Escritora lança livro sobre a fundação de Mariental

A obra da escritora Lucélia Mildemberger apresenta um resgate histórico da Colônia Mariental e de sua família Mildemberger.

A professora e escritora paranaense Lucélia Mildemberger, lançou em dezembro de 2021 o livro “Alemães do Volga: Apontamentos históricos e genealógicos de onze gerações da Família Mildemberger entre Alemanha, Rússia e Brasil”.  A escritora nasceu em Curitriba-PR e é trineta de Peter Mildenberger e Elizabeth Freiberg, cofundadores da Colônia Mariental.

Formada em Administração pela Fae Business School é especialista em Gestão da Qualidade e mestre em Meio Ambiente Urbano e Industrial pela UFPR, Senai/PR e Universidade de Stuttgart. Fez carreira na indústria de grande porte nos ramos de telecomunicações e automotivo e a partir de 2013 atua como professora de graduação e especialização em cursos de gestão, além de atuar com treinamentos e assessoria na gestão organizacional e desde 2017 é pesquisadora sobre os Alemães do Volga de Mariental, distrito da Lapa-PR

O LIVRO

Publicado por uma editora independente, o livro conta com 6 capítulos e 284 páginas. A obra apresenta um resgate da história em mais de três séculos e traz mais de 500 nomes de descendentes da família Mildemberger. Muita ilustrada a obra traz a história que envolveu o processo migratório dos Alemães do Volga desde a saída da Alemanha, no século XVIII, em direção à Rússia da Czarina Catarina – A Grande e estabelecimento na região do Volga. Em seguida, ela descreve os desafios enfrentados por estes alemães na Rússia e na sequência são apresentadas as razões que levaram os Alemães do Volga a um novo processo migratório, no século XIX, para o Brasil até a fundação da Colônia Mariental na Lapa-PR. O desenrolar da obra apresenta a saga da migração da Família Mildemberger ao longo dos últimos três séculos, contados a partir de fatos históricos que foram parte de suas vidas, e que influenciaram suas decisões e sua trajetória.
Por fim, é apresentada a árvore genealógica que inclui onze gerações da Família Mildemberger. O ebook do livro está à venda na amazon.com e para aquisição do livro físico, no valor de R$70,00, o interessado deve entrar em contato pelo email: lucelia.mildemberger@hotmail.com

HISTÓRIA DE MARIENTAL

A colônia Mariental foi fundada no ano de 1878 com a chegada dos imigrantes alemães. O seu nome significa “Vale de Maria” e é encontrado, além da Lapa, na Rússia, junto às margens do Rio Volga, e na Argentina, na província de Entre Rios.

As primeiras famílias da comunidade de Mariental vieram de Hamburgo, na Alemanha, partindo com destino ao Brasil, embarcando no navio Santos. Após 28 dias de viagem pelo mar, chegaram ao Rio de Janeiro. Porém, não tiveram permissão de desembarque devido ao surto de febre amarela que acontecia no país. Conseguiram então um pequeno barco costeiro que os levaria os até o Porto de Paranaguá. De lá iriam para Curitiba em carro de mercadoria e, com a mesma locomoção, chegaram à Vila da Lapa, ficando num abrigo para imigrantes. Após chegarem em terras lapeanas, instalaram-se num antigo sobrado pertencente, na época, a família Pacheco. Este sobrado abrigou as famílias que chegaram e servia de lar e capela religiosa, sendo também a primeira Casa Escola de Mariental, tendo como primeiro professor Carlos Waill, conhecido como o velho mestre.

No ano de 1897 deu-se início às obras da Capela de Mariental pelo Padre Francisco da Costa Pinto, vigário da Lapa, que se dedicou a esta obra que ficou pronta no ano de 1903.

O meio de transporte utilizado na época era as carroças que utilizavam toldos para proteção das mercadorias, elas serviam para o trabalho como também para o transporte das famílias. No comércio da época destacavam-se as fábricas de café, ferrarias, produção de erva mate, pecuária e agricultura.

Na foto, Lucélia Mildemberger, autora do livro.
Foto tirada em Mariental há mais ou menos 70 anos (Casal no centro embaixo é Francisca Graf e André Mildemberger.
André Mildemberger e Francisca Graf
Procissão em Mariental
Please follow and like us: