Lapeanos são modelos do livro Coreo(codes)

Livro criado por bailarina e fotógrafo proporciona experiência audiovisual e revela espaços afetivos na Lapa.

O Livro intitulado “Coreo (Codes): Movimentos Codificados em Espaços Singulares”, traz na sua composição dança e fotografia que proporciona uma experiência audiovisual por meio de QR Codes. Criado pela bailarina Patrícia Machado e  pelo fotógrafo Tom Lisboa, o livro usou lapeanos como modelos fotográficos e para a interpretação trouxe a seguinte questão. Que local na cidade é o mais importante pra você? A ideia de conhecer estes locais por meio da perspectiva de seus habitantes era a proposta inicial do projeto Coreo(codes). O resultado foi materializado na forma de um livro que será lançado dia 01 de julho, na SOMA Galeria em Curitiba-PR.

SOBRE O LIVRO

Coreo(codes) é um livro sobre cidades e resgata a sensação de pertencimento ao local em que se habita por meio da subjetividade de quem ali mora. Essa história, no entanto, é contada de uma forma bem singular. Ela combina depoimentos, fotografias desses lugares e QR Codes que transferem o leitor para uma experiência dançada em cada um dos locais escolhidos.  O desejo de realizar este projeto nasceu em 2016, mas só se concretizou em 2021, em plena pandemia da Covid-19 e, por causa disso, algumas ações tiveram que ser adaptadas para o formato virtual. A produção de Coreo(codes) fez circular nas redes sociais uma convocatória para os moradores destes locais participarem de um projeto de dança, mas que não era necessário nenhum tipo de experiência prévia. Já a plataforma zoom foi fundamental na realização das oficinas ministradas sob orientação da bailarina e coreógrafa Patrícia Machado. Foram cinco encontros com cada grupo das cidades selecionadas. Nesta etapa, os participantes eram incentivados a improvisarem movimentos e produzirem pequenas coreografias inspiradas em lugares com os quais eles tinham uma conexão afetiva. O encontro presencial só acontecia quando o grupo de uma cidade concluía suas criações coreográficas. Aí a equipe se deslocava até o município para Tom fotografar e filmar o que havia sido ensaiado nos lugares escolhidos pelos participantes. Foram mais de dois mil quilômetros percorridos pelas estradas do Paraná para realizar estes registros.  Além da Lapa, foram abordados registros com os moradores de Assis Chateaubriand, Jacarezinho e Prudentópolis.

O PROCESSO DE CRIAÇÃO

Segundo os autores, mesmo tendo realizado grande parte do projeto de forma virtual, foi criado um vínculo afetivo com os moradores. “Era emocionante conhecê-los presencialmente no dia das filmagens. Partilhamos histórias íntimas ao longo do processo”, comenta Patrícia.

A bailarina e coreógrafa conta o quanto foi interessante discutir território, corpo, movimento e modos de pertencer e criar presença nos espaços justamente no período em que lidávamos com as restrições impostas pela pandemia. “Nesses últimos anos fomos sendo obrigados a voltar nosso olhar para os ambientes. A questão corpo-espaço mudou completamente. Ao longo do processo de criação os próprios participantes foram questionando o que entendiam como lugar e o que para eles fazia mais sentido, o que de fato tinha importância. Eles trouxeram para o trabalho lugares como a sala da casa, o colo da vó. A dança serviu como ritual para despedidas e reconhecimento dos espaços”, revela. “Uma das belezas do projeto foi o modo como os participantes nos abriram suas vidas e mostraram, em seus corpos, um pouco de sua história e como se relacionam com o lugar onde vivem”, acrescenta Tom. Enquanto Patrícia provocava as narrativas, Tom era o responsável por ilustrá-las. Coreo(codes) reúne 27 coreografias/performances que são acessadas por QR Codes, resultado do registro fotográfico de Tom Lisboa que foi transformado em stop motions. As animações foram compostas, cada uma, por cerca de 300 fotografias editadas e tratadas individualmente. O projeto foi realizado com o apoio da Copel, por meio do PROFICE (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura), da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná. 

Coreografia Diego.
Coreografia Mari.
Coreografia Nílvia.
Coreografia Mara.
Coreografia Patricia.
Na foto os idealizadores do livro, a bailarina Patricia e o fotografo Tom.
Please follow and like us: