Hospital de Campanha será ambulatório Covid

Em entrevista exclusiva para a Tribuna Regional, o prefeito Diego Ribas anunciou a reabertura de espaço exclusivo para atendimento ao Covid, a partir da próxima semana.

Na tarde da última quarta-feira, dia 12, o prefeito Diego Ribas recebeu a reportagem da Tribuna Regional para uma entrevista exclusiva. Os temas foram os mais variados, mas o mais importante e pontual assunto discutido foi a questão da Covid com seus novos casos.

Diego afirmou que o atendimento aos pacientes de Covid vinha sendo feito de maneira adequada no UPA municipal, mas pela quantidade de novos casos e pela solicitação da população, será reaberto o antigo hospital de campanha, fechado no final do ano passado, passando a ser tratado como um ambulatório Covid.

O ambulatório será responsável pela coleta de teste de swab, atendimento aos pacientes e distribuição de medicamentos. Os testes atualmente estão sendo realizados, em média, em três dias, pelo Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná).

Segundo o prefeito Diego Ribas, o novo ambulatório não contará com todos os equipamentos e espaços para internamento que haviam no Hospital de Campanha, visto que as verbas federais existentes para tal fim encerraram em dezembro de 2021. Além disso, até o dia 31 de dezembro do ano passado havia a vigência da lei 173/2020, que regulamentava os trabalhos na pandemia e viabilizava recursos, material e pessoal para este fim.

As pessoas que precisarem de outros exames e internamento serão encaminhadas ao sistema único de saúde, como é praxe para outros males.

MAL MENOR

Como os novos casos de Covid não estão tão agressivos como no início da pandemia, não há nenhum paciente em internamento no município. Apesar dos números assustadores de novos infectados, a grande maioria dos casos não passa de um pequeno mal estar leve.

Até a quinta-feira, dia 13, momento do fechamento desta matéria, a Lapa registrava 168 casos ativos de Covid, enquanto 110 pessoas aguardavam resultado. Esse aumento expressivo de casos, que na metade de dezembro estava em apenas dois ativos, deve-se às festas de final de ano e às viagens de férias. Muitos cidadãos não se preveniram, devido à baixa incidência da covid e acabaram contaminando a si e a seus familiares.

PREVENÇÃO

Diego afirmou na entrevista que, mesmo que os casos estejam mais brandos, o primordial é continuar utilizando de prevenção. Utilização de máscaras e lavagem das mãos, ou utilização de álcool em gel, continuam sendo as principais armas para combater esta pandemia. Distanciamento social quando possível também é importante. Se, mesmo assim, o cidadão tiver sintomas, deve procurar o sistema de saúde para ser atendido.

Please follow and like us: