Um ano de São Sebastião Trabalhador

Governo do Estado investiu mais de 4 milhões na estrutura do São Sebastião somente este ano.

O dia 22 de dezembro marca o primeiro ano da anexação do Hospital São Sebastião pelo Complexo Hospitalar do Trabalhador. Em primeiro momento a mudança deixou muitos lapeanos incrédulos, acreditando que seria apenas mais uma alteração na diretoria. Hoje é possível afirmar que, definitivamente, temos um hospital regional funcionando como deve.

Segundo a direção do São Sebastião, foi um ano de muito trabalho, dedicação e avanços, quebrando paradigmas, e implantando a mesma formatação aplicada nas demais Unidades do Complexo para atendimento aos casos de Covid-19; além da manutenção do tratamento de Tuberculose, missão original do HRLSS, referência para o Paraná.

O início da gestão do Complexo Hospitalar do Trabalhador – CHT, no Hospital Regional da Lapa São Sebastião – HRLSS iniciou em 22 de dezembro de 2020 e já no dia 28 de dezembro foram abertos 40 leitos de enfermaria exclusivos para Covid-19 abertos e disponibilizados via Sistema (G-Sus) na Central de Regulação de Leitos da SESA, além da contratação emergencial de Serviços Médicos Especializados para atendimento de enfermaria Covid-19 e contratação emergencial de Enfermeiros Especializados para atendimento de enfermaria Covid-19.

Como o hospital São Sebastião é muito antigo, algumas ações pontuais precisaram ser realizadas, como a manutenção emergencial da Rede Elétrica interna de média/ alta tensão, com a substituição das cruzetas e dos isoladores, garantindo o funcionamento dos novos equipamentos que vieram a compor a estrutura. A melhoria no fornecimento de Oxigênio Líquido com a disponibilização de um tanque com capacidade de 4.300m3 em comodato atendeu as necessidades dos novos leitos. Além disso o estabelecimento recebeu logo no início de 2021 um equipamento de Raio X Digital móvel, remanejado pelo CHT, equipamento este de grande importância para os exames e tratamento dos pacientes de Covid19.

Também foi realizado um contrato de Contrato de Locação de Aparelho de Gasometria com o fornecimento de insumos e manutenção inclusa possibilitando exames de forma rápida e eficiente ao atendimento Covid-19. A ampliação da frota de ambulâncias se deu com a disponibilização de um novo veículo pela SESA para utilização no hospital.

A grande notícia do mês de abril foi a abertura de 7 leitos de Terapia Intensiva para Covid-19, contando com equipamentos disponibilizados pelo CHT e SESA (camas, respiradores, monitores) e acessórios para a abertura de leitos de UTI Covid-19, além da contratação emergencial de Serviços Médicos Especializados para UTI Covid-19. Em maio de 2021 como a procura por leitos de terapia intensiva continuava crescente, foi adequada a rede de gases para abertura de mais 2 leitos de Terapia Intensiva Covid-19, totalizando 9 leitos.

INVESTIMENTOS

Os investimentos que estão sendo feitos no Hospital São Sebastião, em sua grande maioria, são estruturais ou de equipamentos, o que permite garantir que o trabalho visando a utilização do espaço como unidade de atendimento regional seja concreta.

Entre contratações de médicos e enfermeiros para a enfermaria Covid19, médicos para a UTI Covid19, oxigênio líquido e gasometria, a Secretaria de Estado da Saúde investe quase meio milhão de reais mensais na unidade. Estes são gastos mensais, porém a estrutura do São Sebastião demandou diversas adequações e reformas, além da aquisição de novos equipamentos para funcionar a contento. Nestes itens o investimento girou em torno de 2 milhões de reais. Esta despesa refere-se a mudanças e aquisições que serão mantidas na estrutura. Desde aparelhos de Raio-X, passando por estufas de esterilização, até refrigeradores de laboratório, todo este investimento feito pela SESA no São Sebastião demonstra a garantia de que este hospital está sendo e será ainda mais utilizado como sempre deveria ser, como unidade de atendimento regional de baixa e média complexidade.

Atualmente são 87 leitos, divididos em 11 leitos de Clínica Médica, 47 leitos de Tisiologia, 20 leitos de Enfermaria Covid (eram 40, mas devido à retração dos casos foram reduzidos 20 leitos), 9 leitos de Terapia Intensiva Covid19. No período de janeiro a novembro deste ano, foram 791 os internamentos com 773 altas, destas altas, 566 pessoas foram curadas, 144 foram transferidas para UTI ou para outros hospitais, 62 óbitos e 1 paciente evadiu-se do local.

PROJETOS EM ANDAMENTO

O CHT, gestor do HRLSS, informou que está em andamento a adequação da Sala para instalação do Tomógrafo (em fase interna de licitação de materiais para conclusão). Este equipamento está sendo licitado pela Prefeitura da Lapa, com recursos de Convênio repassados pela SESA/ Governo do Estado e complementação do Município. Além disso também está sendo realizada a pintura externa do hospital e a reforma das casas que eram utilizadas por servidores para possibilitar a transferência de setores administrativos e de apoio que atualmente ocupam áreas dentro do hospital. Em breve se dará a aquisição de um aparelho de Raio “X” Digital fixo, com Recursos do MPT 9ªRegião que juntamente com o Tomógrafo, Mamógrafo e Ultrassom possibilitará a existência de uma Central de Imagem robusta para oferecer serviços aos pacientes internos e externos da região. Somente na reforma das casas e pintura externa do hospital, são mais de 1,75 milhões de reais.

PROJETOS FUTUROS

Todo este trabalho ainda tem frutos que virão no futuro. Um exemplo bem importante é a reforma e adequação de áreas internas  para a abertura de UTI-Geral  com 10 leitos, novas enfermarias e, principalmente, uma das maiores reivindicações de todos os cidadãos da região, da instalação de Pronto Socorro para atendimento de Clínica Médica  e de Trauma, de média e baixa complexidade. Também a recepção será reformada e os pavilhões externos inativos receberão adequações para serem transformados em arquivo geral para todas as unidades do Complexo Hospitalar do Trabalhador e CD – Central de Distribuição (Almoxarifado) com objetivo de atender a todas as unidades do Complexo Hospitalar do Trabalhador.

AGRADECIMENTOS

Além do reconhecimento pelo belo e efetivo trabalho, toda a comunidade da Lapa e municípios do entorno podem sentir-se gratos por este efetivo trabalho de recuperação e ativação da unidade São Sebastião como Hospital Regional. O Complexo Hospitalar do Trabalhador e suas equipes de trabalho, através de seus diretores Waldemiro da Silva Filho, Diretor Geral /HRLSS e Dr. Geci Labres de Souza Jr., Diretor Superintendente/CHT enviam os agradecimentos ao Governador Ratinho Jr., e ao Secretário Beto Preto pela sensibilidade, presteza e rapidez no enfrentamento a Pandemia do Covid-19 no Estado do Paraná;  e especialmente, a todos os  Servidores e Colaboradores do Hospital que estiveram envolvidos nessa missão e certamente estarão envolvidos nas próximas etapas objetivando transformar o HRLSS no Hospital Regional de porte e de portas abertas para atender aos brasileiros e paranaenses dos municípios da região, sem necessidade de deslocamento  às cidades maiores em busca de tratamento.

Além de agradecer, o CHT envia os sentimentos aos familiares dos pacientes  acometidos pelo Covid-19 que infelizmente foram a óbito. Que Deus conforte a todos.

O alerta que fica é sobre os casos de Covid 19, que estão regredindo, mas a prevenção e precaução são importantes, portanto mantenha o uso de máscaras, distanciamento social e a lavagem constante das mãos e uso de álcool em gel.

A Diretoria do Complexo Hospitalar do Trabalhador e do HRLSS deseja a todos um abençoado e Feliz Natal e que no próximo ano que se aproxima tenhamos  a esperança de tempos melhores, livre do Covid-19  e possamos direcionar esforços em busca dos nossos objetivos  para o Hospital de forma a proporcionar aos pacientes do Sistema Único de Saúde, serviços  eficientes e eficazes, com qualidade e segurança almejado por todos aqueles que buscam por atendimento de saúde, afinal, eles são a razão da existência das Unidades Hospitalares. 

Dentre as novidades que fazem parte desta nova história um dos primeiros investimentos foi um equipamento de Raio- X digital portátil, um novo veículo ambulância e a abertura de 20 leitos de Covid- 19

Unidade de Terapia Intensiva fazem parte da estrutura do São Sebastião- Trabalhador
Please follow and like us: