Possível CPI da saúde em debate

Vereadores receberam denúncia sobre possíveis irregularidades na área da saúde do município da Lapa. Possível CPI está em andamento.

A Câmara Municipal da Lapa recebeu de diversas fontes denúncias acerca de possíveis irregularidades na área da Saúde no município. Segundo uma das denúncias, o problema poderia estar em um contrato de empresa da área médica. O caso ainda está nebuloso, mas em tese é o seguinte: Supostamente uma médica concursada no município da Lapa era sócia de uma empresa de prestação de serviços médicos, e, ao iniciar a nova gestão, a mesma assumiu cargo de confiança, sendo a principal gestora do contrato da empresa que era de sua propriedade.

Ainda segundo as denúncias, como gestora deste contrato a profissional supostamente privilegiava a contratação de profissionais de saúde através da empresa, da qual afirma-se que ela fazia parte do quadro societário até o fim da gestão passada. Com isso, a suposição é de que havia privilégio na escolha dos médicos de plantão que atenderiam na saúde municipal. Além dessa possível irregularidade, as denúncias também falam em suposto esquema de fraude de licitação, pela mesma pessoa. Anexo a isso, a denúncia também supõe o conhecimento dos fatos por autoridades municipais e a suposta antecipação de pagamento dos serviços prestados.

Como falamos, o caso ainda está nebuloso e merece uma ampla investigação por parte do poder legislativo. Segundo o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Arthur Vidal, os trabalhos já começaram, com o convite para ouvir detalhes de um dos médicos denunciantes do caso nesta quarta-feira (20). Durante o depoimento, segundo Arthur Vidal, o denunciante apresentou diversas supostas irregularidades, mas o conteúdo integral da reunião está em sigilo na Comissão. A Comissão de Saúde já está solicitando documentação e quer ouvir outras pessoas citadas na denúncia. Um pedido de CPI pode surgir a partir da constatação da necessidade de maiores investigações.

Paralelo a isso a mesa da Câmara, presidida pelo vereador Gustavo Daou, também está agindo, solicitando toda a documentação pertinente ao caso para o município a fim de averiguar a veracidade dos fatos, para, em seguida, ouvir testemunhas relacionadas. Tanto a Comissão de Saúde quanto a mesa da Câmara estão trabalhando no mesmo assunto, que possivelmente virá a se tornar um processo só e, é muito provável, vire uma CPI para apurar profundamente o assunto.

Please follow and like us: