Arte e talento na beira da estrada

Você conhece a Banca do Tatu? Bem próximo ao trevo de Contenda, o artesão expõe suas esculturas em gesso, cimento e cerâmica.

Uma ideia simples, mas muito trabalho envolvido. Tatu, como é conhecido o artista Marcos Ribeiro, trabalhava como servidor público e um dia ‘deu na telha’ estudar o processo de esculturas em gesso. Com ajuda de amigos conseguiu algumas formas para produzir suas primeiras peças. A coisa começou meio de brincadeira, entre ele e seu pai e a grande surpresa foi que as primeiras seis peças produzidas, expostas em frente à banca, foram vendidas praticamente na mesma hora. Isso gerou entusiasmo, fazendo com que tanto Tatu, quanto seus familiares começassem a procurar mais peças e meios para oferecer uma grande variedade aos potenciais clientes. A arte virou negócio ao conseguir adquirir alguns moldes para novas esculturas.

O COMEÇO

Tatu conta que ouviu falar de artesãos de gesso que produziam formas e peças diferentes no Rio Grande do Sul e, junto ao seu pai Dionisio Ribeiro, mãe Regina Schinda, além da própria esposa,  subiram num veículo Kombi e ‘se mandaram’ para aquele estado. Não sabendo exatamente onde encontrar os artistas, foram perguntando em qualquer lugar que tivesse alguma peça de gesso ou cimento à venda. De cidade em cidade, chegaram ao local certo. Um produtor de esculturas gaúcho ensinou a toda família contendense os meios para fazer novas peças, formas e técnicas necessárias. Ao voltarem a Contenda, o trabalho intensificou.

O artesão contendense e seus familiares hoje contam com mais de duas mil e quinhentas formas para produção de estatuetas em gesso, cimento e cerâmica. Um dos pontos fortes da produção são as imagens sacras, de todos os tipos e tamanhos, além dos enfeites para jardim. A pintura das peças é uma arte à parte. Tatu tem um talento especial para colorir e dar vida às peças monocromáticas. Em poucos minutos consegue transformar uma estatueta recém saída da produção em uma obra de arte.

VARIEDADE

Vasos, enfeites, decorações e estatuetas. Tudo isso está bem exposto dentro do barracão da família, às beiras da 476. A produção é feita, em grande parte, nos fundos da estrutura. O processo é todo artesanal e manual, gerando oito empregos para suprir a demanda. Tatu nos contou que as esculturas e peças decorativas são, em grande parte, vendidas a lojas especializadas em decorações nos mais diversos cantos do Brasil. “A beira da estrada é, para nós, apenas um local de trabalho, visto que nossa produção tem a distribuição garantida para inúmeras lojas pelo Brasil todo”, afirmou o artista empresário.

PRODUÇÃO

Para fazer as peças, em primeiro lugar deve-se esculpir a imagem de molde. Tatu demonstrou muito talento nesse processo. Também podem ser usadas imagens prontas para a criação dos moldes, feitos em fibra de vidro ou silicone, conforme a destinação. Depois de criado o molde, a produção é feita de forma artesanal, inserindo o gesso, cimento ou a argila pelas fendas deixadas abertas para este fim. A peça permanece um tempo secando e, ao ser retirada passa pelo trabalho de ‘retirar as arestas’, ou seja, tirar as rebarbas e excessos que normalmente ficam. Após este trabalho, a peça vai para pintura e acabamento, onde recebe as cores certas nos lugares certos e, em algumas delas, uma camada de verniz como finalização. Aí está pronta para ser comercializada.

EMPREENDENDO

O que chamou a atenção para a equipe de reportagem da Tribuna foi a simplicidade e simpatia com que Tatu conta a sua história. Para ele tudo foi acontecendo naturalmente e a arte virou um bom negócio que sustenta oito famílias. Nossa equipe, ao contrário, percebeu a complexidade e dedicação envolvidas, além do espírito empreendedor que move este empreendimento. Sem saber nada sobre o assunto e sem conhecer os processos, Tatu correu atrás, aprendeu, inovou e estabeleceu seu negócio. É um exemplo de brasileiro que merece destaque. Ao invés de se lamentar sobre a situação financeira, ele buscou estudar e se tornar um empresário, diferente de muitas pessoas que esperam sentadas pelas benesses de governo.

TEM VALOR

Ao passar em frente à Banca do Tatu, que está situada a alguns quilômetros do Trevo principal de Contenda, para quem vai da Lapa a Curitiba, a impressão que passa é que só existem aquelas peças expostas no pátio. Vale a pena, e muito, parar o veículo e adentrar ao barracão, pois lá dentro é que estão as belas e muito bem feitas esculturas e decorações. É simplesmente surreal notar o que se pode criar com talento e boa vontade. A visita ao local é uma experiência muito especial e agradável. O leitor está convidado a conhecer este espaço simples e rústico, que apresenta muito talento.

SERVIÇO

Esculturas em Gesso e Cimento – Banca do Tatu

Rodovia BR 476, próximo ao Trevo principal de Contenda.

Fone (41) 9.9641.2877

Contenda – Paraná

Empreendimento familiar que deu certo.
Marcos Ribeiro, o popular artista Tatu como é conhecido em Contenda e região.
Please follow and like us: