais.

Respeito, paciência e principalmente amor pelos animais são algumas das características necessárias para se tornar um bom domador de cavalos. Em meio à paciência e dedicação, a profissão de domador também exige conhecimento animal e nessa edição vamos conhecer o lapeano Jebe Barbosa, um domador de cavalos que vem conquistando seu espaço com muita dedicação, trabalho e profissionalismo. Então senta, que lá vem história!

JEBE BARBOSA, O DOMADOR

Natural e morador da localidade do Feixo Botiatuva, o jovem Jeverson Luiz Pavão Barbosa, mais conhecido como Jebe Barbosa sempre gostou de animais. Com 12 anos de idade, o lapeano teve o privilégio de domar seu primeiro animal e desde então nunca mais parou. Quando saiu do exército, onde cumpriu o serviço militar obrigatório o domador foi trabalhar pela primeira vez em uma Cabanha (Escola de Equitação), aonde fez seus primeiros cursos. Hoje com 29 anos de idade, Jebe já é conhecido no mundo da equitação, mas tudo isso fruto de muito trabalho, amor e dedicação pela profissão. Mas quem pensa que sempre foi fácil na carreira do domador, se engana. Jebe trabalhou em muitos Haras e Cabanhas e sempre tirou grande aprendizado por onde passou, se aperfeiçoando cada vez mais.

DEDICAÇÃO E SONHO

“Meu sonho sempre foi de ter meu próprio centro de treinamentos e não parei de lutar um minuto sequer para realizar este sonho”, comenta Jebe Barbosa, que em sua trajetória fez muitos cursos, participou de vários campeonatos de laços, sempre em busca de seus objetivos. Com muito suor e desafios vencidos, o lapeano abriu seu próprio centro de treinamentos, no início com apenas quatro cavalos, hoje o centro já conta com 13 animais sendo treinados e domados. O centro de treinamento Jebe Barbosa se localiza na Colônia São Carlos e já é referência no setor, com boa estrutura e pista de treinamento para iniciação dos potros.

Segundo Jebe Barbosa, “é um sonho realizado, não foi nada fácil conquistar isso. Como sou de família humilde, muitas vezes pensei em desistir, mas o amor pela profissão e pelos animais não deixou isso acontecer”, relata o lapeano que agradece imensamente a todos as pessoas que o ajudaram nessa trajetória e passa um recado aos apaixonados por cavalos, “ o que eu tenho parra passar para as pessoas que gostam da lida com cavalos é  que respeite o tempo do seu animal, que a doma e treinamentos o cavalo aprende com repetições e cada movimento executado ele aprende com o alívio da pressão. Respeito, paciência e principalmente amor pelos animais são algumas das características necessárias para se tornar um bom domador de cavalos”.

Com essa bela história, Jebe nos aproxima mais de nosso passado, onde todos precisavam manter e cuidar de cavalos, utilizados para as mais diversas funções, desde puxar o arado até o transporte. O componente principal deste trabalho, como já dissemos acima, é o respeito e o amor pelo que se faz. Isso serve para qualquer profissão.

Parabenizamos ao jovem Jeverson Luiz Pavão Barbosa pelo belo trabalho e, principalmente, pela humildade em mostrar que o caminho para o sucesso começa pelo trabalho duro e dedicação.

Please follow and like us: