Agente Regional de Cultura da UEPG visita municípios

O lapeano Servilho Roque faz parte de um grupo de 20 agentes regionais de cultura, que percorrerão o estado para mapear a cultura paranaense.

Com o objetivo de prestar orientações técnicas, fazer mapeamento e implementação dos sistemas municipais de Cultura e a sua integração aos sistemas Estadual e Nacional. Os 399 municípios do estado estarão recebendo a visita dos ARC – Agentes Regionais de Cultura. O lapeano Servilho Roque é o ARC responsável pela Região 02, o ARC é Licenciado em Artes e pós graduado em Arte, Cultura e Educação.

Dia 18 de agosto o Agente foi recebido em Porto Amazonas pelo Prefeito Municipal Elias Jocid Gomes da Costa e por sua equipe, composta por Elaine Kaseker (Coordenadora Pedagógica), Emilia Morgado (Diretora do Departamento de Educação e Rosana Berton (Assistente de Cultura). Na oportunidade o Agente visitou ainda o Departamento de Turismo do município.

Na cidade da Lapa o Agente reuniu-se com Geraldo do Valle (Diretor de Cultura) e com Sabrina Cunha (secretária do Departamento).

Na Lapa o ARC visitou ainda a Escola de música Clave da Lapa e participou de reunião no Conselho Municipal de Políticas Culturais do município.

Ambas as reuniões foram muito produtivas, e marcam esse novo tempo na Cultura dos municípios; ao final do projeto o objetivo é que todos os órgãos Gestores de Cultura estejam com seus componentes devidamente registrados no Sistema Nacional de Cultura, para com isso terem mais acesso às Leis de Incentivo à Cultura.

A Região 02 é composta pelos municípios: Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Antônio Olinto, Araucária, Balsa Novas, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Contenda, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Lapa, Palmeira, Piên, Porto Amazonas, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro e Tunas do Paraná.

SOBRE A ARC

A ARC é um grupo, composto por 20 Agentes Regionais de Cultura que estão a serviço da UEPG, sendo que cada ARC atenderá 20 municípios do Paraná. Assim, fechando até o final do projeto as visitas em todos os 399 municípios do estado.

Nessas visitas o Agente de Cultura faz um levantamento do histórico Cultural (mapeamento) e a implementação do Sistema Municipal de Cultura e a sua integração no sistema Estadual e Nacional. O ARC também é responsável por motivar a criação dos Conselhos de Cultura, a implementação de um Plano de Cultura, a criação do Fundo de Cultura e a Conferência de Cultura, de acordo com cada realidade. Com esse trabalho espera-se que o “mapa cultural” do estado mude de uma forma que faça com que mais recursos advindos do PRONAC ou das leis de incentivo possam virar uma realidade mais ampla em cada município.

O agente cultural Servilho Roque na visita a cidade de Porto Amazonas
Visitando a Cultura da Lapa
Please follow and like us: