CABELO, BARBA, HISTÓRIAS E UM BOM TRABALHO

Conheça um pouco da história do Emerson Puppo, nosso personagem em homenagem ao dia do trabalhador.

Nesse primeiro dia de maio, comemora-se o dia do trabalho, data essa que não poderíamos deixar de passar em branco em nosso pequeno grande Jornal, ainda mais em um momento muito difícil para os brasileiros e para o mundo onde passamos por uma terrível pandemia que abalou a todos, onde muitos serviços foram afetados. Nessa edição fazemos uma homenagem a todos os trabalhadores que não medem esforços para trazer o pão de cada dia.

Uma profissão tradicional e super importante para a sociedade é o Barbeiro, esse oficio é muito importante e vem crescendo muito ao longo dos anos. Nessa edição, conheçam um pouco da história do barbeiro Emerson Puppo, o Tchê como é conhecido.

O BARBEIRO

Emerson Puppo, ou apenas Tchê como é conhecido, é proprietário da barbearia Tchê. Há muitos anos no ramo, começou a trabalhar na profissão muito novo. Foi através do incentivo de um amigo que também era barbeiro que começou e nunca mais parou. Residente da colônia Mariental, Emerson sempre trabalhou na agricultura com seus pais e um dia seu amigo pediu para ele dar um retoque em seu cabelo, como ele conta, “nunca tinha pego em uma tesoura, só mesmo no cabo da enxada. Meio com receio topei o desafio, meu amigo gostou do que viu e me incentivou bastante. Ele falou, piá você tem a mão leve, leva jeito para o oficio, vai fazer um curso de barbeiro que essa é sua profissão”, conta Tchê todo feliz pela lembrança.

Foi nessa época, no ano de 2003 que Emerson foi para Curitiba-PR fazer o curso. Durante a semana trabalhava na roça e nos finais de semana fazia o curso e assim foi até mesmo depois de finalizado a graduação, quando abriu uma pequena barbearia em Mariental. Passado algum tempo trabalhou em uma barbearia na Rodoviária da Lapa e no ano de 2006 foi trabalhar no 15º GAC AP e lá ficou por 13 anos. Hoje tem sua própria barbearia localizada na avenida Caetano Munhoz da Rocha, 661, ao lado do Restaurante do Mickey.

CURIOSIDADES DA PROFISSÃO

Nesses anos todos na profissão o barbeiro já viveu muitas histórias, umas engraçadas e outras nem tanto, mas todas com muita importância na sua trajetória. Uma delas como conta o barbeiro, foi quando foi realizar o curso em Curitiba. “Naquela época, nós assistíamos as aulas praticas pela manhã, onde o professor cortava o cabelo das pessoas que ali iam e pela tarde nós, com o acompanhamento dele cortávamos o cabelo da comunidade, ou seja, era meio no grito, não podíamos errar”, brinca Emerson. Cortando cabelo no Exército aprendi muitas coisas, mesmo não sendo militar peguei muito os trejeitos e bordões dos soldados. Aprendi que a caserna é uma família e tenho orgulho de ter feito parte disso. “Além de cortar cabelos, muitas vezes somos psicólogos. As vezes os clientes vêm para desabafar, contar um pouco da sua vida e eu ajudo como posso”. Levo também a alegria, muitos clientes vêm, fazem graça, alegram o ambiente de trabalho, fico muito feliz com isso.

A confiança que Emerson transmite faz com que sua clientela seja sempre fiel. Ele passa uma tranquilidade para todos, além do bom humor que faz parte de todos os minutos da barbearia.

DESAFIOS DA PROFISSÃO

As barbearias têm conquistado cada vez mais espaço na vida moderna. Como conta Emerson, são muitos os desafios para superar. Conquistar clientela, sempre estar atualizado do que há de novo, possuir amplo domínio em técnicas de corte e cuidados com cabelo e barba, administrar e não deixar de acreditar. “Eu vim da roça, jamais imaginaria que um dia iria ser barbeiro, mas quando fui apresentado a esse oficio, larguei de tudo para me capacitar, ser um bom profissional. Sou grato a tudo que me aconteceu. Hoje possuo uma clientela fiel, tanto com o público geral, como o pessoal que estão no Exército e os que já serviram”. O que digo a todos, acreditem nos seus sonhos, nos seus objetivos de vida, não é fácil, mas com muita garra e determinação as coisas acontecem.

Precisou cortar o cabelo, fazer a barba, dar aquele trato no visual, bater aquele papo legal, além de ser muito bem atendido? Já sabe aonde ir, venha para a Barbearia do Tchê. Simplicidade, humildade, qualidade e um bom atendimento você só encontra aqui.

SERVIÇO

O QUE: Barbearia Tchê

Onde: Avenida Caetano Munhoz da Rocha, 661

Telefone: 9 8796-5787.

Please follow and like us: