Conheça um pouco do trabalho da Recilapa

Exercendo uma tarefa que poucos aceitariam, os “profissionais da limpeza e da reciclagem” deixam limpa a nossa cidade com muito carinho, humildade e dedicação.

Os populares ‘varredores de rua’, como são conhecidos os Garis, exercem uma tarefa importantíssima para a comunidade, mas que não recebe reconhecimento e, muitas vezes, nem menos respeito. Somados a estes profissionais, também podemos falar da importância do serviço dos coletores de resíduos, populares ‘lixeiros’ e também dos catadores de material reciclado.

Com muita simplicidade estas pessoas estão à disposição para fazer aquele serviço que muito poucos se dignariam a fazer: limpar as áreas públicas e mexer com lixo. São profissões árduas, que necessitam de muita força de vontade e humildade, mesmo porque em muitos momentos não recebem o respeito necessário ao seu trabalho.

Para os garis é comum que as pessoas vejam que a rua está sendo varrida e joguem lixo, como se dizendo melhor que o profissional. Para os coletores de lixo a falta de respeito está na preparação dos resíduos para coleta, sem preocupação com diferenciação de materiais perigosos ou cortantes, o que causa diversos acidentes. Já para os recicladores, a falta de respeito se dá na péssima mania que as pessoas têm de misturar resíduos orgânicos com materiais reciclados.

Todo trabalho é digno, mas mais digno ainda é aquele que se dispõe a arrumar a bagunça alheia. Andando e limpando por diversos quilômetros diariamente, coletando e correndo atrás do caminhão de resíduos ou separando materiais ainda com potencial de reciclagem, estes profissionais ganham a vida levando em seus corações a dignidade de fazer a diferença em toda uma comunidade.

DIA DA RECICLAGEM

No dia 17 de maio, foi comemorado o dia internacional da reciclagem. A data foi instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura) e busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos. Apesar da grande importância da reciclagem, no Brasil são poucos os resíduos coletados e reciclados, por conta da falta de política pública e conscientização da população. Em nosso município temos uma associação de reciclagem que realiza um trabalho digníssimo, sempre com o foco no meio ambiente e na sustentabilidade do eco sistema.

RECICLAGEM NA LAPA

Papel, papelão, plásticos, ferro, latas, vidros, tampinhas e muitos outros produtos recolhidos em empresas e nas ruas da cidade são transformados em fonte de renda para os recicladores da Associação RECILAPA. A associação foi criada em 2002 com o objetivo organizar os catadores de lixo reciclável e gerar renda a eles, e, também, diminuir o volume de lixo destinado ao aterro sanitário do município. O local onde a Associação funciona é no Parque de Exposições e Eventos da Lapa, na Rodovia do Xisto. A RECILAPA recolhe atualmente resíduos produzidos em diversos bairros do município. Com o trabalho dos associados, são deixados de ser levados ao aterro pelos menos 50 toneladas de resíduos sólidos mensalmente, ou seja, 600 toneladas anuais, aumentando a vida útil do local.

Nossa equipe de jornalismo foi até a RECILAPA na última semana para conhecer um pouco do trabalho dos associados, fomos bem atendidos e pudemos ver de perto como funciona a separação dos materiais reciclados. Em um bate papo descontraído conversamos com o reciclador Samuel Cesar Garcia, que nos mostrou como é realizado o trabalho. Samuel trabalha no setor da separação e compactação do material reciclado e também na pesagem e no carregamento dos materiais. Segundo Samuel o trabalho é árduo e muitas vezes perigoso, mas é recompensado com a responsabilidade de saber que estão ajudando o meio ambiente. “Todo o material que chega para gente separamos item por item, caixa de leite, litro pet, latas, latinhas, alumínio, papelão. Colocamos papelão só com papelão, litro pet só com pet, garrafinha branca e colorida. A separação dos pets, Litro branco, só o branco, verde só o verde. Garrafinha branca que inclui água sanitária, desinfetante. Margarina, copinho iogurte, potinho de doce. Muitas vezes vêm para gente muito lixo orgânico, isso é ruim porque atrapalha nosso trabalho e vemos que as pessoas não tem essa consciência ambiental”, relata Samuel que nos conta também que a cada 15 dias o material que eles reciclam é vendido e assim os associados tem uma renda mensal considerada boa.

O RECILAPA tem suma importância para a Lapa, com a reciclagem eles reaproveitam os materiais, reduzem o consumo de matéria prima, criam responsabilidade social e ambiental, ajudam na utilização racional dos recursos naturais e diminuem o descarte de lixo no aterro sanitário, diminuindo assim a produção de gases tóxicos e melhoram a qualidade de vida da população, gerando empregos.

Conhecendo a Recilapa

A Recilapa iniciou suas atividades em 16 de dezembro de 2002, com o objetivo de promover a unidade dos catadores lapeanos em defesa dos seus direitos sociais e econômicos. Desde o início, os associados trabalham em parceria com a Prefeitura através de um Termo de Cooperação Técnica, e de uma coordenação eleita entre eles, através de voto, seguindo o Estatuto da Associação, criado e aprovado desde a sua fundação.

A associação iniciou suas atividades em um barracão, localizado no Bairro da Cascata, até agosto de 2010, quando foi transferida para a Rua Octávio José Kuss, 1362, em um barracão maior cedido pela Prefeitura Municipal, ficando nesse local até junho de 2020.

Desde junho de 2020 a Associação está instalada em um barracão também do município no Parque Industrial, localizado no Passa Dois. Toda a coleta formal do município vai para a associação para que seja realizada a triagem e venda entre os atuais 15 associados, o Município também garante para os associados o transporte até o local.

Desde 2010, os associados não saem mais nas ruas, pois a coleta seletiva é realizada com dois caminhões, sendo um da empresa que presta o serviço para a Prefeitura e faz toda a coleta seletiva na área urbana da cidade. O outro caminhão é da Recilapa, a qual foi contemplada com este caminhão, através de um Projeto desenvolvido pelo Departamento de Meio Ambiente e apresentado a Fundação Banco do Brasil. Por meio de Termo de Comodato entre a Prefeitura e a Recilapa, a Prefeitura faz a gestão do caminhão e a coleta seletiva nas comunidades da área rural, onde existem pontos de coleta seletiva. Nesse mesmo Projeto que a Associação foi contemplada com o caminhão, também foi contemplada com uma esteira de triagem de materiais, o que melhorou muito as condições de trabalho dos associados.

A equipe do Departamento de Meio Ambiente, realiza trabalho contínuo de conscientização da população, para tentar mudar a realidade em relação a grande quantidade de material orgânico (fraldas, papel higiênico, restos de alimentos, etc), que diariamente chegam na Recilapa.

Please follow and like us: