Nova Estrela de Belém: O resultado de um sonho

O que era apenas um sonho tornou-se uma belíssima realidade. Com a força de Deus e ajuda da comunidade, AMAS inaugura sua nova unidade na Lapa.

No último sábado, dia 4 de dezembro, a Lapa ganhou uma nova unidade da AMAS, o Centro de Apoio Estrela de Belém. Um prédio belíssimo que conta com uma área de 850 m2 com o que há de mais moderno e acolhedor para ampliar o atendimento de contraturno escolar. A unidade é a mais moderna entre todas os nove Centros de Apoio da AMAS no Paraná.

Com a nova estrutura a Estrela de Belém tem capacidade para receber 300 crianças em contraturno escolar, com idades entre 5 e 12 anos. Este número é exatamente o dobro da capacidade atual da instituição que presta um precioso e necessário serviço à comunidade lapeana. Contando com cinco salas de aula, de informática, música, de artes, uma cozinha industrial, além das salas dos professores, direção, refeitório e lavanderia o novo prédio é a realização de um sonho que começou a muitos anos, através de um trabalho contínuo, honesto e muito humilde.

A Construção foi realizada com doações de benfeitores e doadores anônimos. A cada etapa do projeto, segundo Helmut Duck, diretor da entidade, “o dinheiro surgia, demonstrando que Deus estava sustentando a ideia”. Mesmo com a pandemia as doações continuaram a chegar, possibilitando a realização deste empreendimento social. Inusitado e um tanto curioso foi a notícia de que pessoas de outros países, ligadas à AMAS, também dedicaram esforços para esse objetivo tão nobre. Em um dos casos um casal que iria se unir em matrimônio, ao invés de pedir presentes, solicitou aos convidados doações em dinheiro para a unidade Estrela de Belém, na Lapa. Outro fato a ser destacado foi a doação do parquinho completo, por moradores da Alemanha, que conheceram a história da entidade e se dispuseram a colaborar. Helmut destaca também a grande participação de pessoas colaborando com seu tempo e mão-de-obra, cada um dentro de sua especialidade, exemplo disso podemos citar o projeto, o corte de árvores nativas, auxílio na construção, terraplanagem, entre outros serviços, tudo isso veio como doação voluntária.

A presença de autoridades, apoiadores e amigos do Estrela de Belém foi importante para mostrar a força da entidade que é gerida pela AMAS, Associação Menonita de Assistência Social. Muita emoção e gratidão foram os temas principais dos discursos de inauguração, mostrando que o trabalho de bem, dedicado a um propósito superior supera todas as expectativas. A confiança em Deus e a crença num mundo onde todos dediquem um olhar mais atento ao próximo foram os motores desta conquista. Uma vitória como esta vem para somar e contribuir com toda a comunidade, mostrando que a força de um ideal é a soma da união de esforços, trabalho, dedicação e muito suor.

O caminho para esta vitória é pavimentado de esforço. Em dado momento nas últimas décadas, devido a crises econômicas e diversas situações, os principais provedores da AMAS, lá da Alemanha, reduziram o repasse que faziam para a Estrela de Belém. Justo num momento de mudanças pedagógicas e estruturais na educação brasileira, que transformaram a Creche num espaço de Contraturno escolar. A dificuldade bateu, mas aquela semente de esperança não deixou de germinar. Oferecendo às crianças um espaço para brincar, aprender e se divertir, as crianças vão à instituição em dois turnos, ou pela manhã, ou pela tarde. Na instituição recebem alimentação adequada, orientação quanto aos deveres escolares e também muita atenção dos tios e professores durante as oficinas promovidas.

A ESTRELA DE BELÉM

Fundada em 1989, atendendo inicialmente às necessidades locais identificadas pela Igreja Irmãos Menonitas do Núcleo Leiteiro, município da Lapa-PR, a creche iniciou suas atividades em terreno doado pelos Irmãos Menonitas, que posteriormente também construíram a Igreja no mesmo terreno.  Estas necessidades giravam em torno do atendimento de crianças dos 4 meses aos 6 anos. O trabalho inicialmente contou com poucas crianças, chegando em 2008 com 85 crianças e 9 funcionários.

Em 2008, a Creche Estrela de Belém, passou a funcionar na forma de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, mudando também o seu nome para Centro de Apoio Estrela de Belém.  Este sistema permite que os pais trabalhem durante todo o dia, sendo que parte do dia a criança permanece na escola e parte do dia no Centro de Apoio. Neste tempo de 4 horas, as crianças recebem 2 lanches e almoço.

A nova fase do Centro de Apoio Estrela de Belém mostra que o brilho deste trabalho existe para iluminar a vida de muita gente. “Nosso principal produto é a boa vontade, a união e a solidariedade”, finaliza Helmut Duck.

Please follow and like us: